Desempenho socioambiental de fornecedores

Cadeia de valor fortalecida e resiliente em seus elos mais vulneráveis, composta por fornecedores com práticas socioambientais responsáveis, que garantam boas práticas ao longo de todo o ciclo de vida produtivo.

KODS 2030

100% dos fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento.

 

Percentual de fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento.

2021 2022 2023 (Prévia) 2030 Goal
56% 70% 83.1% 100%
 

 

O baseline de 2020 (data de lançamento do KODS) considera cerca de 13,5% de fornecedores críticos contemplados por ano, desde a primeira onda do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Cadeia de Fornecimento, iniciado em 2019. Os critérios que definem um fornecedor como crítico são: valor do faturamento para Klabin (spend), representatividade nas torres de negócio (Florestal, Papel e Celulose e Embalagens), recorrência maior que seis vezes (em meses distintos no ano).

Para saber mais sobre o programa, método e resultados, acesse Gestão do tema Desempenho socioambiental de fornecedores.

 

Contratação de metas por executivos ligadas ao tema

  2022 2021
Gestores 24% 4%
Diretores 100% 0%
Total de executivos 210 26

Perfil da cadeia de fornecedores da Klabin


Os fornecedores são classificados como fornecedores de insumos florestais, commodities e especialidades químicas para produção de celulose e papel; combustíveis, energia e embalagens para produtos acabados; prestação de serviços de logística, gestão de materiais, armazenagem e locação de equipamentos; fornecimento de material auxiliar de produção, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), rolamentos, bombas; prestação de serviços de limpeza, segurança e manutenção, entre outros cargos. Esta amostra não considera as aquisições internacionais (Importação e Klabin Argentina).

 Perfil de fornecedores

Perfil de Fornecedor

 2022 

Número total de fornecedores Tier-1  7.528 
Número total de fornecedores significativos em Tier-1  88
Percentual do total de despesas com fornecedores significativos em Tier-1 6%
Número total de fornecedores significativos que não estão em   Tier-1 0
Número total de fornecedores significativos (Tier-1 e não Tier-1)  88

 

Avaliação de fornecedores 

Avaliação de Fornecedores

2022

Meta 2022

Percentual de fornecedores significativos avaliados 91% 90%
Número total de fornecedores avaliados via avaliação documental/ avaliação on-site 88 -
Número de fornecedores avaliados com impactos negativos substanciais reais/potenciais  31 -
Percentual de fornecedores com impactos negativos substanciais reais/potenciais com plano de ação
 
35% -
Número de fornecedores com impactos negativos substanciais reais/potenciais que tiveram seus contratos encerrados 0 -

 

Fornecedores com planos de ação corretiva 

Suporte no plano de ação corretiva 2022
Número total de fornecedores assistidos na implementação do plano de ação corretiva 31
Percentual de fornecedores avaliados com impactos negativos substanciais reais/potenciais apoiados na implementação de planos de ação corretiva 35%
Meta de fornecedores significativos na implementação do plano de ação corretiva 100%

 

Fornecedores em programas de capacitação

Programas de capacitação 2022 Meta
Número total de fornecedores em programas de capacitação 88 -
Percentual de fornecedores significativos em implementação de programa de capacitação 69% 100%

 

Quantidade fornecedores ativos por região e gastos totais realizados

  Unidade 2022 2021 2020 Var. % (21/22)
Norte Número 262 267 196 -1,87
Nordeste Número 896 832 646 7,69
Centro-oeste Número 180 184 51 -2,17
Sudeste Número 2094 2.043 3.782 2,50
Sul Número 4096 3.993 3.176 2,58
Total de fornecedores ativos Número 7.528 7.319 7.851 2,86
Valor total gasto com fornecedores Milhões de Reais 7.281 6.061 4.200 20,13


GRI-204-1

Porcentagem de compras com fornecedores locais

Estado 2022 2021 2020 2019
Amazonas 59,74% 59,97% 71,4% 38,7%
Bahia 58,37% 36,23% 37,8% 56,6%
Ceará 50,02% 30,49% NA NA
Goiás 60,69% 41,52% NA NA
Minas Gerais 56,09% 37,80% 55,5% 45,9%
Paraná 62,62% 61,30% 66,8% 65,0%
Pernambuco 45,86% 35,18% 37,4% 50,6%
Santa Catarina 56,29% 41,08% 58,3% 56,0%
São Paulo 85,50% 82,27% 78,1% 87,6%
Rio Grande do Sul 58,46% 43,19% 60,0% 14,7%
Média 63,1% 46,9% 64,7% 64,3%

1 - São considerados fornecedores locais, aqueles sediados no mesmo estado em que estão as operações da Klabin (matriz e filial).

