Saúde e segurança ocupacional

Ambientes de trabalho seguros e protegidos que promovam a integridade, a saúde e o bem-estar físico e psicológico das pessoas, no exercer de suas funções e no transcorrer de suas vidas.

KODS 2030


Manter a taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1


Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2019 2020 2021 2022 2023 (Prévia)
Empregados 2.98 2.67 2.07 1.59 1.49
% de redução y-o-y 26% 9% 22% 23% 6%
Cobertura 100% 100% 100% 100% 100%

 

** Alterações decimais em 2018 e 2019 pois algumas unidades revisaram os dados em 2022.

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

Em 2023, houve redução na taxa de frequência de acidentes com afastamento para próprios em comparação com o ano de 2022. No histórico de 5 anos, esta redução chega a 50% sendo que nossa meta é chegar a um valor abaixo de 1 de forma sustentável, por entendermos que a redução dos eventos de segurança com afastamento indica eficiência no trabalho de fortalecimento de nosso Sistema de Gestão e, consequentemente, operações mais seguras. 
No que se refere aos avanços de 2023, tivemos fortes potencializadores de Segurança, especialmente em: 

  1. Início da implantação de um sistema de gestão que trabalhe na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada a um processo.
  2. Segregação Pessoas X Equipamentos Móveis (SPEM): definição de uma metodologia de avaliação das oportunidades e riscos da organização com relação às situações de trânsito de forma padronizada e metódica.
  3. PT/AST Digital: projeto de inovação para digitalizar e reestruturar a sistemática das Permissões de Trabalho e Análise de Segurança do Trabalho | PT e AST, para que essas ferramentas preventivas que podem SALVAR VIDAS, tornem-se mais simples, interativas, digitáveis e confiáveis em todos os Negócios da Klabin.
  4. Direção defensiva: início da padronização do treinamento de direção defensiva para todas as unidades.
  5. Aprimoramento do Sistema de gestão de SSO gerando maior robustez no sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional alinhado a ISO 45001 através da revisão dos procedimentos existentes, bem como, a elaboração de novos procedimentos.

Além disso, houve a implementação do dia S, um dia onde todas as unidades se dedicaram para falar de segurança, o evento aconteceu no dia 27 de julho.


Taxa de frequência de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2018 2020 2021 2022 2023 (Prévia) 
Empregados 1,82 1,59 1,31 1,11 0,99
% de redução y-o-y 33% 13% 18% 15% 11%
Cobertura 100% 100% 100% 100% 100%

 

Em 2023, tivemos uma redução na taxa de frequência de acidentes para colaboradores indiretos. No histórico de 5 anos, esta redução chega a 54%, resultado de um trabalho de consolidação da eficiência do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), a partir da revisão da política de gestão de contratadas, que teve início em 2020.
 Estamos dando sequência no trabalho iniciado nos anteriores de implementação e acompanhamento do Programa de Desempenho por meio de ações preventivas, gestão de riscos, calendário de campanha e inspeções de segurança. 

No novo formato do programa de desempenho implementado em 2022, definimos que a pontuação da COMSECON (Comitê de Segurança das Contratadas) passa a ser um critério de contratação para reconhecimento corporativo, dessa forma, potencializamos as empresas parceiras de maior impacto positivo.  Um dos benefícios da nova didática está sendo o aumento do engajamento das contratadas em nossa ferramenta de relatos em que as empresas contratadas podem fazer registros de “condição insegura”, “cuidado ativo”, “decisão segura” e “incidentes”.

 

KODS 2030
 

Zerar vidas mudadas* de colaboradores próprios e contratados

  2020 2021 2022 2023 (Prévia)
Quantidade de vidas mudadas 5 8 6 5

*Base histórica calculada a partir de 2019

 


