Gestão da inovação

Modelo de negócio impulsionador e receptivo a novos processos que transformem sua própria atuação e fortaleçam os ecossistemas de inovação na sociedade.

  • 103-1
  • 103-2
  • 103-3

Gestão do tema Inovação

Nos últimos anos, temos ampliado a atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação para avançar em aplicações cada vez mais sustentáveis para nossos produtos, em busca de barreiras naturais e biodegradáveis para atender às demandas do consumo consciente.

Movimentos em favor da restrição da utilização de plástico de uso único – como o recente plano de combate à poluição por este produto, anunciado pelo governo chinês – têm chamado a atenção da indústria de embalagens. Nesse cenário, a Klabin destaca-se como fabricante de referência em alternativas sustentáveis. Nosso desafio é encontrar formas de oferecer soluções que não agridam o meio ambiente e que sejam economicamente viáveis para nossos clientes.

A inovação tem como estratégia acessar uma rede global de ecossistemas e contatos, formada por startups, organizações, universidades, associações, investidores, entre outros, capazes de fortalecer nossas iniciativas nessa frente. Dentre os pilares estratégicos que orientam a visão e a estratégia, elencamos:

Excelência operacional – Buscar constantemente a excelência operacional através de um processo de melhoria contínua, atualização tecnológica e pessoas capacitadas.

Gestão sustentável – Ser reconhecida globalmente pela sua gestão sustentável (processo evolutivo e constante); Excelência operacional – Buscar constantemente a excelência operacional por meio de um processo de melhoria contínua, atualização tecnológica e pessoas capacitadas;

Design cocriado – Cocriar soluções para produtos e serviços Klabin que facilitem a vida das pessoas de maneira sustentável;

Tecnologia florestal e fibras – Desenvolver florestas altamente produtivas, maximizando os negócios existentes e viabilizando novas fronteiras; e

Barreiras – Desenvolver barreiras à base das nossas fibras, prioritariamente renováveis e biodegradáveis, para aplicação em produtos à base de celulose e/ou outros. Saiba mais

O ano de 2020 trouxe a consolidação das práticas de inovação aberta da Klabin em diversas frentes, considerando os seguintes indicadores:

  1. 1.200 startups formam o banco de dados ativo da empresa;
  2. 364 startups contatadas durante o ano;
  3. 45 soluções em andamento durante 2020;
  4. 19 PoCs (provas de conceito) em andamento;
  5. 4 PoCs finalizadas (3 aprovadas e 1 não aprovada);
  6. 27 desafios lançados (7 Plug and Play, 6 Klabin stand alone, 8 Senai, 3 AHK, 1 Auspin, 1 Acate, 1 SOSA/CNI);
  7. Plante sua Ideia: 594 ideias submetidas e roll out para todas as unidades;
  8. Klabin LAB: 2 edições;
  9. Klabin+U: 6 desafios (IXL Innovation, HackinRio, UTFPR, Poli/USP);
  10. Iniciativas de fomento: 3 desafios com Fapesp, Finep e IPT;
  11. Cocriação com clientes em andamento: BASF+Voith+Siemens, Tetra Pak e Suvinil;
  12. Criação do processo oficial de contratação de startups junto com áreas internas;
  13. Projeto “território 100% circular” em conjunto com o HUB Incríveis em andamento, foco em Telêmaco Borba;
  14. Ranking Valor Inovação 2020, posição 24 (subimos 69 posições x 2019); e
  15. Ativação de ecossistemas de vários lugares do mundo (Finlândia, Austria, Bélgica, Israel, EUA, Canadá, Holanda).

Pelo segundo ano consecutivo, a Klabin figurou no ranking das cinco empresas mais inovadoras na categoria “Química, Papel e Celulose” do Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, ocupando a terceira colocação do grupo. Além disso, a empresa conquistou a 24ª posição entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

Veja mais informações em https://inova.klabin.com.br/index.php

Em 2021, 33% dos diretores tiveram sua remuneração variável atrelada ao desempenho dos indicadores de Gestão da inovação. Além deles, 162 gestores (de consultores a gerentes, representando 23% do total), também vincularam sua remuneração aos objetivos de Gestão da inovação da Klabin.