Saúde e segurança ocupacional
Saúde e segurança ocupacional
KODS 2030
Manter a taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1
Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) |
---|---|---|---|
1,70 |
1,34 | 1,39 | 1,84 |
Em 2024 foram criadas Gerencias Regionais de Segurança do Trabalho, que concentram ações estratégicas na redução de eventos de segurança com gestão focada nos diferentes seguimentos da companhia. Esforços estão sendo direcionados para aumentar a capacidade na gestão de risco, desenvolver líderes engajados com a segurança, desenvolver competências operacionais em segurança e mitigar a tolerância ao risco, contemplando também as empresas contratadas.
Visando a redução de ocorrências de alto potencial a Companhia está trabalhando com o projeto de "Fortalecimento da Permissão de Trabalho e Análise de Segurança do Trabalho" para haver uma gestão de risco padronizada e clara por meio de um software que registraram os riscos específicos de cada atividade inclusive as que envolvam alguma das nossas RAC's (Requisito de atividade crítica).
Por meio do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON), as empresas contratadas são incentivadas a realizar trabalhos como DDS, entrevistas em campo, relatos de segurança e também reconhecimentos de atividade segura.
Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 2,07 | 1,59 | 1,74 | 2,97 |
% de redução y-o-y | 22% | 23% | -8% | -71% |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht
Em 2024, foram implementadas as Gerências Regionais de Segurança do Trabalho, com esforços estratégicos com foco na redução de incidentes e na adaptação às necessidades dos diferentes segmentos da companhia. Dessa forma, a Companhia está fortalecendo o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), alinhando-o às exigências da norma ISO 45001.
Houve avanços nas iniciativas estratégicas do Plano de Trabalho de Segurança. Entre essas iniciativas, destacam-se:
- Aperfeiçoamento da gestão de riscos, com foco na análise detalhada das atividades e na antecipação de potenciais ameaças;
- Desenvolvimento de lideranças e competências operacionais, com treinamentos e programas de reconhecimento que promovem uma visão integrada de segurança alinhadas ao eixo técnico e comportamental;
- Mitigação de tolerância aos riscos promovendo ações consistentes em toda a companhia envolvendo um programa de inspeções para avaliação dos riscos da operação.
Taxa de frequência de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 1,31 | 1,11 | 1,09 | 1,03 |
% de redução y-o-y | 18% | 15% | 2% | 5% |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
Os resultados de 2024 foram orientados pelo aprimoramento contínuo do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) e da revisão da política de gestão de contratadas, iniciada em 2020.
Além disso, em seu quarto ano, a COMSECON proporcionou avanços nas principais iniciativas do Plano de Trabalho de Segurança 2024: Mitigação da Tolerância ao Risco. O projeto de Gestão de Contratadas foi implementado, que inclui o levantamento de ferramentas de segurança utilizadas por empresas terceirizadas, promovendo sua integração com nossos padrões e objetivos de segurança.
O uso ativo da ferramenta de relatos pelas contratadas indica a eficácia da COMSECON. Essa ferramenta permite o registro de condições inseguras, decisões seguras, práticas de cuidado ativo e incidentes, auxiliando na identificação e mitigação de riscos de forma proativa e colaborativa.
KODS 2030
Zerar vidas mudadas* de colaboradores próprios e contratados
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Quantidade de vidas mudadas | 8 | 6 | 6 | 3 |
As vidas mudadas registradas nesse ano estiveram relacionadas com Equipamentos Moveis e Adequação de Máquinas, atividades críticas já mapeadas. Projetos específicos para mitigação desses riscos, como o projeto de segregação homem maquina e o comitê de NR10 e NR12, estão sendo executados.
Em 2024, foram criadas Gerências Regionais de Segurança do Trabalho, direcionando esforços estratégicos para reduzir incidentes com uma gestão focada nos diversos segmentos da companhia. Neste ano, foram realizadas Auditorias dos Requisitos de Atividade Crítica (RAC) em todas as plantas.
O Plano de Trabalho de Segurança segue como eixo central para a redução de ocorrências de alto potencial, dividido em quatro iniciativas principais:
Gestão de Riscos: Foco na análise de atividades e antecipação de riscos, reforçando o controle preventivo.
- Desenvolvimento de Lideranças: Programas de capacitação técnica e comportamental para fortalecer o pensamento crítico e a atuação estratégica em segurança.
- Competência Operacional: Integração de programas de reconhecimento, valorizando práticas seguras, e ampliação de treinamentos em NR20 e NR12, mitigando riscos de exposição.
- Mitigação da Tolerância ao Risco: Implementação de inspeções rigorosas e aprimoramento da gestão de contratadas, garantindo maior controle sobre os riscos críticos.
