Usos múltiplos da madeira

Alternativa ao uso de materiais não-renováveis com novos bioprodutos originados a partir de componentes da madeira.

Valores investidos em P&D para o desenvolvimento de novos produtos e realização de convênios com outras organizações (R$ mil)

  2022 2021 2020
P&D+I Industrial 43.626 25.691 11.831
P&D+I Florestal 20.235 15.646 14.389
TOTAL 63.861 41.337 26.220

 

A área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Industrial da Klabin consolidou-se com duas novas rotas de desenvolvimento, reforçar e explorar, que têm como objetivo, além de fortalecer o portfólio de produtos da empresa, também buscar oportunidades em novos negócios e produtos. Dentro desses dois grupos estão todas as rotas de pesquisa com atuação em:
•    Reforçar o desenvolvimento da matéria-prima florestal para celulose, papel e novos materiais;
•    Reforçar a otimização de papéis e novas aplicações, com foco em barreiras funcionais;
•    Explorar a biorrefinaria (usos múltiplos da base florestal, tais como a lignina, combustíveis verdes (crude tall oil, bio-oleo e terebintina);
•    Explorar a otimização de processos em: meio ambiente, reuso de produtos gerados no processo, redução do consumo de água, energia e vapor;
•    Explorar a nanotecnologia – frações da celulose em micro ou nanoescala e aplicação em novos produtos.

Evidenciam-se alguns destaques do Centro de Tecnologia Industrial referentes às realizações de 2022 no contínuo avanço nas avaliações de qualidade da madeira de novos materiais genéticos plantados na Klabin, tendo como destaque:
•    Avaliação da qualidade da madeira de mais de mil árvores de Eucalyptus spp. e Pinus spp., com aplicação da tecnologia de infravermelho próximo, para predição rápida das características químicas, físicas e polpação da madeira.
•    Avaliação de novas aplicações da celulose em produto de ampla aplicação na área de embalagens e alimentos.

O ano de 2022 teve um grande avanço no aumento do portfolio da celulose Fluff. O PineFluff ExCel, produto inovador com um mix de fibra longa e curta, resultado de três anos de pesquisa, foi lançado no mercado.

Quanto à otimização de papéis e novas aplicações, com foco em barreiras funcionais, vale destacar as ações voltadas ao ganho de propriedades no papel, visando a aumentar sua efetividade como material sustentável para embalagens, atendendo às crescentes exigências do mercado e sociedade, bem como ao contínuo avanço de suas características intrínsecas como resistência mecânica e qualidade da superfície. Também houve avanço no desenvolvimento de barreiras a diversas substâncias (água, vapor, gordura, oxigênio) conseguindo resultados efetivos em linha com a expectativa dos stakeholders. Outra novidade foi o papel antiviral para embalagens de e-commerce, solução que utiliza componentes orgânicos ao invés de partículas de prata, além da homologação de sack kraft com revestimento selável em dois novos clientes.

A planta piloto do Centro de Tecnologia Klabin fortaleceu sua atuação no desenvolvimento do mercado. Parcerias foram implementadas e clientes adicionados à carteira de novos negócios. Houve recorde na avaliação da lignina kraft por parceiros e clientes, resultando em testes industriais no setor de painéis de madeira e borrachas. Já a planta de celulose microfibrilada (MFC) se tornou uma unidade produtiva. O lançamento do Klamulti Premium Carrier, papel cartão com MFC em sua composição, trouxe uma nova solução ao mercado. Este produto auxilia no balanço da fábrica de Monte Alegre, além de levar ao cliente uma solução adequada às suas necessidades. Ao mesmo tempo,  foram desenvolvidas diferentes gerações de produtos à base de celulose para aplicação em outros mercados, como o de cosméticos. Foi lançada em parceria com a empres &Co. a marca “Kind”, em que a MFC é protagonista em diversos produtos com alta naturalidade.

A Klabin segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade com a manutenção do certificado FSC (C172336) para lignina kraft de pínus e MFC de pínus e eucalipto. Além disso, o time de novos produtos vem desenvolvendo novas soluções de materiais para composição de portfólio, mas além disso, também vem criando a cultura de compliance e segurança desses materiais.

Destacam-se também os aspectos de sustentabilidade presentes nas pesquisas da Companhia, como a busca ao aterro zero e a utilização dos coprodutos gerados no ciclo de recuperação do processo do kraft, por exemplo,  os dregs (resíduo inorgânico do processo de produção de celulose) vêm sendo incorporado na produção de tijolos com parceiros dentro do estado do Paraná.

Houve avanço nas pesquisas de utilização dos extrativos da madeira e de resíduos florestais, formando combustíveis verdes - crude tall oil e bio-oleo - de forma a aproveitar 100% do potencial florestal. Com isso, a Klabin firma uma participação decisiva nos maiores grupos e instituições intelectuais do mundo com relação a esses insumos. Testes de aplicação dessas soluções foram realizados a fim de comprovar seu potencial o nas unidades da Companhia. Além disso, houve a conversão de um dos fornos de cal para utilização de combustível verde na Unidade Correia Pinto.

Alguns extrativos da madeira de pínus, como os fitoesterois, tiveram destaque, sendo incorporados em produtos cosméticos presentes no mercado.

Destaques do ano:
•    Lançamento do PineFluff ExCel;
•    Lançamento de papel antiviral para embalagens de e-commerce;
•    Lançamento da primeira marca brasileira de cosméticos com MFC;
•    Produção de chapas de compensado utilizando lignina em escala industrial;
•    Contrato comercial com grande distribuidor de químicos para venda de lignina como aditivo de borrachas;
•    Diversificação do portifólio de cosméticos com matéria-prima Klabin;
•    Conversão de um forno de  cal para utilização de combustível verde;
•    Oportunidade de destinação de 1,5 mil ton de dregs para produção de tijolos cerâmicos.

Reconhecimentos:
•    WPO – World Star Global Packaging e Prêmio categoria Papeis para embalagens da ABTCP, com o case do EkoMix, Sack Kraft dispersível    

  2022 2021
Gestores 3,00% 4%
Diretores 5% 0
Total de executivos 22 27

 

Atualizado e verificado em 22/06/23