Em 2023, ocorreram 5 vidas mudadas relacionadas a Equipamentos Móveis e Adequação de Máquinas, ponto crítico em nosso processo. 
Esforços estratégicos estão sendo direcionados para a mudança deste cenário: 
•    Segregação Pessoas X Equipamentos Móveis (SPEM): definição de uma metodologia de avaliação das oportunidades e riscos da organização com relação as situações de trânsito de forma padronizada e metódica. Também foi realizado, para toda a segurança do trabalho da Klabin, uma capacitação sobre a sistemática de Segregação de Pessoas e Equipamentos Moveis.
•    Segurança de Processo: Implantação de um sistema de gestão que atue na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada a um processo. 
•    Aprimoramento sistemático da metodologia de gerenciamento de riscos- PGR, para garantir o cumprimento dos itens mínimos legais elegíveis com foco na nova NR01. A atualização da norma estácontribuindo para a padronização das entregas de EPI’s baseado na  exposição de perigos da função do colaborador.
•    Análise de ocorrências com o objetivo de padronizar nova sistemática de classificação de acidentes na empresa, em linha com que o mercado trabalha, bem como propor formatos de investigação dos acidentes de acordo com sua criticidade e uso das reuniões de apresentações para compartilhar lições aprendidas e fomentar abrangência de todas as principais ocorrências em nossas unidades.

Além disso, estamos dando continuidade ao projeto iniciado em 2022 de aprimoramento da sistemática de bloqueio de energias desenvolvido em conjunto com as unidades para evolução da cultura e disciplina de operação no bloqueio de energias.

¹O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais e de processo considerados gravíssimos e permanentes envolvendo pessoas. ²Bloqueio de energias perigosas: todo equipamento em que há a presença de energia (não somente energia elétrica), deve ser bloqueado com cadeados, travas ou correntes seguindo criteriosamente as normas de segurança para que seja feita qualquer intervenção. ³Segurança de processo trata-se de uma estratégia de prevenção de acidentes, especialmente relacionados a: vazamentos, perdas de contenção e descontroles no processo operacional.

 

KODS 2030


Manter a taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados abaixo de 50


Taxa de gravidade de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2019 2020 2021 2022 2023 (Prévia)
Empregados 84 118* 444 82 269
Cobertura 100% 100% 100% 100% 100%

* De 290 para 118 em 2020 após revisão de dados.

 


Em 2023, houve um aumento na taxa de gravidade devido um evento crítico que ocasionou uma fatalidade em uma de nossas unidades. Iniciamos e demos continuidade a importantes projetos para evolução da segurança da companhia, todos com o objetivo de tornar as operações da Klabin 100% seguras:

•    Padronização do Sistema de Resposta à Emergência das unidades da Klabin S/A conforme normas nacionais e boas práticas, garantindo rastreamento, disponibilidade, eficácia e agilidade na Gestão de Emergências.
•    Início do Comitê das Normas Regulamentadoras NR12 (Proteção de máquinas) e NR10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade), o comitê tem o objetivo de realizar um diagnóstico, verificando as necessidades de adequações e de investimentos, colaborando com as futuras aprovações de investimentos e tornando nossa operação cada vez mais segura.
•     Início da implantação de um sistema de gestão que trabalhe na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada a um processo.
•    Segregação Pessoas X Equipamentos Móveis (SPEM):  definição de uma metodologia de avaliação das oportunidades e riscos da organização com relação as situações de trânsito de forma a realizar um Levantamento de pontos de conflito, rotas seguras para Pedestre, e sinalizações de acesso e uso de celular nas áreas, para todas as Unidades; Proibição da circulação de Pedestres em áreas de manobra, simultaneamente à operação de equipamentos móveis; Capacitação na temática Segregação de Pessoas x Equipamentos Móveis e multiplicação de boas práticas; Inclusão do tema no sistema de plano de ação estratégico e gerenciamento das ações
•     Continuidade do trabalho iniciado em 2022 em relação aos bloqueios de energias, construindo junto às unidades, uma estratégia para evolução da cultura e disciplina de operação no bloqueio de energias.

 

Taxa de gravidade de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2019 2020 2021 2022 2023 (Prévia)
Empregados 123* 216** 60 30 403
Cobertura 100% 100% 100% 100% 100%

*Alteração em 2019 pois algumas unidades revisaram os dados em 2022. De 120 para 123.

** De 472 para 216 após nova revisão.

 


No ano de 2023 tivemos um aumento na taxa de gravidade devido a duas fatalidades e duas vidas mudadas em nossas unidades.
Todas as ações desenvolvidas pela Klabin visam integrar as empresas contratadas. 
Em 2023,  continuamos o trabalho iniciado nos anteriores de implementação e acompanhamento do Programa de Desempenho através de ações preventivas, gestão de riscos, calendário de campanha e inspeções de segurança. 
No novo formato processo de gestão implementado em 2022, definimos que a pontuação da COMSECON (Comitê de Segurança das Contratadas) passa a ser um critério de contratação para reconhecimento corporativo, dessa forma potencializamos o engajamento das  as empresas parceiras. Como resultado da nova metodologia,  tem-se o aumento da participação das contratadas em nossa ferramenta de relatos que as empresas contratadas podem registrar “condição insegura”, “cuidado ativo”, “decisão segura” e “incidentes”.
 

