Produção e logística

Dados quantitativos

Níveis mais elevados e integrados das capacidades produtivas, com a otimização de recursos financeiros, naturais, intelectuais e de infraestrutura, próprios e de parceiros de negócios, nos processos de consumo, produção e logística.

  • 103-1
  • 103-2
  • 103-3

Gestão do tema Produção e logística

O tema Produção e logística e sua gestão constituem um dos temas materiais que fazem parte do roadmap de Sustentabilidade da Klabin, com objetivos internos alinhados ao planejamento estratégico e de expansão da Companhia para 2030.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, este objetivo ficou ainda mais claro. Os produtos da Klabin são voltados, principalmente, às indústrias dos segmentos de bens essenciais, como alimentos industrializados e in natura, saúde e higiene pessoal, entre outros. Em um ano em que houve recordes em exportações, a Companhia teve um grande desafio de priorizar novos trabalhos, otimizando sua gestão em produção e logística para priorizar o abastecimento do mercado doméstico e os clientes nacionais durante este período de emergência, paralelamente ao desafio de respeitar os protocolos e seguir cuidando das pessoas, parceiros e fornecedores, especialmente os pequenos da cadeia produtiva.

Em termos de planejamento integrado, a Companhia promoveu uma reorganização e reestruturação do sistema S&OP – sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações. Neste movimento, um novo processo e ferramenta de vendas de Papel e Celulose foi estabelecido como primeira etapa para o desenvolvimento da ferramenta e revisão do processo de S&OP da Companhia.

No primeiro semestre de 2021, o Go-Live do S&OP foi lançado, junto com o grande desafio de preparação do planejamento para o startup do Puma II, juntamente com os objetivos de aumentar a sinergia na cadeia como um todo, potencializar oportunidades e melhorar tomadas de decisões.

Para além destes esforços, como complemento aos avanços do Projeto Puma II, também houve a assinatura da concessão do Terminal de Celulose no Porto de Paranaguá, decorrente da licitação em que a Companhia saiu ganhadora para um armazém no porto de Paranaguá, em uma área de mais de 27 mil m², pelo prazo de 25 anos. Com a licença de operação prevista para o fim de 2021, a Companhia espera iniciar as obras no primeiro semestre do ano.

Todas essas iniciativas contribuem para otimização dos custos operacionais, geração de mais valor para nossos clientes e expansão Global da Klabin, otimizando ao máximo os recursos e processos, próprios e de parceiros.

Em 2021, 25% dos diretores tiveram sua remuneração variável atrelada ao desempenho dos indicadores de Produção e logística. Além deles, 237 gestores (de consultores a gerentes, representando 34% do total), também vincularam sua remuneração aos objetivos de Produção e logística da Klabin.