Além disso, deu-se continuidade ao Comitê das Normas Regulamentadoras NR10 e NR12, com foco no levantamento de próximos passos para adequação, além do fortalecimento da segurança de processos por meio de melhorias nas investigações de ocorrências, possibilitando ações abrangentes em unidades com riscos similares. A Companhia realizou auditorias dos Requisitos de Atividade este ano.
*O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais e de processo considerados gravíssimos e permanentes envolvendo pessoas.
KODS 2030
Manter a taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados abaixo de 50
Taxa de de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) |
---|---|---|---|
257 |
55 | 376 | 247 |
Em 2024, A Companhia deu continuidade a projetos estruturantes, como o Comitê das Normas Regulamentadoras NR10 e NR12, com foco no levantamento de próximos passos para adequação e consolidação da segurança de processos. Houve avanços na investigação de ocorrências, permitindo ações abrangentes em unidades com riscos similares, além da realização de auditorias nos Requisitos de Atividade Crítica (RAC) em todas as plantas.
As Gerências Regionais de Segurança do Trabalho foram criadas, concentrando esforços estratégicos para reduzir incidentes. Essas ações incluem o fortalecimento do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), alinhado à norma ISO 45001, e o aprimoramento contínuo de procedimentos, ferramentas e treinamentos.
O Plano de Trabalho de Segurança segue como um pilar central, dividido em iniciativas estratégicas, incluindo:
- Gestão de Riscos: Reforçando análises de atividades e antecipação de riscos;
- Desenvolvimento de Lideranças: Promovendo capacitações técnicas e comportamentais para estimular pensamento crítico e liderança em segurança;
- Competência Operacional: Unificando programas de reconhecimento e ampliando treinamentos em NR20 e NR12, potencializando práticas seguras;
- Mitigação da Tolerância ao Risco: Implementando inspeções rigorosas e fortalecendo a gestão de contratadas.
O Programa de Desempenho segue em seu quarto ano, e inclui ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança, juntamente do processo de gestão que considera a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como critério de contratação para o reconhecimento corporativo, incentivando as empresas parceiras que priorizam a segurança de seus colaboradores. Além da continuidade dos projetos iniciados nos anos anteriores como o Comitê da Norma Regulamentadora 10 e 12, houve consolidação da segurança de processos com avanços nas investigações das ocorrências de processos, tornando possível a abrangência de ações para todas as unidades que possam ter o mesmo risco, e implantação das barreiras de mitigação dos riscos reforçando a de segregação pessoas e equipamentos.
Nesse ano, também foram iniciadas ações com o objetivos de mitigar a tolerância ao risco com foco no programa de inspeções que tem o objetivo desenvolver um parceiro Klabin para realizar um diagnóstico/ auditoria em todas as unidades fazendo um levantamento dos principais riscos do negócio afim de que seja possível definir estratégias, investimentos, direcionamentos, para que possamos controlar reduzir ou mitigar estes riscos, com foco para riscos operacionais, riscos de processos e riscos ocupacionais. Também está sendo endereçado o projeto de gestão de contratadas, que será realizado por meio de um sistema, a gestão documental e de auditoria de terceiros e também, dos equipamentos de terceiros inicialmente para veículos e sem seguida, para equipamentos operacionais fixos e móveis.
Taxa de gravidade de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 444 | 82 | 239 | 366 |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
Em 2024, registramos um aumento na taxa de gravidade devido a um evento crítico que resultou em uma vida mudada.
Taxa de gravidade de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 60 | 30 | 488 | 161 |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
KODS 2030
Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente
Percentual de unidades por nível de maturidade
KODS 2030
Manter a taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1
Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
Unidades | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|---|---|
Patológico | 0 | 0% | 0% | 0% | 0% | 0% |
Reativo | 8 | 29% | 38% | 26% | 26% | 26% |
Calculador | 19 | 32% | 34% | 61% | 61% | 61% |
Proativo | 3 | 4% | 7% | 10% | 10% | 10% |
Generativo | 1 | 4% | 3% | 3% | 3% | 3% |
Em avaliação* | 0 | 32% |
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) |
---|---|---|---|
1,70 |
1,34 | 1,39 | 1,84 |
Em 2024 foram criadas Gerencias Regionais de Segurança do Trabalho, que concentram ações estratégicas na redução de eventos de segurança com gestão focada nos diferentes seguimentos da companhia. Esforços estão sendo direcionados para aumentar a capacidade na gestão de risco, desenvolver líderes engajados com a segurança, desenvolver competências operacionais em segurança e mitigar a tolerância ao risco, contemplando também as empresas contratadas.
Visando a redução de ocorrências de alto potencial a Companhia está trabalhando com o projeto de "Fortalecimento da Permissão de Trabalho e Análise de Segurança do Trabalho" para haver uma gestão de risco padronizada e clara por meio de um software que registraram os riscos específicos de cada atividade inclusive as que envolvam alguma das nossas RAC's (Requisito de atividade crítica).