KODS 2030


Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente

Percentual de unidades por nível de maturidade
 

  Unidades 2020 2021 2022 
Patológico 0 0% 0% 0%
Reativo 11 29% 38% 26%
Calculador 10 32% 34% 61%
Proativo 2 4% 7% 10%
Generativo 1 4% 3% 3%
Em avaliação* 5 32% 17% 0%


Em 2023, não houve diagnóstico nas unidades. As unidades focaram em desenvolver as oportunidades apontadas no diagnóstico prévio, a fim de impulsionar nossa evolução cultural. Através do PTC (Plano de transformação Cultural) ações estão sendo realizadas diariamente e acompanhadas via PLAK. Além dos acompanhamentos dos PTCs, desenvolvemos um protocolo de calibração interna para verificar a eficácia das ações realizadas pós diagnóstico, apresentando uma tabela de tendência de evolução por dimensão. A calibração interna colabora no processo de melhoria contínua. A primeira unidade a realizar calibração interna será Jundiaí DI em dezembro deste anos. As demais unidades passarão por calibração interna em 2024.


Contratação de metas por executivos ligadas ao tema
 

  2022 2021
Gestores 62,0% 63,0%
Diretores 100,0% 75,0%
Total de executivos 503 442
Tópico Ação
Identificação de Perigos e Riscos Em 2022, foi criada uma equipe voltada unicamente à segurança de processo, uma estratégia de prevenção de acidentes, especialmente relacionados a: vazamentos, perdas de contenção e descontroles no processo operacional. A Klabin conta com especialistas no tema voltados para análise de riscos nos processos, bem como para a investigação de acidentes e incidentes, e elaboração de procedimentos. Além disso, com as mudanças na legislação brasileira, o processo de identificação e avaliação de riscos foi atualizado através do Programa de Gerenciamento dos Riscos (PGR), que realiza o reconhecimento dos perigos, análise e apreciação do risco e definição de medidas de controle aplicáveis para a criação de planos de ação conforme atividades a serem priorizadas, contemplando o inventário de riscos físicos, químicos e biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Priorização e integração de planos de ação Em 2022, a Companhia consolidou a plataforma Genu como sistema integrado de gerenciamento dos planos de ação referentes à SSO. A partir disso, as ações relacionadas aos temas de SSO como cultura de segurança, requisitos de atividades críticas, segurança de processo e demais melhorias relacionadas ao tema devem ser geridas pelo sistema. Por fim, o cumprimento dos planos de ação voltados à SSO foram definidos como parte das metas da coordenação, gerência e diretoria dos negócios da Companhia, impulsionando que todas nossas unidades trabalhem de forma integrada com o acompanhamento do seu avanço.
 