2- A porcentagem de compras com fornecedores locais considera o spend total de fornecedores monitorados pela matriz de criticidade e sustentabilidade (exceto importação, Klabin Argentina e própria Klabin).

3 - As variações são decorrentes de negociações comerciais e diferenciais nas condições de preço e volume.

GRI-308-1GRI-414-1

Porcentagem de novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais e ambientais*

  2022 2021 2020 2019
Número de novos fornecedores 73 103 136 147
Número de novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais 73 103 136 147
Percentual de fornecedores selecionados com base em critérios sociais 100% 100% 100% 100%

*O número de novos fornecedores considerados são somente os da base de dados críticos. A Klabin está no processo de encaminhamento para consideração de todos os fornecedores além dos críticos.

O número de fornecedores informado representa os fornecedores críticos que participam do programa de Responsabilidade Social Empresarias da cadeia de fornecimento no ciclo 2022. Os quatro temas abordados no programa são: meio ambiente, ética, relações trabalhistas e direitos humanos e compras corporativas.

GRI-308-2GRI-414-2

Avaliação de impactos socioambientais na cadeia de fornecedores

  2022 2021 2020 2019
Número de fornecedores avaliados com relação aos impactos sociais 88 94 84 147
Número de fornecedores identificados como causadores de impactos sociais negativos reais e potenciais 31 24 10 147
Percentual de fornecedores identificados como causadores de impactos sociais negativos – reais e potenciais – com os quais foram acordadas melhorias como decorrência da avaliação realizada 35% 26% 12% 100%

 

Em 2022, realizamos a 4ª onda de avaliação do Programa de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na cadeia de fornecimento, utilizando a metodologia EcoVadis. Foram convidados 73 fornecedores e avaliados 68, uma taxa de aderência ao final do processo de 93%. 

O relacionamento da Klabin com seus fornecedores é pautado por uma política de respeito e confiança. Para tornar o processo mais transparente, as relações comerciais são realizadas pelas áreas de compras, com foco em: desenvolver novas fontes de suprimentos nacionais e internacionais; coordenar o processo para a adoção de compras eletrônicas com fornecedores qualificados; estimular pequenas e médias empresas a terem maior participação no mix de fornecedores; criar sinergias com as áreas de produção, vendas e logística, entre outros. 

A gestão de fornecedores da Klabin é segmentada entre as atividades industriais e florestais. Considerando as especificidades apresentadas em ambas as atividades, a empresa definiu temas distintos (KODS) para tratar das respectivas cadeias de fornecimento. 

No caso do fornecimento de madeira, a gestão e o desempenho sobre o tema podem ser observados no KODS de Certificação Florestal, com destaque para o processo de certificação FSC, suporte para o desenvolvimento de produtores para atendimento de aspectos ESG (Matas Legais), as atividades de monitoramento e rastreabilidade, bem como iniciativas de fomento (Plante com a Klabin). 

O desempenho da Klabin associados a gestão de fornecedores, os KPIs e os compromissos assumidos com os respectivos KODS são acompanhados continuamente pela diretoria executiva e pelo Comitê de Sustentabilidade, esse último formado por conselheiros de administração da empresa. 

Ancorado no KODS de Desempenho socioambiental de Fornecedores, o Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento da Klabin tem por objetivo assegurar que os fornecedores implementem e sigam as boas práticas sociais e ambientais e garantam a boa gestão dos riscos potenciais presentes nas atividades desenvolvidas, conforme estabelecido pelo Termo de Condições Gerais de Fornecimento da Klabin e pelas Diretrizes Socioambientais para Fornecedores. As iniciativas associadas a gestão de fornecedores e práticas de compras da empresa são continuamente revistas para manterem o alinhamento com a estratégia ESG da empresa e suas políticas e códigos.

Critérios ESG na seleção e triagem de fornecedores 

Durante o processo de compras, os fornecedores são orientados a confirmar o atendimento às condições gerais de fornecimento que incluem os aspectos ESG que devem ser cumpridos durante a execução dos serviços contratados. O não atendimento e não aceite aos requisitos de contratação são impeditivos para o prosseguimento da prestação do serviço até que o fornecedor regularize a sua situação. Apesar de não existir um prazo único estabelecido para regularização de possíveis pendências e os mesmos são distintos para potenciais fornecedores da indústria e da florestal. O fornecedor se torna apto a participar de um novo processo de contratação após a solução das possíveis pendências.  