Por meio do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON), as empresas contratadas são incentivadas a realizar trabalhos como DDS, entrevistas em campo, relatos de segurança e também reconhecimentos de atividade segura.
Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 2,07 | 1,59 | 1,74 | 2,97 |
% de redução y-o-y | 22% | 23% | -8% | -71% |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht
Em 2024, foram implementadas as Gerências Regionais de Segurança do Trabalho, com esforços estratégicos com foco na redução de incidentes e na adaptação às necessidades dos diferentes segmentos da companhia. Dessa forma, a Companhia está fortalecendo o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), alinhando-o às exigências da norma ISO 45001.
Houve avanços nas iniciativas estratégicas do Plano de Trabalho de Segurança. Entre essas iniciativas, destacam-se:
- Aperfeiçoamento da gestão de riscos, com foco na análise detalhada das atividades e na antecipação de potenciais ameaças;
- Desenvolvimento de lideranças e competências operacionais, com treinamentos e programas de reconhecimento que promovem uma visão integrada de segurança alinhadas ao eixo técnico e comportamental;
- Mitigação de tolerância aos riscos promovendo ações consistentes em toda a companhia envolvendo um programa de inspeções para avaliação dos riscos da operação.
Taxa de frequência de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 1,31 | 1,11 | 1,09 | 1,03 |
% de redução y-o-y | 18% | 15% | 2% | 5% |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
Os resultados de 2024 foram orientados pelo aprimoramento contínuo do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) e da revisão da política de gestão de contratadas, iniciada em 2020.
Além disso, em seu quarto ano, a COMSECON proporcionou avanços nas principais iniciativas do Plano de Trabalho de Segurança 2024: Mitigação da Tolerância ao Risco. O projeto de Gestão de Contratadas foi implementado, que inclui o levantamento de ferramentas de segurança utilizadas por empresas terceirizadas, promovendo sua integração com nossos padrões e objetivos de segurança.
O uso ativo da ferramenta de relatos pelas contratadas indica a eficácia da COMSECON. Essa ferramenta permite o registro de condições inseguras, decisões seguras, práticas de cuidado ativo e incidentes, auxiliando na identificação e mitigação de riscos de forma proativa e colaborativa.
KODS 2030
Zerar vidas mudadas* de colaboradores próprios e contratados
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Quantidade de vidas mudadas | 8 | 6 | 6 | 3 |
Em 2024, foram criadas Gerências Regionais de Segurança do Trabalho, direcionando esforços estratégicos para reduzir incidentes com uma gestão focada nos diversos segmentos da companhia. Neste ano, foram realizadas Auditorias dos Requisitos de Atividade Crítica (RAC) em todas as plantas.
O Plano de Trabalho de Segurança segue como eixo central para a redução de ocorrências de alto potencial, dividido em quatro iniciativas principais:
Gestão de Riscos: Foco na análise de atividades e antecipação de riscos, reforçando o controle preventivo.
- Desenvolvimento de Lideranças: Programas de capacitação técnica e comportamental para fortalecer o pensamento crítico e a atuação estratégica em segurança.
- Competência Operacional: Integração de programas de reconhecimento, valorizando práticas seguras, e ampliação de treinamentos em NR20 e NR12, mitigando riscos de exposição.
- Mitigação da Tolerância ao Risco: Implementação de inspeções rigorosas e aprimoramento da gestão de contratadas, garantindo maior controle sobre os riscos críticos.
Além disso, deu-se continuidade ao Comitê das Normas Regulamentadoras NR10 e NR12, com foco no levantamento de próximos passos para adequação, além do fortalecimento da segurança de processos por meio de melhorias nas investigações de ocorrências, possibilitando ações abrangentes em unidades com riscos similares. A Companhia realizou auditorias dos Requisitos de Atividade este ano.
*O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais e de processo considerados gravíssimos e permanentes envolvendo pessoas.
KODS 2030
Manter a taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados abaixo de 50
Taxa de de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) |
---|---|---|---|
257 |
55 | 376 | 247 |
Em 2024, A Companhia deu continuidade a projetos estruturantes, como o Comitê das Normas Regulamentadoras NR10 e NR12, com foco no levantamento de próximos passos para adequação e consolidação da segurança de processos. Houve avanços na investigação de ocorrências, permitindo ações abrangentes em unidades com riscos similares, além da realização de auditorias nos Requisitos de Atividade Crítica (RAC) em todas as plantas.
As Gerências Regionais de Segurança do Trabalho foram criadas, concentrando esforços estratégicos para reduzir incidentes. Essas ações incluem o fortalecimento do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), alinhado à norma ISO 45001, e o aprimoramento contínuo de procedimentos, ferramentas e treinamentos.