Integração de ações para respostas a situações de emergência Ao longo de 2022, foi feito um grande investimento em capacitação do time de bombeiros das operações, ultrapassando 160 horas pessoa treinamento. Entre os temas abordados estão o de atendimento pré-hospitalar (APH), incêndio com produtos inflamáveis e resgate.
Avaliação do progresso de redução e prevenção de riscos O avanço em ações do processo de identificação e avaliação de riscos através do Programa de Gerenciamento dos Riscos (PGR), que reconhece os perigos, faz a análise e a apreciação do risco e define medidas de controle aplicáveis para a criação de planos de ação conforme atividades a serem priorizadas, contemplando o inventário de riscos físicos, químicos e biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Auditorias internas Conclusão da Auditoria de Requisitos de Atividades Críticas (RACs), que permite identificar o nível de robustez e salvaguardas no sistema produtivo referente ao gerenciamento dos riscos. O processo de auditoria envolveu auditores internos e externos, com uma duração de seis meses e mais de 3 mil horas de trabalho investidas para consolidação da avaliação de gestão através dos Requisitos de Atividade Crítica. Como resultado, houve uma evolução de 13,19% em comparação com 2020. Este sistema de gestão é baseado no atendimento à norma ISO 45001:2018, sendo preparado para certificação de todas as unidades.
Verificação Externa O gerenciamento de perigos e riscos é orientado pela ISO 45001:2018. A Klabin tem seis unidades certificadas ainda dentro do prazo de validade das auditorias realizadas no ano de 2021.
Procedimentos para investigação de acidentes, incidentes, doenças relacionadas ao trabalho O procedimento interno de investigação de acidentes em todos os negócios da Companhia foi consolidado, com 100% dos acidentes de trabalho investigados e suas causas conhecidas. As equipe técnica tem acesso à aprendizagem da metodologia mundialmente reconhecida ICAM (Método de Análise de Causas de Incidente) a fim de gerar lições aprendidas e conhecimento para a Companhia, bem como para mitigar a repetição de erros e falhas. O fluxo de procedimento de comunicação de ocorrências de potencial grave e fatal foi reestruturado, e as lições aprendidas dos eventos são compartilhadas com as demais unidades através de planos de ação de abrangência. A ferramenta relato de segurança, implementada em 2021, foi consolidada, funcionando como um canal aberto de comunicação de condições inseguras, incidentes, cuidado ativo e decisões seguras para próprios, visitantes e contratados. Os relatos vindos diretamente dos colaboradores são uma oportunidade de diminuir condições inseguras e tratar incidentes, assim como apoiar e reconhecer as decisões seguras e cuidados ativos.
Treinamentos para colaboradores Durante todo o ano, houve desdobramentos referentes à Política de Proteção à Vida, com ações voltadas ao público da Klabin, tanto interno quanto contratado. Em especial, como parte da Jornada da Liderança, o tema segurança é abordado no Programa Ser Líder, que em 2022 teve como tema a Política de Proteção à Vida, momento de promover boas conversas e fortalecer as medidas da Política. Ainda como parte dos treinamentos, 2022 teve como marco a disponibilização de capacitação de bloqueio de energias perigosas de forma sistematizada (Portal ENK) e interativa, considerando teoria e prática, conectados à matriz de treinamento dos colaboradores que executam atividades que envolvem esse risco. Por fim, manteve-se a formação continuada dos colaboradores nas ferramentas de segurança que abrangem segurança em foco, relato de segurança, diálogo de segurança, permissão de trabalho e análise de segurança do trabalho.
Critério para compras e requisitos contratuais. Em 2022, junto à área de Logística Nacional e Internacional, houve o desenvolvimento de um novo formato de unificação e melhoria do processo de gestão, com a revisão do caderno de requisitos mínimos e dos critérios do Comitê de Contratados, com 100% das unidades praticando o novo método. A pontuação da COMSECON (Comitê de Segurança das Contratadas) também passou a ser um critério de compras para reconhecimento corporativo, potencializamos as empresas parceiras que se importam e cuidam de suas pessoas. Por fim, a consolidação da ferramenta relato de segurança, implementada em 2021, que funciona como um canal aberto de comunicação de condições inseguras, incidentes, cuidado ativo e decisões seguras para próprios, visitantes e contratados. Os relatos vindos diretamente dos colaboradores são uma oportunidade de diminuir as condições inseguras e tratar incidentes, assim como de apoiar e reconhecer as decisões seguras e cuidados ativos. Além da revisão do caderno de requisitos mínimos e dos critérios padronizados de desempenho das contratadas, a área de supply (compras) também desenvolveu o padrão corporativo que incluiu os critérios padronizados do desempenho das contratadas (COMSECON).

GRI-403-9

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional
 

  2022 2021 2020 2019 2018
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 2,00 1,00 0,00 3,00
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 0,03 0,02 0,00 0,07
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 6,00 6,00 2,00 0,00 3,00
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,08 0,09 0,04 0,00 0,07
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 102 112 117 132 158
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 1,34 1,70 2,18 2,46 3,41


Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores diretos
 

  2022 2021 2020 2019 2018
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 2,00 0,00 0,00 0,00
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 0,06 0,00 0,00 0,00
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 5,00 2,00 1,00 0,00 5,00
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,14 0,06 0,03 0,00 0,05
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 57 70 78 87 111
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 1,59 2,07 2,67 2,95 3,98


Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores indiretos
 

  2022 2021 2020 2019 2018
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0 0,00 1 0 3
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0 0,00 0,04 0 0,17
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 1 4,00 1 0 3
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,02 0,12 0,04 0 0,17
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 45 42 39 45 47
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 1,11 1,31 1,59 1,82 2,73

* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses.
** Acidentes com afastamento.
*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht

As taxas de ocorrências reportáveis tiveram uma redução indicando a contribuição de trabalhos de segurança significativos para a Companhia. Fazem parte desses trabalhos a implantação da Política de Proteção à Vida, o fortalecimento do trabalho nos Requisitos de Atividades Críticas (RACs), jornadas de desenvolvimento com a liderança e uma maior resolução dos relatos de segurança. Em termos de cultura de segurança, em 2022 a utilização da Metodologia Heart & Minds¹ foi consolidada em toda Klabin através de diagnósticos e calibrações dos níveis de cultura em segurança.

¹A metodologia Hearts and Minds (H&M) consiste em um diagnóstico de cultura. É utilizada na identificação de como o Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) está acontecendo na prática por meio da análise de indicadores, efetividade das ferramentas de segurança, entrevistas, questionários e grupos focais com todos os níveis da organização. Após este diagnóstico, são elaboradas metas e um planejamento estratégico para avanço da maturidade em segurança.


GRI-403-10

Taxa de doença ocupacional envolvendo colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2022 2021 2020 2019 2018
Empregados 2,78* 0,00 0,06 5,83 3,43
Cobertura (% de empregados) 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

Em 2022, com a volta e normalização das pericias previdenciárias represadas no periodo pandêmico da covid-19 em 2020 e 2021, houve o aumento no número de casos caracterizados como doenças ocupacionais pela instância maior, o INSS. A Klabin mantém seu plano de ação, analisando os casos em comitês de saúde e ergonomia sobre a prevenção das possíveis doenças contestando o nexo causal da relação com o trabalho, aguardando a decisão previdenciária.

*Este número foi calculado com base na hora-homem-trabalhada (HHT) de 2022.


Quantidade de casos de doenças ocupacionais reportáveis envolvendo colaboradores diretos e indiretos (por região)
 

  2022 2021 2020 2019 2018
Norte 0 0 0 0 0
Nordeste 0 0 0 1 1
Centro-oeste 0 0 0 NA NA
Sudeste 1 0 1 0 0
Sul 9 0 1 16 9
Total 10 0 2 17 10

Obs: Em 2018 e 2019 a Klabin não possuía operações na região Centro-Oeste. Importante ressaltar que a Companhia não realiza a gestão de doenças ocupacionais dos indiretos.

Em 2022, com a volta e normalização das pericias previdenciárias represadas no período pandêmico da covid-19 em 2020 e 2021, houve o aumento no número de casos caracterizados como doenças ocupacionais pela instância maior, o INSS. A Klabin mantém seu plano de ação, analisando os casos em comitês de saúde e ergonomia sobre a prevenção das possíveis doenças, contestando o nexo causal da relação com o trabalho, aguardando a decisão previdenciária.

*Este número foi calculado com base na hora-homem-trabalhada (HHT) de 2022.

GRI-403-3

Serviços de saúde ocupacional  

No ano de 2022, as comunidades em que a Klabin atua ainda estavam sob impacto da pandemia da covid-19, com números mais expressivos no primeiro trimestre devido a variante ômicron. Portanto, as reuniões do Comitê Médico da Companhia foram mantidas, contribuindo para o protocolo e orientações com medidas gerais de higiene, forte monitoramento dos casos e intensificação de campanhas sobre a importância da imunização e doses de reforço. O ano de 2022 terminou com 99,3% dos colaboradores imunizados com duas doses e 77% com a dose de reforço. No período também houve incentivo para vacinação contra a gripe, campanha realizada anualmente em todas as unidades. Todos os procedimentos foram atualizados e o time passou por um treinamento e reciclagem e fortalecimento dos processos importantes para uma gestão eficaz da saúde do colaborador.

Há ainda um Programa de Atenção Primária - APS - em algumas unidades. O conceito é o atendimento pelo especialista em medicina de família, com o primeiro nível de contato dos indivíduos com a atenção à saúde com um olhar integrado, constituindo um processo de atenção continuada que pode atender de 70% a 80% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. O programa oferece aos colaboradores acompanhamento em todo o ciclo de cuidado, da promoção da saúde e desde a prevenção de doenças à reabilitação, baseando-se no incentivo de práticas saudáveis e mudanças do estilo vida, no intuito de controlar e reduzir fatores de risco de doenças de maior prevalência.