Os contratos firmados com fornecedores são estabelecidos por meio de processo de triagem e homologação, que consiste na avaliação de aspectos como saúde e segurança no trabalho, jurídico, comercial, técnico, responsabilidade ambiental e financeiro. Esses contratos trazem também cláusulas específicas de proteção ao trabalho, como a proibição de trabalho infantil e forçado, a exploração sexual infantil nas estradas e a proteção ao meio ambiente, dentre outros. 

Os fornecedores precisam comprovar expertise técnica para atender, com qualidade, prazos e volume, às demandas da Companhia (relevância para as operações); fornecer, quando necessário, amostra/lote de seus produtos para avaliação; assegurar à Klabin adoção de práticas de responsabilidade social, relativas a benefícios básicos aos seus colaboradores; ambiente de trabalho seguro, produtivo e participativo; não utilização mão de obra infantil e de padrões de responsabilidade ambiental. Devem, ainda, colaborar para o fortalecimento da cadeia de suprimento, promovendo a valorização da livre concorrência, e proporcionar visita técnica para avaliação de instalações, equipamentos, processos de produção, etc. Os aspectos ESG verificados na etapa de triagem são aplicados conforme as atividades e insumos a serem prestados ou entregues pelo fornecedor, e definem a sua significância. 

Os fornecedores de produtos e de serviços são submetidos a procedimentos para apresentação de documento para a verificação da sua conformidade em relação à legislação trabalhista e efetuam o recolhimento de contribuições sociais e encargos trabalhistas, podendo inclusive realizar inspeções (auditoria se segunda parte). Essas inspeções incluem vistoria de documentação trabalhista e de locais de atuação, para verificar não conformidades como exemplo, condições indignas de trabalho e uso de mão de obra infantil. Esse procedimento busca efetividade das condições estabelecidas para os contratados diretamente pela Companhia, com colaboradores fisicamente presentes nas unidades da Klabin ou em outro local por ela determinado.  

O acompanhamento da documentação referente à área trabalhista pode ocorrer nas próprias instalações do fornecedor, para possibilitar maior detalhamento nas análises. No caso de apuração de eventuais irregularidades, a área contratante e o setor de suprimentos são responsáveis pela adoção de providências, que incluem notificação escrita ao fornecedor sobre regularização; suspensão de pagamento até regularização do aspecto detectado como falho e afirmação de que a reincidência ocasionará a desabilitação como fornecedor da Companhia. A empresa desabilitada somente pode ser recontratada após ultrapassado o prazo de dois anos desde a rescisão contratual. No caso de novas irregularidades durante a vigência do novo contrato, o fornecedor é definitivamente desabilitado.  

Riscos considerados no processo de triagem dos fornecedores 

A Companhia adquire de fornecedores terceiros uma parcela de suas necessidades de madeira e pode ser adversamente afetada pelo aumento de seu preço ou pela indisponibilidade de madeira. Para isso, a companhia observa possíveis impactos associados aos riscos da região onde estão as operações (incluindo fatores políticos, regulações e relações com stakeholders), riscos associados ao setor e riscos associados ao fornecimento dos insumos. A Companhia utiliza-se de um abastecimento misto, composto de madeira própria e de fornecedores terceiros. Para prevenir os riscos, a Companhia procura fornecedores com os quais celebra contratos de compra e venda de madeira em pé ou compra de madeira a ser entregue em suas unidades industriais, como também compras “spot”.  

As condições de preço de madeira estão sujeitas ao mercado e a concorrência com outras culturas (soja, cana-de-açúcar e outras) nas diferentes regiões onde a Companhia atua, o que pode ocasionar aumento de seu preço e impactar a disponibilidade de madeira, afetando de forma adversa o abastecimento das suas fábricas, os custos de produção e os resultados financeiros da Companhia. A Companhia depende do fornecimento de insumos, matérias-primas e serviços para a sua operação. Elevações no preço de insumos podem aumentar o custo de produção e reduzir a rentabilidade da Companhia. As unidades operacionais da Klabin são abastecidas por diversos fornecedores e prestadores de serviços, nacionais e estrangeiros. Muitos fatores influenciam a posição competitiva da Companhia, incluindo a eficiência da planta, os índices operacionais e a disponibilidade, qualidade e o custo de certos insumos, como substâncias químicas, matérias-primas e serviços. A disponibilidade, qualidade ou custos de tais insumos podem afetar, de forma negativa, o desempenho operacional e financeiro da Companhia. Podem ocorrer aumentos nos preços de insumos, o que pode ocasionar uma redução na rentabilidade da Companhia, caso não seja possível repassá-los para os clientes.  

