Certificação florestal

Produção e consumo sustentável da madeira e fortalecimento das capacidades produtivas de proprietários rurais para o manejo responsável das florestas.

  • 103-1
  • 103-2
  • 103-3

Gestão do tema Certificação florestal

A Companhia preza por certificações atribuídas por organizações independentes que garantem a qualidade, atestam a credibilidade de nossos produtos e reafirmam nosso compromisso com a melhoria contínua, além de ratificar as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental que adotamos em nossos processos e produtos.

Nossas certificações confirmam o pioneirismo da Companhia na busca por atender às necessidades dos clientes, antecipando-se às tendências do mercado. Fomos a primeira empresa do setor no Hemisfério Sul a receber a certificação FSC® (FSC-C022516) – Forest Stewardship Council® para nossas áreas florestais, em 1998, e também a primeira no mundo a ter produtos florestais não madeireiros certificados, assegurando a origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos nossos produtos.

Em 2017, a unidade florestal do Paraná conquistou também a certificação CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal), acreditado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC.

Esse compromisso se estende ao longo da cadeia produtiva, uma vez que também incentivamos os produtores rurais do programa de Fomento Florestal a obterem a certificação por meio do Programa de Certificação de Pequenos e Médios Produtores, cuja metodologia foi adaptada ao contexto local pelo órgão certificador e apoio da Companhia, além do incentivo aos demais fornecedores de madeira para se certificarem.

Porcentagem de madeira própria e adquirida para o processo

2020
Porcentagem de madeira adquirida de terceiros certificada FSC®29%
Porcentagem de madeira controlada FSC® adquirida de terceiros 13%
Porcentagem de madeira própria certificada FSC®58%
Total100%

Áreas próprias certificadas

O processo de certificação é historicamente consolidado nas unidades florestais, e a Organização permanece obtendo ótimos resultados de desempenho em suas auditorias por terceira parte.

O programa de certificação FSC® para fornecedores de madeira vem impactando positivamente a cadeia produtiva, apresentando um crescimento exponencial de áreas dos grupos de certificação. Os fornecedores certificados contribuíram juntamente com as áreas florestais próprias da empresa para a entrada de aproximadamente 70% da matéria-prima certificada durante o ano de 2020, garantindo percentual acima do exigido pela certificação.

As auditorias por terceira parte reconhecem a evolução contínua da qualidade dos processos operacionais e do atendimento às leis e normas pertinentes.

  • RR-PP-430a.1
  • RR-FM-160a.1

Cadeia de Custódia e auditorias internas

Para além do cumprimento da Companhia seguindo os princípios da certificação FSC® para as áreas próprias, estas normas rígidas internacionais de controle de madeira são aplicadas em todos os pontos de fornecimento de madeira, e auditorias periódicas executadas por equipe externa creditada avalia as normas de Cadeia de Custódia, o que garante a competência do sistema de rastreabilidade. Este sistema due diligence avalia as questões documentais em 100% dos fornecedores de madeira. Adicionalmente, um sistema robusto de auditorias internas é responsável por verificações em campo. A orientação técnica ocorre de forma contínua, fortalecendo o conhecimento da cadeia produtiva sobre os aspectos de sustentabilidade florestal e direcionando-os à certificação de suas propriedades.

  • RR-PP-430a.1
  • RT-CP-430a.1

Percentual de matérias-primas à base de madeira certificadas para um padrão de compra responsável

 2020
Percentual de matérias-primas à base de fibra de madeira certificadas69%

Percentual de matérias-primas de fornecedores certificados

 2020
Certificação ATFSNão aplicável
Certificações FSC de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia69%
Certificações de Cadeia de Custódia PEFCNão aplicável
Sistemas de certificação florestal endossados pelo PEFCNão aplicável
Certificações SFI de Manejo Florestal e Cadeia de CustódiaNão aplicável
Total (não pode exceder 100%)69%
  • RR-PP-430a.1

Percentual de materiais à base de fibra de madeira sem certificação de terceira parte, mas que atenda a outros padrões de abastecimento de fibra

  2020
(% do total de madeira comprada)31%
(% do total de madeira utilizada no processo)13%

*Dados referentes à Madeira Controlada, que segue os preceitos do FSC®

Percentual de materiais à base de fibra de madeira sem certificação de terceira parte por padrão de abastecimento

  2020
FSC® Controlled Wood31%
SFI Fiber Sourcing Standard
PEFC Controlled Sources76%
Outras (especificar)

O percentual de madeira controlada PEFC explica-se pelo fato da madeira adquirida certificada FSC® entrar no processo CERFLOR como madeira controlada. No caso, 100% da madeira adquirida de fornecedores no Paraná é madeira controlada para o CERFLOR.

  • 103-3
  • RR-FM-160a.1

Áreas florestais próprias, arrendadas ou administradas pela Organização certificadas por terceira parte

 Unidade2020Unidade2020
Áreas florestais com certificação de terceira parteAcres                                                                       1.254.593,06
hectares
   507.715,80
Percentual de áreas florestais próprias verificadas nos padrões da certificação%100%100%

Em 2021, 13 gestores (de consultores a gerentes, representando 2% do total), responsáveis por endereçarem o tema na Companhia, vincularam sua remuneração aos objetivos de Certificação florestal da Klabin.