Cultura Klabin

Modelo autêntico Klabin que concilie a valorização e o cuidado com as pessoas com o crescimento econômico e os níveis mais elevados de produtividade e satisfação no trabalho.

Na Klabin, a gestão do tema cultura é baseada em quatro direcionadores: eficiência, colaboração, agilidade e boas conversas.  

Para 2024, está prevista a revisão das competências que direcionam a cultura, que segue em evolução. O objetivo é convergir a cultura com as competências, simplificando o entendimento do que é esperado das pessoas, além de dar suporte à estratégia de negócios da Klabin para seus desafios atuais e futuros.   

Ciclo de Performance e sucessão 

Ao todo, 4.812 pessoas colaboradoras participaram do Ciclo de Performance de 2023, o programa anual de avaliação de desempenho. Destas, 727 são lideranças e especialistas e 4.085 fazem parte do público administrativo. As etapas do programa são: autoavaliação, avaliação da liderança, comitês de calibração, feedback, plano de desenvolvimento individual (PDI) e check point. O Ciclo de Performance leva as lideranças a analisarem a performance por meio de entregas e competências Klabin e avaliarem o potencial das pessoas para o futuro.  

Um dos outputs do Ciclo de Performance é o mapeamento de sucessores. Atualmente, 73% do quadro da diretoria é composto por pessoas promovidas da própria Klabin. Esse resultado foi impulsionado pelo Programa de Aceleração de Talentos para os gerentes, lançado em 2019, que contou com 23 participantes em 2023. A iniciativa foca em um processo de avaliação de competências alinhado aos comportamentos e atitudes esperados para o próximo nível, oferecendo oportunidades de desenvolvimento. 

Além disso, foram realizados os módulos de estratégia de negócios e governança corporativa e apoio à construção do PDI – plano de desenvolvimento individual - e conversas de carreira. Também aconteceu a segunda turma do Programa de Aceleração de Coordenadores, que contou com 21 participantes. Paralelamente ao Ciclo de Performance em 2023, foi realizado um mapeamento de posições críticas para dar ainda mais clareza e visibilidade à aceleração de desenvolvimento de sucessores dessas posições. 

Com foco na perenidade do negócio e no investimento na carreira das pessoas, a Klabin conta com o Programa Florescer, lançado em 2021, com o objetivo de dar subsídios ao mapeamento de lideranças para posições de coordenação a partir de uma trilha de formação.  

Engajamento de profissionais (pesquisa de clima) 

 

 Perfil de colaboradores Favorabilidade (%)
Geral 81
Mulheres 80
Homens 81
Não binário 78
Nascido entre 1946 e 1964 86
Nascido entre 1965 e 1979 82
Nascido entre 1980 e 2000 80
Meta Geral (%) 89

A pesquisa de clima Klabin é bianual e conduzida por consultoria externa, a Korn Ferry. Na tabela acima, são apresentados os resultados da última pesquisa de clima disponível, realizada em 2022, atualização será realizada ainda em 2024.

Em 2022, a Companhia atingiu 86% de adesão e 81% de favorabilidade geral, percentual que demonstra a percepção positiva do clima organizacional e posiciona a Klabin no grupo das empresas com os 25% melhores resultados entre as 150 empresas que participaram da pesquisa com a consultoria Korn Ferry. 

Alguns dos temas abordados pela pesquisa são:

Tema abordado  Questão
Satisfação no trabalho A Klabin me motiva a dar o máximo em meu trabalho
Propósito Tenho uma ideia clara dos resultados esperados de mim em meu trabalho
Felicidade Tenho equilíbrio entre a minha vida profissional e pessoa
Estresse Percebo que a "Klabin se preocupa com a saúde e bem-estar dos colaboradores

 

Além disso, em 2023, foi aplicada internamente uma pesquisa Pulse, 100% online e confidencial. O objetivo foi identificar o avanço cultural dos direcionadores prioritários do ano: eficiência, colaboração, boas conversas e agilidade, com duas perguntas sobre meritocracia.  Participaram mais de 6.400 pessoas colaboradoras, com representatividade amostral de 40% do público, de todos os negócios e com recortes demográficos dos cargos. A favorabilidade geral foi de 72%. A favorabilidade dos direcionadores culturais foi de 71%, sendo 73% para eficiência, 72% para colaboração e para boas conversas e 66% para agilidade.  

Em 2024, a pesquisa de clima, bianual e conduzida por consultoria externa, acontecerá como parte da medição de evolução das práticas cultuais e do compromisso da Klabin em cuidar da jornada dos colaboradores. Está previsto, também, o lançamento de novas competências que direcionam a cultura que segue em evolução com foco em suportar a estratégia de negócios da Klabin para seus desafios atuais e futuros.   

Com o objetivo de fazer um balanço das ações e planejar a rota para o futuro, em novembro e dezembro foram realizadas, de forma online, as Convenções de Gerentes e de Coordenadores e Especialistas. O tema dos dois eventos foi “Eficiência que Fortalece” e os destaques foram segurança, cultura, orçamento, cybersegurança, projeto Smart, visão dos negócios e roadmap estratégico. Eficiência foi a palavra de ordem em todos os negócios e áreas da Klabin.    

Evolução da percepção dos gerentes sobre cultura Klabin 

Na percepção dos 698 líderes ouvidos na pesquisa Pulse, a favorabilidade média dos direcionadores culturais foi de 71%, sendo 78% para boas conversas, 76% para eficiência, 72% para colaboração e 58% para agilidade.  

As lideranças também opinaram sobre os direcionadores culturais prioritários a serem trabalhados no ano seguinte: meritocracia e reconhecimento (22%), visão do todo (14%) e eficiência (10%). O tema da convenção anual foi Eficiência que fortalece, para inspirar e aprofundar os exemplos da cultura com apresentação de cases dos negócios. 

Atualizado e verificado em: 04/07/2024