O Plano de Trabalho de Segurança segue como um pilar central, dividido em iniciativas estratégicas, incluindo:
- Gestão de Riscos: Reforçando análises de atividades e antecipação de riscos;
- Desenvolvimento de Lideranças: Promovendo capacitações técnicas e comportamentais para estimular pensamento crítico e liderança em segurança;
- Competência Operacional: Unificando programas de reconhecimento e ampliando treinamentos em NR20 e NR12, potencializando práticas seguras;
- Mitigação da Tolerância ao Risco: Implementando inspeções rigorosas e fortalecendo a gestão de contratadas.
O Programa de Desempenho segue em seu quarto ano, e inclui ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança, juntamente do processo de gestão que considera a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como critério de contratação para o reconhecimento corporativo, incentivando as empresas parceiras que priorizam a segurança de seus colaboradores. Além da continuidade dos projetos iniciados nos anos anteriores como o Comitê da Norma Regulamentadora 10 e 12, houve consolidação da segurança de processos com avanços nas investigações das ocorrências de processos, tornando possível a abrangência de ações para todas as unidades que possam ter o mesmo risco, e implantação das barreiras de mitigação dos riscos reforçando a de segregação pessoas e equipamentos.
Nesse ano, também foram iniciadas ações com o objetivos de mitigar a tolerância ao risco com foco no programa de inspeções que tem o objetivo desenvolver um parceiro Klabin para realizar um diagnóstico/ auditoria em todas as unidades fazendo um levantamento dos principais riscos do negócio afim de que seja possível definir estratégias, investimentos, direcionamentos, para que possamos controlar reduzir ou mitigar estes riscos, com foco para riscos operacionais, riscos de processos e riscos ocupacionais. Também está sendo endereçado o projeto de gestão de contratadas, que será realizado por meio de um sistema, a gestão documental e de auditoria de terceiros e também, dos equipamentos de terceiros inicialmente para veículos e sem seguida, para equipamentos operacionais fixos e móveis.
Taxa de gravidade de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 444 | 82 | 239 | 366 |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
Em 2024, o aumento na taxa de gravidade deu-se devido a um evento crítico que resultou em uma vida mudada em uma de nossas unidades.
Taxa de gravidade de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 60 | 30 | 488 | 161 |
Cobertura | 100% | 100% | 100% | 100% |
KODS 2030
Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente
Percentual de unidades por nível de maturidade
Unidades | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 (Prévia) | |
---|---|---|---|---|---|---|
Patológico | 0 | 0% | 0% | 0% | 0% | 0% |
Reativo | 8 | 29% | 38% | 26% | 26% | 26% |
Calculador | 19 | 32% | 34% | 61% | 61% | 61% |
Proativo | 3 | 4% | 7% | 10% | 10% | 10% |
Generativo | 1 | 4% | 3% | 3% | 3% | 3% |
Em avaliação* | 0 | 32% | 17% | 0% | 0% | 0% |
as unidades, a Companhia focou em endereçar as oportunidades apontadas nos diagnósticos anteriores, utilizando o Plano de Transformação Cultural (PTC) como ferramenta estratégica, a fim de fortalecer o Sistema de Gestão. As ações planejadas são monitoradas por meio do PLAK, permitindo maior controle e direcionamento das iniciativas. Além disso, em 2024, ocorreu a Capacitação de líderes, através da Jornada da liderança e mais de 3 mil horas investidas no conhecimento de novos conceitos, desenvolvimento de competências e consciência em Segurança.
Para 2025, todas as unidades passarão pelo processo de diagnóstico, consolidando os avanços e reforçando a meta de reduzir ocorrências de alto potencial.
17% 0% 0% 0%
as unidades, a Companhia focou em endereçar as oportunidades apontadas nos diagnósticos anteriores, utilizando o Plano de Transformação Cultural (PTC) como ferramenta estratégica, a fim de fortalecer o Sistema de Gestão. As ações planejadas são monitoradas por meio do PLAK, permitindo maior controle e direcionamento das iniciativas. Além disso, em 2024, ocorreu a Capacitação de líderes, através da Jornada da liderança e mais de 3 mil horas investidas no conhecimento de novos conceitos, desenvolvimento de competências e consciência em Segurança.
Para 2025, todas as unidades passarão pelo processo de diagnóstico, consolidando os avanços e reforçando a meta de reduzir ocorrências de alto potencial.
