Desenvolvimento do capital humano

Qualificação substancial do contingente de profissionais para manutenção de habilidades relevantes e atualizadas.

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Horas de treinamento e investimento

Média de horas de treinamento de colaboradores próprios por gênero

 2020201920182017
Homens26,2754,6149,6347,37
Mulheres26,6248,4740,8239,85
Total26,3253,8148,5946,56

Média de horas de treinamento de colaboradores próprios por categoria funcional

 2020201920182017
Diretoria0,132,864,555,45
Gerência e coordenação16,3439,238,432,9
Técnica29,594560,1122
Administrativo15,9436,630,117,5
Operacional28,2957,351,446,3
Aprendizes12,8235,923,836,4
Estagiários21,7867,144,30
Total26,3253,848,646,6

Média de investimento em treinamento por colaborador

20202019
Investimento médio gasto por colaborador em treinamento e desenvolvimento (R$)497819

Contexto sobre o resultado 2020

As ações de treinamento estão alinhadas aos desafios dos negócio da Companhia e em 2020 tivemos de ajustar nosso modelo de atuação considerando o contexto de pandemia, o que demandou adaptações nos formatos das ações oferecidos para aos colaboradores. Como soluções de treinamento são consideradas: capacitações técnicas, comportamentais, de negócios e de liderança, respeitando o nível e momento de carreira de cada colaborador, por meio de ações online, presenciais ou híbridas nos formatos de ações customizadas, cursos internos e cursos externos.

Durante a pandemia, a Klabin realizou medidas e protocolos para preservação da saúde e segurança das operações e de seus colaboradores. O planejamento de treinamento foi revisado e as ações presenciais e híbridas foram adaptadas para metodologia on-line e, em alguns casos, adaptadas para condução de instrutores internos com quantidade reduzida de pessoas em sala de aula. O contexto de pandemia fortaleceu nossa capacidade de adaptabilidade em nossas experiências de aprendizagem oferecidas aos nossos colaboradores. Ampliamos nossos formatos de treinamento com webinárioes, modelos híbridos e novos cursos on-line, com propósito de garantir capacitação com alta qualidade e satisfação de nossos colaboradores.

Em 2020 revitalizamos a “Jornada da Liderança”, a qual surgiu com o processo de evolução cultural da organização e que tem por objetivo a sinergia dos programas de desenvolvimento de líderes oferecidos em todos os negócios Klabin e também preparar continuamente gestores e sucessores para os desafios atuais e futuros. A Jornada mescla Treinamentos Essenciais (obrigatórios) e Treinamentos de Aperfeiçoamento, que acontecem por autoinscrição do participante, estimulando o protagonismo e a prática no processo de aprendizagem conectada com as competências de liderança, abrindo espaço também para o reforço da nossa cultura, contribuindo para o aspecto mais humano da liderança como apoio para a gestão de resultados sustentáveis e extraordinários por meio de uma gestão centrada na pessoa e no desenvolvimento de talentos.

Dentre as ações trabalhadas na Jornada estão o Programa Rumos, no qual destaca-se entre as ações de desenvolvimento da liderança, num modelo inovador de transferência de conhecimentos. Ele busca fortalecer a visão holística e estratégica do negócio e mostrar como os parâmetros seguidos em diferentes áreas se interrelacionam para a obtenção de resultados. Também desenvolvido e implementado em versão digital, o Rumos Digital tem como objetivo viabilizar a compreensão do modelo integrado da Klabin, a visão mercadológica e perspectivas de futuro, democratizando a estratégia, por meio de uma simulação on-line, uma gameficação, em que os participantes disputam seu desempenho com duas inteligências artificiais. O projeto foi lançado em novembro de 2020.

Além destas ações citadas, ainda em 2020, foram preparados e realizados nove workshops com o tema “Conversas Significativas”, fortalecendo nosso processo de performance cultural para diálogos mais transparentes, e contou com 147 participantes. Neste ano, a Jornada antenada aos desafios do mercado e da gestão, estabeleceu sinergia com o programa de qualidade de Vida Viver Bem e desenhou um módulo com foco em Saúde Emocional e implementou uma turma-piloto, como forma de preparar nossos gestores para o seu autocuidado, cuidado com bem-estar do time, favorecendo melhor o clima organizacional, atuação preventiva em saúde dos colaboradores, além de impacto em engajamento, colaboração, inovação e performance. Adicionalmente, em 2020 também foram realizados dois webinárioes – “Gestão das emoções”, com 159 participantes e “Como fazer gestão em trabalho Remoto”, com 60 gestores. Saiba mais

No Projeto de Integração Klabin com colaboradores oriundos da International Paper (IP), foram desenvolvidos cursos on-lines para integração de colaboradores (Conhecendo a Klabin, Ética e Segurança do Trabalho), além da capacitação de mais de 98 instrutores internos, de todas as unidades de papelão ondulado, para ensinar e conduzir os treinamentos específicos das áreas no período de 30 a 100 dias. No total, foram mapeados 152 temas, aconteceram 271 turmas com 2.336 participações, gerando mais de seis mil horas de treinamento, visando garantir alinhamento as práticas de processos e gestão da Klabin, assim como, gerar sentimento de acolhimento e pertecimento pelos colaboradores que estavam chegando na Klabin.

