Engajamento de Stakeholders - Sumário GRI

Stakeholder
Resultados do engajamento
Tópicos e preocupações levantadas
Colaboradores
Relacionamento positivo, sem conflitos
Atendimento a demandas trabalhistas (salários, benefícios e melhoria da infraestrutura do ambiente de trabalho), garantia da saúde e segurança no ambiente de trabalho, treinamento e desenvolvimento; plano de carreira.
Clientes
Relacionamento positivo, ideias para soluções inovadoras e aumento de transparência
Qualidade do produto; redução do preço; atendimento dos prazos; assistência técnica; inovação e desenvolvimento de novas soluções; transparência no relacionamento.
Fornecedores
Relacionamento positivo, contratos de longa duração e parceira estabelecida
Receita (dentro do prazo); parceria; cumprimento do contrato; ampliação dos produtos oferecidos e das unidades atendidas; maior valorização no mercado.
Órgãos reguladores
Relacionamento positivo, contratos de longa duração e parceira estabelecida
Pagamento de impostos e taxas; geração de emprego e renda; apoio a projetos sociais; atendimento à legislação, a padrões e normas técnicas; aprimoramento do relacionamento para torná-lo mais frequente e de parceria.
Investidores
Relacionamento positivo, majoritariamente de longo prazo, ideias, sugestões, recomendações e críticas são constantemente encaminhadas à Administração
Evolução dos resultados e perspectivas, entendimento dos mercados em que a Klabin está inserida, estratégia de longo prazo
Comunidades
Relacionamento próximo, transparente e aberto a reclamações, sugestões e elogios. Participação na dinâmica das comunidades na gestão e mitigação dos impactos por meio de programas participativos
Impactos diretos no cotidiano das pessoas, relacionadas ao tráfego de veículos relacionados às operações, acidentes de trânsito, geração de ruído, odor, poeira, interferência no uso da água, sombreamento em culturas agrícolas, inexistência ou danos materiais de cercas e divisas.