Tópico | Ação |
---|---|
Identificação de Perigos e Riscos |
O objetivo da coordenação de Segurança de Processos é implementar um sistema de gestão que trabalhe na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada aos processos industriais do Negócio de Papel & Celulose. Os temas que compõem esse sistema de gestão são: O processo de identificação de perigos e riscos foi iniciado em 2023 como parte dos esforços contínuos para fortalecer a segurança e a proteção dos colaboradores. |
Priorização e integração de planos de ação |
Em 2023, teve sequência a consolidação da plataforma GENU como sistema integrado de gerenciamento dos planos de ação da Companhia em relação à SSO. Também começaram os projetos relacionados à adequação do sistema para análises específicas das ocorrências voltadas para segurança de processos. Além disso, houve a padronização do formato de "abrangências de ações" quando estiverem relacionadas a acidentes com alto potencial. Nessas ocasiões são definidas ações de mitigação e análise das unidades com potencial para o mesmo cenário, contribuindo para a redução dos riscos. Para o próximo ano, foi definido que o cumprimento dos planos de ação que afetam o índice de segurança farão parte das metas de toda a Companhia. |
Integração de ações para respostas a situações de emergência | Em 2023 foi lançado o projeto de "Sistema de resposta a emergência" com o objetivo de trazer padronização do Sistema de Resposta à Emergência para as unidades da Klabin, conforme Normas Nacionais e Internacionais, garantindo rastreabilidade, disponibilidade, eficácia e comprometimento da liderança com o sistema de bombeamento de água, hidrantes, extintores, detectores de fumaça, botoeiras de emergência, alarmes, sprinklers e redes de dilúvio. Esse processo passa pelas seguintes etapas: 1. Criação de procedimentos operacionais padrão; 2. Criação de checklists de inspeção; 3. Visitas técnicas com emissão de relatórios para tratativas de não conformidades; 4. Treinamentos presenciais e online; 5. Padronização da gestão das brigadas de emergência; 6. Alinhamento com o time de seguros (PGR) para equalização dos trabalhos com as unidades; 7. Comissionamento de novos sistemas de resposta a emergência; 8. Apoio técnico para emissão/renovação do auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB). |
Avaliação do progresso de redução e prevenção de riscos | Em 2023, foi formado um comitê de especialistas dedicado ao estudo e análise da estrutura do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Este comitê foi responsável por realizar ações internas, mantendo o apoio de consultorias especializadas e ajustando o sistema Genu para a elaboração do PGR das unidades. A digitalização e disponibilização das informações e do PGR via sistema são medidas estratégicas que facilitam o acesso e o gerenciamento dos dados relacionados à segurança ocupacional. Essa iniciativa torna as informações mais acessíveis e permite uma gestão mais eficiente e proativa dos riscos, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e rápidas quando necessário. O investimento na formação do comitê de especialistas, na adequação do sistema Genu e na informatização do PGR reforça o compromisso da Klabin com a segurança e a saúde dos colaboradores e em atender às normas regulamentadoras e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. |
Auditorias internas | A realização parcial da Auditoria de Requisitos de Atividades Críticas (RACs) possibilita identificar a robustez e as salvaguardas do sistema produtivo relacionados ao gerenciamento dos riscos. Para o ano de 2024 as auditorias serão realizadas em 100% das plantas. |
Verificação Externa | O gerenciamento de Perigos e Riscos é orientado pela ISO 45001:2018. A Klabin tem seis unidades com certificações dentro do prazo de validade das auditorias realizadas entre os anos de 2020 e 2021 e recertificadas em 2023. |
Procedimentos para investigação de acidentes, incidentes, doenças relacionadas ao trabalho | Em 2023, teve continuidade o amplo projeto de modernização do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Foi conduzida a revisão de procedimentos existentes e a definição de novos procedimentos padrão para toda a Companhia. Destaca-se a revisão dos procedimentos de bloqueio de energias perigosas e de escavação e perfuração de solo. Foram criados procedimentos padrão relacionados a treinamentos de SSO, hidrojateamento, entre outros. A Klabin trabalha de acordo com o Superar, adaptação do método TPM/WCM para o seu contexto e realidade. Em 2023, teve início o Projeto Araucária, focado em melhoria contínua, visando ao processo de certificação. O Projeto atua com o time de inovação para modernizar e alinhar os requisitos e ferramentas do método a melhorias do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. |
Treinamentos para colaboradores | Para o desenvolvimento do time de SSO, em 2023 foi criada a Trilha Cuidado e Valorização da Vida. A iniciativa é composta por 14 cursos com temáticas voltadas para a ampliação da capacidade crítica e analítica do time de segurança, a partir de conteúdos focados na evolução da cultura de segurança e do sistema de gestão de SSO. Em 2022, o tema de SSO foi incluído na integração de colaboradores Klabin (colaboradores diretos e indiretos que atuam dentro de instalações Klabin participam). |
Critério para compras e requisitos contratuais | Desde 2022, foi implementado um programa de desempenho que estabeleceu a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como um critério de contratação de compras. A iniciativa inclui avaliações sobre ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança. |
Taxas e números de saúde e segurança ocupacional
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 1,00 | 2,00 | 0,00 | 4,00 |
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 0,02 | 0,03 | 0,00 | 0,05 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* | 2,00 | 6,00 | 6,00 | 2,00 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) | 0,04 | 0,09 | 0,08 | 0,03 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** | 117 | 112 | 102 | 106 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** | 2,18 | 1,70 | 1,34 | 1,39 |
*Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses.