AÇÕES DE DESTAQUE

Em 2020, desenvolvemos o programa Minha Atitude Além do Comercial para time comercial de Embalagens , que tem como objetivo de desenvolver uma equipe de Alta Performance integrada com um modelo de trabalho híbrido (virtual e presencial), para que a equipe comercial atue de forma mais empreendedora, colaborativa e crie uma percepção do cliente como parceiro estratégico para soluções de embalagens. Este programa apresenta trilha técnica e trilha de competências. A trilha técnica é composta de 12 temas das áreas internas da Klabin que tem mais conexão com time comercial, visando garantir domínio de toda cadeia produtiva e portfólio Klabin para excelência de atendimento para cliente em soluções de embalagens e é construída por grupo multidisciplinar da área comercial, fomentando a cocriação e colaboração interna. Esta trilha é elaborada por time multidisciplinar e de especialistas internos. A trilha de competências visa ampliar conhecimento nas seis competências funcionais, conectadas com Atitude Klabin, Evolução Cultural e Cultura Muito Além da Embalagem. Essa trilha é desenvolvida em parceria com instituição de ensino referência na América Latina, com conteúdo customizado e com cases de mercado. No total, temos 130 participantes e a carga horária prevista de 98 horas.

Destacamos ações de desenvolvimento nas nossas unidades da Serra Catarinense, com investimento em uma turma de Pós-Graduação em Papel e Celulose, in Company, com total de 390 horas e desenvolvida em parceria com importante universidade. Essa ação capacita sobre conceitos importantes para os nossos profissionais sobre a fabricação do papel e da celulose, estimula a investigação científica e desenvolvimento industrial e garante uma melhor qualificação dos nossos profissionais e fabricação de produtos com a melhor qualidade do mercado.

O Paraná também prioriza a formação de colaboradores para a nova máquina de papel (que entrará em operação em meados de 2021) de mais de 200 profissionais da região de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú que passaram por formação no curso Técnico em Papel e Celulose.

Outro programa de treinamento que acontece no Paraná é Process Kaizen Engineer (PKE), que traz conceitos de melhoria contínua para os profissionais de nível tático e estratégico da unidade de Monte Alegre , como engenheiros, especialistas, coordenadores e gerentes. Através deste programa evoluímos substancialmente a condução dos processos fabris, totalizando 500 horas de treinamento.

E em nossa Unidade Florestal Paraná temos um time de 15 instrutores dedicados a formação, capacitação e desenvolvimento de colaboradores , com foco em operadores de máquinas florestais. No total, aconteceram 61.700 horas de treinamento ministradas por estes colaboradores. Isso garante a excelência operacional e qualidade da atuação especializada.

Na Unidade de Florestal de Santa Catarina, a valorização da formação técnica faz parte do nosso portfólio. O treinamento de técnico em eletromecânica, que tem objetivo de capacitar tecnicamente nos temas de manutenção e segurança operacional os colaboradores nos cargos de mecânicos, motoristas de caminhão comboio, operadores de máquinas florestais.

Todas essas ações reforçam a visão da Klabin em oferecer diversas formas e metodologias de aprendizado viabilizando o alcance dos resultados de negócio por meio de soluções para o desenvolvimento humano.

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Gestão do Desenvolvimento do capital humano

A Klabin valoriza o desenvolvimento de seus colaboradores e incentiva o protagonismo e colaboração como atitudes importantes para aperfeiçoamento de conhecimento, excelência operacional, inovação, agilidade e, consequentemente, melhores soluções e serviços para nossos clientes.

E num contexto de pandemia e ambiente híbrido de trabalho, a necessidade de aprendizagem e reaprendizagem dos times são essenciais para adaptação nesse contexto, assim como sustentação dos resultados e evolução do plano estratégico da Klabin.

A política de Treinamento e Desenvolvimento proporciona a capacitação e o aprimoramento do conhecimento dos colaboradores, realizado por meio da Escola de Negócios Klabin (ENK), com treinamentos obrigatórios e facultativos sobre diversos temas: negócios, segurança, integridade, técnicos, produtividade, PowerBi, comunicação, liderança, entre outros.