Programas e benefícios associados a saúde - por temática

Programa/Benefício Cobertura
Psicologia Viva (psicoterapia online colaboradores e dependentes) 12.037 atendimentos realizados
Programa de Apoio ao Empregado (EAP)  444 ligações ao programa
Outubro Rosa - % de Adesão Colaboradores 24,56%
Outubro Rosa - % de Adesão Dependentes 9,63%
Novembro Azul- % de Adesão Colaboradores 14,74%
Novembro Azul - % de Adesão Dependentes 10,49%

 

GRI-403-6

Promoção da Saúde do Trabalhador  

O Programa Viver Bem, em 2022, teve suas ações fortalecidas com a inserção de novas iniciativas, além da sustentações daquelas iniciadas em 2021. O programa continua com o objetivo do cuidado integral e preventivo para os colaboradores e seus familiares, incentivando-os a manterem a saúde, oferecendo suporte para a melhoria do estilo de vida, promoção da saúde e do bem-estar e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, contribuindo para uma cultura de cuidado, futuro mais sustentável e seguro.

As ações do programa estão baseadas em quatro pilares:

Saúde Física:

Além das campanhas e da continuidade das ações de ergonomia, no mês de agosto aconteceu uma ação dedicada ao estímulo da atividade física, “KM Solidário”, que também proporcionou o engajamento dos colaboradores e seus dependentes no aspecto social, já que haveria uma doação para uma entidade de caridade se o objetivo de atingir 70 mil quilômetros em 30 dias fosse alcançado. A meta foi superada, com o alcance de 107 mil quilômetros, resultando na doação de R$ 15.000,00 para a entidade Gerando Falcões.

 

Saúde Mental e Emocional:

- O serviço de psicoterapia online continua disponível para os colaboradores e seus dependentes, sem custo e sem limites de sessões, através do parceiro Psicologia Viva. Neste ciclo, houve campanhas com foco em potencializar os acessos à plataforma, principalmente com foco preventivo, que resultou em aumento de 62% na realização de consultas.

- O Programa de Apoio ao Empregado (PAE) permanece sendo concedido aos colaboradores e dependentes. Ele dá acesso a apoio ou aconselhamento sigiloso nas áreas jurídica, psicológica, social e financeira e a ações de reforços dos benefícios, houve aumento de 35% de adesão em relação ciclo anterior.

- Neste ciclo, as ações com foco em psicoeducação para diferentes públicos foram continuadas. Para a liderança, em parceria com a Jornada da Liderança, foram realizados oito encontros com 508 participantes, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do autocuidado e da prevenção, reforçando o papel do líder como promotor da sua própria saúde saúde mental e a do seu time. Na Jornada também aconteceram mentorias para aprofundamento do tema, além do lançamento de uma cartinha de saúde mental para liderança. Neste ano, continuaram as capacitações para o time de medicina, enfermagem, assistentes sociais e BPs, alé, de mais de 20 rodas de conversas para sensibilização, prevenção e autoconhecimento em diferentes unidades e níveis, com mais de 400 participantes. E para promover a padronização e a agilidade nos atendimentos de desconfortos psicoemocionais nas equipes, foi criado um fluxo para apoiar nos encaminhamentos para linha de cuidado e canais de apoio.

- Com o objetivo de trazer informações sobre prevenção, naturalização do tema e diminuição do estigma, aconteceram duas campanhas com foco em prevenção em saúde mental, dentre elas uma específica para prevenção ao suícidio, além de diálogos de segurança junto às operações.

- Em 2022, a Klabin se manteve como signatária do #MenteEmFoco, um movimento de empresas e instituições que reconhecem a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O objetivo é incorporar e acompanhar ações a cada seis meses, além de manter esse assunto como pauta permanente das organizações e convidá-las a agir em benefício dos colaboradores e da sociedade, combatendo o preconceito social e o tabu sobre o tema.

 

• Saúde financeira:

Em 2022, as ações iniciadas em 2021 tiveram continuidade e, neste ciclo, devido à relevância do tema, a saúde financeira tornou-se um pilar dentro Viver Bem. Entre as ações, aconteceu a revitalização da Trilha de Educação Financeira, conectada à estratégia do incentivo de longo prazo (ILP) para todos no Portal Escola de Negócios Klabin. A trilha conta com seis horas de conteúdos comportamentais e técnicos, como inteligência financeira, planejamento, até investimentos e preparação para o futuro. Também foram produzidos podcasts, campanhas e diálogos de segurança, reforçando a importância e apoio no tema. A Companhia continua oferecendo consultorias com educadores financeiros, que podem ser realizadas de forma individual.