** Acidentes com afastamento.
*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht.
Apesar dos esforços para garantir a segurança das operações, infelizmente, houve registro de quatro fatalidades, sendo um colaborador direto e três indiretos, ao longo de 2023. A Klabin está direcionando esforços estratégicos para mudar esse cenário, fortalecendo o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) para torná-lo mais sólido e robusto e alinhado à norma ISO 45001, o que envolve o aprimoramento contínuo de procedimentos, sistemas, ferramentas e treinamentos.
Em 2023, houve um aumento em relação ao ano anterior, o que indica a necessidade de a Companhia continuar dedicando-se diariamente ao fortalecimento do gerenciamento de riscos e orientações da Política de Proteção à Vida.
Reafirmando o compromisso permanente com a segurança dos colaboradores, está sendo executado um plano amplo com foco na erradicação de fatalidades nas operações da Klabin. Ele abrange iniciativas e medidas para fortalecer o gerenciamento de riscos, capacitar líderes e operadores, e mitigar a tolerância ao risco.
Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores diretos
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 0,00 | 2,00 | 0,00 | 1,00 |
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 0,00 | 0,06 | 0,00 | 0,03 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* | 1,00 | 2,00 | 5,00 | 0,00 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) | 0,03 | 0,06 | 0,14 | 0,00 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** | 78 | 70 | 57 | 60 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** | 2,67 | 2,07 | 1,59 | 1,74 |
* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses.
** Acidentes com afastamento.
*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht.
Estão sendo feitos esforços estratégicos para a eliminação do cenário de fatalidades na Companhia, com ações para fortalecer o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) tornando-o mais sólido e robusto, alinhado à norma ISO 45001 e com o aprimoramento contínuo de procedimentos, sistemas, ferramentas e treinamentos.
O aumento nas taxas em relação a 2022 indica a necessidade de a Companhia continuar dedicando-se diariamente ao fortalecimento do gerenciamento de riscos e à aderência às orientações da Política de Proteção à Vida.
Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores indiretos
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 1,00 | 0,00 | 0,00 | 3,00 |
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho | 0,04 | 0,00 | 0,00 | 0,07 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* | 1,00 | 4,00 | 1,00 | 2,00 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) | 0,04 | 0,12 | 0,02 | 0,05 |
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** | 39 | 42 | 45 | 46 |
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** | 1,59 | 1,31 | 1,11 | 1,09 |
* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses.
** Acidentes com afastamento.
*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht
Apesar dos esforços voltados à segurança, lamentavelmente, houve o registro de fatalidades nas operações. A Companhia está concentrando esforços estratégicos na transformação desse cenário, fortalecendo seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) e empenhada em reduzir a tolerância ao risco por meio de iniciativas como o programa de inspeções e a gestão de contratadas.
Em 2023, continuou o trabalho iniciado nos anos anteriores com a implementação e acompanhamento do Programa de Desempenho de Contratadas (COMSECON – Comite de Segurança das Contratadas), que inclui ações preventivas, gestão de riscos, calendário de campanhas e inspeções de segurança. Uma das melhorias dessa abordagem é o aumento da participação das empresas contratadas na ferramenta "Relatos", em que podem fazer apontamentos de condição insegura, cuidado ativo, decisão segura e incidentes.
Taxa de doença ocupacional envolvendo colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
Empregados | 0,06 | 0,00 | 2,78* | 0,29 |
Cobertura (% de empregados) | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% |
* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht
Em 2023, houve uma melhora nas taxas de doença ocupacional relacionadas ao trabalho que realizamos de promoção a saúde e prevenção de doenças, além de programa de atenção primária a saúde que temos um algumas unidades.
*Este número foi calculado com base na hora-homem-trabalhada (HHT) de 2023.
Quantidade de casos de doenças ocupacionais reportáveis envolvendo colaboradores diretos e indiretos (por região)
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|---|
Norte | 0 | 0 | 0 | 1 |
Nordeste | 0 | 0 | 0 | 3 |
Centro-oeste | 0 | 0 | 0 | 0 |
Sudeste | 1 | 0 | 1 | 1 |
Sul | 1 | 0 | 9 | 5 |
Total | 2 | 0 | 10 | 10 |
Em 2023, houve a manutenção do número de casos de nexos de doenças ocupacionais relacionadas ao nexo técnico previdenciário. No entanto, as taxas melhoraram devido às ações dos comitês de ergonomia e acompanhamento dos casos pela equipe de saúde dos ambulatórios da Companhia (equipe multidisciplinar) e encaminhamentos para os canais do Viver Bem (pilares saúde física, social, financeira e mental).
