Cultura Klabin

Modelo autêntico Klabin que concilie a valorização e o cuidado com as pessoas com o crescimento econômico e os níveis mais elevados de produtividade e satisfação no trabalho.

Em 2022, as ações de cultura na Klabin mantiveram como direcionadores prioritários: colaboração, boas conversas, segurança e diversidade.

A pesquisa de clima aplicada no final de 2022 mostrou uma evolução percebida pelos colaboradores com 84% de favorabilidade total, sendo que o fator segurança resultou em 92% de evolução cultural percebida, enquanto diversidade em 87%, seguidos de colaboração com 80% e boas conversas com 76%.

Para 2023, o tema cultura continua como prioridade na Companhia com quatro direcionadores prioritários: boas conversas, colaboração, agilidade e eficiência, mantendo continuamente presentes diversidade e segurança. Essa iniciativa tem como objetivo consolidar a evolução cultural conectada ao roadmap estratégico e ao crescimento sustentável dos resultados dos negócios.

 

Ciclo de Performance e sucessão

 

Participaram do Ciclo de Performance de 2022, programa anual de avaliação de desempenho, 4.788 pessoas colaboradoras, sendo 742 lideranças e especialistas e 4.046 do público administrativo. As etapas do programa são: autoavaliação, avaliação do gestor, comitês de calibração, feedback, plano de desenvolvimento individual e check point.

Um dos outputs do Ciclo de Performance é o mapeamento de sucessores. Atualmente, o quadro da diretoria é composto por 75% de pessoas promovidas da própria Klabin. Esse resultado foi impulsionado pelo Programa de Aceleração de Talentos para os Gerentes, lançado em 2019 e que contou com 27 participantes na edição de 2022. O programa é focado em um processo de avaliação de competências alinhado aos comportamentos e atitudes esperados para o próximo nível, oferecendo oportunidades de desenvolvimento. Além disso, foram realizados os módulos de estratégia de negócios e governança corporativa e apoio a construção do PDI – plano de desenvolvimento pessoal e conversas de carreira, para trazer reflexões sobre o tema e conectá-lo aos participantes. Também aconteceu a primeira turma do Programa de Aceleração de Coordenadores, que contou com 24 participantes. Esse grupo piloto começou em novembro e contou com os módulos de estratégia e conversas de carreira, já os demais módulos estão previstos para 2023.

Há também o Programa Florescer, lançado em 2021, com o objetivo de preparar potenciais sucessores para os cargos de coordenadores. São elegíveis especialistas, supervisores, engenheiros(as) e analistas e para alimentar o pipeline (mapa) de liderança das áreas críticas da Companhia, como produção, manutenção e qualidade. O programa é composto por uma trilha de desenvolvimento com mais de 120 horas de capacitação, divididas em três pilares: negócios, técnica (com projeto aplicado) e comportamental, além de oferecer uma mentoria com gestores internos. Nesses dois anos, foram formadas 38 pessoas e 21% delas foram promovidas à coordenação. Atualmente, há duas turmas em andamento.


Engajamento de profissionais (pesquisa de clima)

Pesquisa de clima 2022 Favorabilidade (%) Meta 2022 (%)
Geral 81 89
Mulheres 80
Homens 81
Não binário 78
Nascido entre 1946 e 1964 86
Nascido entre 1965 e 1979 82
Nascido entre 1980 e 2000 80

Em 2022, foi aplicada uma pesquisa de clima 100% online e confidencial, com o apoio da consultoria Korn Ferry. Esta edição do diagnóstico, realizado a cada dois anos, contou com a participação de 14.948 colaboradores com representatividade diversa de idades, localidades, cargos, tempo de casa e segmentos de negócio. Um dos objetivos foi analisar a evolução e as oportunidades de foco cultural para 2023.

A empresa atingiu 86% de adesão e 81% de favorabilidade geral, percentual que demonstra que o time percebe o clima organizacional de forma positiva e posiciona a Klabin no grupo composto pelas empresas com os 25% melhores resultados entre um grupo de 150 empresas que participaram da pesquisa com a consultoria Korn Ferry. Além disso, o resultado apontou uma evolução de cinco pontos percentuais em relação aos dados gerais da última edição, realizada em 2019. No mesmo período, a média do mercado subiu dois pontos percentuais.

Foram destaques consolidados nessa pesquisa: foco no cliente, bem-estar e respeito, engajamento e um novo item - clareza e alinhamento. Dentro desses critérios, a favorabilidade geral foi de 87% de evolução cultural percebida pelos colaboradores, sendo que dentro desse percentual os quatro atributos culturais prioritários ficaram com: segurança, com 92%, diversidade, com 87%, colaboração, com 80% e boas conversas, com 72%.

O destaque qualitativo apresentou como fortalezas: segurança, saúde mental e física, desenvolvimento de carreira e clima organizacional.

Como exemplo dos temas abordados pela pesquisa, temos: Satisfação no trabalho ( avaliado por perguntas como "A Klabin me motiva a dar o máximo em meu trabalho"; Propósito ("Tenho uma idéia clara dos resultados esperados de mim em meu trabalho"), Felicidade ( "Tenho equilíbrio entre a minha vida profissional e pessoal"),e Estresse ( Percebo que a "Klabin se preocupa com a saúde e bem-estar dos colaboradores.")

Esse resultado foi consequência de um plano de ação robusto colocado em prática que contou com o protagonismo dos líderes e com iniciativas modificadoras internas de cultura. Os resultados estão sendo disseminados para as equipes e os planos de ação estão sendo desenvolvidos, considerando como principais desafios apontados aqueles relacionados aos fatores de meritocracia e colaboração entre áreas.


Evolução da percepção dos gerentes sobre cultura Klabin

Em 2022 foram realizadas convenções com a liderança, sendo uma específica para o público gerencial e outra para o público de pessoas em cargos de coordenação e de especialistas. O objetivo desses encontros foi promover um alinhamento geral da estratégia, além de continuar disseminando as práticas culturais a partir da exposição dos resultados atingidos e da evolução cultural percebida, na oportunidade houve ainda a definição colegiada dos direcionadores culturais prioritários em 2023.

 

Contratação de metas por executivos ligadas ao tema

Devido todas as metas KODS endereçarem pontos materiais direcionadores do tema "Cultura Klabin", considera-se que todos os executivos da companhia têm sua remuneração variável atrelada ao tema.

Atualizado e verificado em: 24/06/2023