 

Saúde Social:

Além dos canais de apoio, foi lançado o Programa de Gestantes Klabin, desenvolvido para cuidar e acompanhar as colaboradoras em processo de gestação, desde o descobrimento da gravidez até o retorno ao trabalho.

A gestão do tema Segurança Ocupacional está prevista no procedimento do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, estruturada em três pilares:

1. Instalação: Garantir a segurança e a confiabilidade de equipamentos. Melhoria e manutenção do ambiente de trabalho ofertado aos profissionais;

2. Gestão/Método: Melhorar continuamente a forma de tratar a segurança na rotina. Manter o olhar crítico para os procedimentos de prevenção e mitigação de acidentes por meio da criação e revisão de políticas, diretrizes e requisitos; e

3. Pessoas: Valorizar as boas práticas e incentivar os colaboradores a cuidarem uns dos outros. Capacitá-los no que diz respeito a normas e procedimentos, além de aproximar as lideranças da rotina.

A cultura de segurança é desenvolvida e avaliada continuamente através da metodologia Hearts & Minds e conta com o respaldo da Política de Proteção à Vida que tem como objetivo nutrir uma cultura justa*, que zela pelo bem-estar dos colaboradores e pela estratégia do negócio, transformando as falhas em aprendizados que impulsionam processos e atividades mais seguras em toda a Klabin.

*Cultura justa: Termo debatido por Sidney Dekker que visa a identificar e abordar problemas de sistemas que levam os indivíduos a se envolver em comportamentos inseguros, mantendo a responsabilidade individual e estabelecendo o aprendizado a partir das falhas.

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) é norteado pela ISO 45001 em todas as unidades fabris e florestais, com diretrizes e procedimentos focados na prevenção de perdas e na melhoria contínua dos processos para preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. O SGSSO está apoiado na difusão da cultura de saúde e segurança e conta com a parceria das lideranças como fator essencial para vivenciar e influenciar por meio de três fundamentos:

1. Compromisso visível: demonstrar por meio de atitudes, decisões e palavras, o envolvimento e o empenho em SSO como valor;

2. Responsabilidade de linha: na implantação, manutenção e aprimoramento do SGSSO, para garantir o desdobramento, a consolidação e recursos (humanos e materiais) e assegurar melhores práticas e resultados sustentáveis;

3. Disciplina operacional: ter atitude para executar cada tarefa de forma segura, relatando situações que possam gerar risco para as pessoas ou patrimônio e praticando o cuidado ativo.

Atualmente, a Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho faz parte da Diretoria de Gente & Gestão e Serviços com reporte direto para a Gerência de Remuneração, Performance e Segurança do Trabalho. A Gerência de Segurança está estruturada pela área corporativa, com ramificações em coordenações regionais e por cada negócio.

Em 2022, os da área podem ser atibuídos ao trabalho contínuo na identificação e gestão de riscos das atividades críticas, capacitação dos colaboradores, em investimentos tecnológicos, na melhoria contínua das ferramentas de segurança e na resolução de desvios relatados. Por fim, em termos de cultura de segurança, em 2022 a utilização da Metodologia Heart & Minds¹ foi consolidada em toda companhia através de diagnósticos e calibrações dos níveis de cultura em segurança. Tomando-os por base, as unidades puderam envolver-se em planos de transformação culturais, com o objetivo de alavancar o nível cultural em segurança, de acordo com as especificidades de cada localidade. Ademais, os planos de transformação cultural são conectados à ferramenta sistematizada PLAK para acompanhamento das ações e melhorias realizadas.

¹A metodologia Hearts and Minds (H&M) consiste em um diagnóstico de cultura. É utilizado na identificação de como o Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) está acontecendo na prática por meio da análise de indicadores, efetividade das ferramentas de segurança, entrevistas, questionários e grupos focais com todos os níveis da organização. Após este diagnóstico, são elaboradas metas e um planejamento estratégico para avanço da maturidade em segurança.

Atualizado e verificado em: 26/12/2023