Serviços de saúde ocupacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 5 de maio de 2023 o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19.
A declaração não significa, no entanto, que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde, mas que o manejo da doença passa a ser como o de outras infecções. Apesar da suspensão do protocolo médico da Klabin relacionado à enfermidade, a Companhia segue atenta às queixas dos colaboradores e terceiros e pronta para fornecer orientações sobre os sintomas gripais, sejam eles provenientes da Covid-19 ou da Influenza.
Em 2023, o atendimento aos colaboradores em todas as unidades teve foco no cumprimento às Normas Regulamentadoras.
Os Programa de Atenção Primária, disponível em algumas unidades em parceria com a operadora de saúde, levou à redução de custo e tempo de diagnóstico. Além disso, a frequência de procura e aderência a terapias se manteve estável no período.
Programas e benefícios associados a saúde - por temática
Programa/Benefício | Cobertura |
Psicologia Viva (psicoterapia online colaboradores e dependentes) | 22.253 atendimentos realizados |
Programa de Apoio ao Empregado (EAP) | 610 ligações ao programa |
Outubro Rosa - % de Adesão Colaboradores | 47,70% |
Outubro Rosa - % de Adesão Dependentes | 39,13% |
Novembro Azul- % de Adesão Colaboradores | 45,85% |
Novembro Azul - % de Adesão Dependentes | 41,45% |
Promoção da Saúde do Trabalhador
Em 2023, o Programa Viver Bem foi reestruturado tornando-se mais diversificado com a inclusão da chave do pilar de saúde financeira e a reclassificação do pilar de saúde emocional para saúde mental, dando mais ênfase ao tema. Foram promovidas várias iniciativas nos pilares de saúde física, mental, financeira e social com focadas no cuidado integral e preventivo para os colaboradores e seus familiares.
As ações incentivam o cuidado e manutenção da saúde, oferecendo suporte para a melhoria do estilo e qualidade de vida no ambiente de trabalho, promoção da saúde e do bem-estar, contribuindo para uma cultura de cuidado e para um futuro mais sustentável e seguro.
Abaixo estão relacionadas as ações relacionadas a cada um dos pilares do programa:
• Saúde Física:
Foram desenvolvidas campanhas de saúde preventiva, com destaque para o Outubro Rosa, o Novembro Azul e de vacinação contra a gripe, que impactaram 2.900 colaboradores e familiares.
Neste ciclo também começaram as atualizações das análises ergonômicas. Além das campanhas e da continuidade das ações de ergonomia, foram conduzidas as revalidações das análises ergonômicas e a inclusão de um Relatório de Ergonomia Cognitiva com objetivo de avaliar a carga mental dos colaboradores.
Observou-se um crescimento de 30% para 35% de adesão à plataforma de atividade física, que beneficia os colaboradores e seus dependentes.
Reforçando seu compromisso em promover a qualidade de vida dos colaboradores, a Klabin tornou-se signatária do Movimento Gerar Bem-Estar da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).
• Saúde Mental e Emocional:
A Klabin disponibiliza um serviço de psicoterapia on-line para os colaboradores e seus dependentes, sem custo e sem limites de sessões, através do parceiro Conexa na plataforma Psicologia Viva. O serviço foi tema de campanhas com foco em ampliar o acesso, principalmente voltado à prevenção relacionada à saúde mental, o que resultou no aumento nas buscas e na realização de consultas.
Outro benefício disponível para os colaboradores da Klabin e seus dependentes é o Programa de Apoio ao Colaborador, que fornece apoio ou aconselhamento sigiloso nas áreas jurídica, psicológica, social e financeira. Em 2023, foram mais de 610 atendimentos.
Também continuaram as ações com foco em psicoeducação e prevenção em saúde mental para diferentes públicos. Em parceria com a Escolha de Negócios (ENK), foram realizadas capacitações para as lideranças voltadas ao tema da segurança psicológica na jornada da liderança no Programa Virando a Chave e de saúde mental no Programa Florescer, voltado para a formação de novos líderes.
Um questionário para o rastreio em saúde mental foi incluído nos exames periódicos, permitindo uma atuação preventiva. A partir do rastreamento de sinais e sintomas é possível atuar para prevenir ou minimizar situações graves de saúde mental. No ano, foram 302 participantes do projeto piloto e, em 2024, a proposta é ele seja ampliado para todas as unidades.