A Escola de Negócios Klabin (ENK) tem o propósito de “desenvolver os colaboradores, preparando-os para os desafios atuais e futuros, a fim de alavancar os objetivos do negócio”. A ENK está organizada em “trilhas de conhecimento”, ou seja, de acordo com cada estágio da carreira do profissional, há treinamentos específicos para aspectos técnicos e de gestão, além do desenvolvimento de competências e comportamentos. Os conteúdos são explorados de forma presencial e on-line.

Para definição das soluções, a área de Gente & Gestão considera o alinhamento estratégico da empresa, aspectos da Cultura Organizacional, resultados de Pesquisa de Clima, as demandas/desafios específicos dos negócios e os Planos de Desenvolvimento Individuais, provenientes do Ciclo de Performance que conta com as seguintes etapas: autoavaliação, avaliação do gestor, comitês de calibração, feedback e PDI, que tem como pano de fundo a #AtitudeKlabin, um conjunto de competências para orientar nossos colaboradores na construção da cultura e comportamentos que desejamos. Através dos resultados do Ciclo, pautamos nossas decisões sobre pessoas e fortalecemos cada vez mais nossa cultura de meritocracia humanizada, alavancando assim resultados extraordinários e sustentáveis. Saiba mais

Visando facilitar o acesso ao conhecimento em qualquer lugar e momento, a Klabin tem um ambiente de aprendizado on-line chamado de Portal ENK, onde são disponibilizados cursos, vídeos, artigos, seminários, posts e enquetes de especialistas e instituições renomadas. A plataforma está disponível para todos os colaboradores diretores e conta também com o espaço colaborativo Social Learning, onde são compartilhados depoimentos de colaboradores sobre temas diversos. Alinhado à estratégia de inovação da organização, o Portal trouxe novidades: novo App, mais moderno, rápido e responsivo, e cinco novas tecnologias: indicações, realidade aumentada, aula ao vivo, compartilhe e downloads. Ao longo de 2020, mais de 7 mil colaboradores foram treinados e cerca de 80 mil cursos e vídeos foram concluídos.

Outro programa, o Ser líder é focado no primeiro nível liderança das áreas operacionais e administrativas. O programa utiliza como metodologia o ciclo de aprendizagem de KOLB (agir, refletir, conceituar e aplicar) e essa trilha contempla três eixos: comportamental, ferramentas de gestão e técnico. Em 2020 iniciamos o V ciclo do programa, contando com a participação de mais de 600 líderes em todas as nossas unidades. Um grande diferencial do Ser Líder é que todos os módulos são ministrados internamente por facilitadores do programa de suas respectivas unidades. Para 2021 teremos 4 módulos com carga horária de 4h e 1 módulo de 12h. O programa contribui positivamente para fortalecimento da cultura da Klabin. Em última pesquisa realizada, 42% dos nossos líderes reconheciam a atitude Engaja Pessoas como a competência mais explorada, seguindo 32% de entrega resultados e 24% constrói o futuro.

Para acelerar o desenvolvimento de nossos gerentes, contamos com o Fast Track, um programa voltado para gerentes sucessores e que possui o objetivo de acelerar o desenvolvimento desses colaboradores. As etapas desse programa são: assessment robusto, onde o participante tem a oportunidade de se autoconhecer, ouvir percepções de seu gestor e pares e, através disso, construir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de acordo com suas necessidades. Participação no Learning Sprint, uma metodologia que traz o participantes como centro de suas escolhas e decisões. Ele mesmo indica quais são as necessidades de aprendizagem para melhorar sua performance profissional e engajamento, consolidando o conceito do self-directed lifelong learning em seu dia a dia e na cultura da empresa, reforçando a autonomia como parte central do processo. A partir do Learning Sprint, os participantes puderam revisar seu PDI com olhar profundo para os seus pontos de desenvolvimento. Como parte desses PDIs, os participantes do programa identificaram e realizaram capacitações individualizadas e desafios para se aprimorarem em suas carreiras.

Em março de 2020 lançamos a Jornada de Aprendizagem na Pandemia, que foi um conjunto de diversos webinários e conteúdos disponibilizados na plataforma de treinamentos on-line da Companhia durante o ano. Visando dar apoio aos nossos colaboradores e gestores para este momento de grande mudança que a pandemia trouxe, implementamos conteúdos ferramentais e comportamentais: Ferramentas do Office 365 (Planner, OneDrive e Teams), Inteligência Emocional, Trabalho Remoto e Autogestão foram alguns dos mais de 20 temas tratados. O formato, virtual e de no máximo 2 horas de duração, também foi pensado para se adequar ao momento. No total, aconteceram 21 webinários com 483 participações em média e total de 6.282 visualizações.

Em 2021, 135 gestores (de consultores a gerentes, representando 20% do total), responsáveis por endereçarem o tema na Companhia, vincularam sua remuneração aos objetivos de Desenvolvimento do capital humano da Klabin.