A Klabin manteve-se signatária do #MenteEmFoco, movimento de organizações que reconhecem a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Seu0 objetivo é incorporar e acompanhar ações a cada seis meses, além de manter o assunto em pauta e agir em benefício da saúde mental dos colaboradores e da sociedade, combatendo o preconceito social e o tabu sobre o tema.
• Saúde financeira:
Em 2023, houve o reforço da Trilha de Educação Financeira, conectada à estratégia de incentivo de longo prazo (ILP) para todos no Portal Escola de Negócios Klabin. A iniciativa disponibiliza seis horas de conteúdos comportamentais e técnicos, como inteligência financeira, planejamento, investimentos e preparação para o futuro. No ano, foram 1.865 horas de treinamento concluídos.
Além da trilha, aconteceram seis rodas de conversas sobre o tema, reforçando a educação financeira, e ações específicas como palestra e plantões para apoiar colaboradores na declaração do imposto de renda. A Companhia ainda oferece canais de suporte para consultoria em planejamento financeiro, bem como para orientações e dúvidas, disponíveis sem custos para colaboradores e dependentes.
• Saúde Social:
Além dos canais de apoio, há o Programa de Gestantes Klabin, desenvolvido para cuidar e acompanhar as colaboradoras gestantes, desde o descobrimento da gravidez até o retorno ao trabalho. Foram incluídas ações direcionadas às famílias, como rodas de conversas e webinars sobre parentalidade, que contaram com a participação de 460 colaboradores.
O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) é guiado pelos padrões do ciclo PDCA em todas as unidades fabris e florestais, com diretrizes e procedimentos dedicados à prevenção de perdas e ao aprimoramento contínuo dos processos, visando a preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. O SGSSO se baseia na promoção da cultura de saúde e segurança, contando com a parceria das lideranças como elemento essencial para vivenciar e influenciar, seguindo três princípios fundamentais:
1. Compromisso visível: demonstrar, pelas atitudes, decisões e palavras, o envolvimento e dedicação ao SSO como um valor central;
2. Responsabilidade de linha: engajar-se na implantação, manutenção e aprimoramento do SGSSO, garantindo o desdobramento, consolidação e alocação adequada de recursos, visando a assegurar melhores práticas e resultados sustentáveis;
3. Disciplina operacional: adotar uma postura de execução segura de cada tarefa, reportando possíveis situações de riscos para pessoas ou patrimônio e praticando cuidado ativo.
A cultura de segurança é continuamente desenvolvida e avaliada por meio da metodologia Hearts & Minds, respaldada pela Política de Proteção à Vida.
Além disso, há um plano de ação abrangente em resposta a ocorrências graves, que inclui uma análise da possibilidade de recorrência nas diversas plantas. Isso permite a padronização das mesmas medidas de mitigação do perigo.
As auditorias de RAC (Requisitos de Atividades Críticas), feitas anualmente conforme programação, avaliam as unidades de acordo com o progresso na prevenção dos riscos identificados.
Como parte do compromisso contínuo com a segurança dos colaboradores, a Klabin empenha-se em implementar um plano abrangente de trabalho, voltado para a eliminação de fatalidades. O documento inclui iniciativas e ações estratégicas para fortalecer a gestão de riscos, capacitar as lideranças e operadores, além de mitigar a tolerância ao risco.
Para aumentar a capacidade na gestão de risco, os riscos existentes são periodicamente revistos, permitindo o reforço dos processos de permissão para trabalho e de análise de segurança da tarefa (PT/AST) e a implementação de medidas para melhorar a segurança viária nas operações. Além disso, as lideranças são capacitadas para promover ativamente uma cultura de segurança. Está em implementação o programa Atitude 5 Estrelas, focado em garantir a competência operacional em segurança, acompanhado por uma nova matriz de treinamento para atender aos requisitos das normas NR20 e NR12. As ações para mitigar a tolerância ao risco, incluem o programa de inspeções abrangente e o reforço das práticas de gestão de contratadas, focado na padronização de segurança das terceirizadas.
A Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho está subordinada à Diretoria de Gente & Serviços Corporativos, com reporte direto para a Gerência de Remuneração, Performance e Segurança do Trabalho. Em 2024, a Gerência de Segurança foi reestruturada. Além da Gerência de Segurança do Trabalho Corporativa, responsável pela padronização dos processos de segurança da Klabin, foram criadas gerências de segurança por negócio, com ramificações em coordenações descritas a seguir:
Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho: estrutura que já existia e a partir da mudança fica responsável pela manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e da definição de diretrizes e padrões para a Companhia.
Gerência Regional de Segurança do Trabalho: são quatro novas estruturas dedicadas à padronização das operações de segurança nas diferentes unidades de negócio: Florestal; Embalagens; Papéis SP/SC; e Papéis PR.
Atualizado e verificado em: 30/07/2024