Definição de Fornecedores Críticos 

 Os critérios que definem um fornecedor como crítico são: valor do faturamento para Klabin (spend), representatividade nas torres de negócio (Florestal, Papel e Celulose e Embalagens), recorrência maior que seis vezes (em meses distintos no ano).

Avaliação e desenvolvimento de fornecedores significativos 

A gestão da cadeia de suprimentos é realizada com o uso da metodologia EcoVadis, que avalia os quesitos de Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis para os fornecedores considerados críticos. Por meio dessa plataforma colaborativa, é possível medir a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial de uma companhia a partir de suas políticas, ações e resultados. 

Dentro da metodologia, que pontua fornecedores com notas de 0 a 100, consideramos os seguintes critérios: tamanho da empresa, contexto do país, natureza do produto e potencial de visibilidade positiva ou negativa por meio de avaliações externas. Os níveis de avaliação demonstram a maturidade dos fornecedores da seguinte forma: 

  • Entre 0 e 20 pontos: alto risco; 
  • Entre 20 e 35 pontos: médio risco; 
  • Entre 36 e 55 pontos: empresas engajadas; 
  • Entre 56 e 75 pontos: empresas avançadas; 
  • Acima de 75 pontos: empresas-referência. 

O esforço no relacionamento com cada nível de fornecedores foca nos que pontuam abaixo de 35 pontos, apoiando e desenvolvendo esse grupo, a partir de acompanhamentos dos seus planos de ação pela área de suprimentos da Klabin, nos quatro pilares que a plataforma abrange, aumentando assim, seu nível de engajamento. Desta forma é possível em um período de médio á longo prazo, aumentar o critério de avaliação baseado no desempenho desse fornecedor. Os fornecedores selecionados que participam da avaliação são os considerados críticos.  

Desde 2019, os fornecedores críticos passaram a ser avaliados por meio dessa metodologia, iniciando com a 1ª onda, em que foram convidados 110 fornecedores e avaliados 86, com uma taxa de aderência ao final do processo de 78%. Em 2021, reavaliamos 22 destes fornecedores com nota abaixo de 35 pontos, sendo que 45% apresentaram melhora nos critérios avaliados. O objeto da Klabin é abranger 100% deles até 2030. 

Fornecedores considerados críticos que não aderem ao processo de avaliação, são analisados por um comitê composto pelas áreas de gestão técnica, Gerência de Compras diretamente relacionada ao fornecedor, Gerência de Sustentabilidade, Gerência de Excelência e Inovação em Supply Chain, Gerência de Riscos e a Gerência de Integridade que considera aspectos associados à não substituição e impacto produtivo (materiais e serviços críticos). 

Em 2022, realizamos a 4ª onda de avaliação do Programa de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na cadeia de fornecimento, utilizando a metodologia EcoVadis. Foram convidados 73 fornecedores, avaliados 68 (taxa de adesão de 93%) e reavaliados 20 fornecedores críticos da segunda onda que obtiveram pontuação abaixo da média estabelecida de 35 pontos, totalizando 88 fornecedores avaliados em 2022. Os tópicos de avaliação incluíram: Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis. A falta de resposta de outras empresas convidadas se deve a mudanças nas relações comerciais e aos custos envolvidos no processo de avaliação. 

Em média, 13,5 % dos fornecedores críticos são avaliados anualmente, totalizando em 2022, 70% no total. Entre eles, todos os que pontuaram abaixo da média esperada têm planos de ação monitorados anualmente e recebem suporte do programa para implementação das melhorias indicadas. Em 2023, acontece a 5ª onda de avaliação, em que serão convidados aproximadamente 64 novos fornecedores, com a reavalição (verificação de melhoria no desempenho e atendimento das ações sugeridas) de 21 fornecedores críticos avaliados na 3ª onda que obtiveram nota inferior à média estabelecida de 35 pontos e com a reavalição de 23 fornecedores avaliados na 1ª onda que obtiveram nota entre 36 e 55 pontos, contemplando 108 fornecedores críticos, em 2023. 

Treinamentos sobre as práticas ESG para fornecedores 

Para manter o alinhamento entre as práticas ESG da Klabin, orientadas pelas suas políticas, código e procedimentos, e as respectivas equipes de compras da empresa, são realizados treinamentos, workshop e disponibilizados conteúdos através da plataforma Ecovadis o Ecovadis Academy, que possui um catálogo de cursos de aperfeiçoamento em vários idiomas para incentivar melhorias e aumentar o conhecimento e as práticas de sustentabilidade.  

Os conteúdos apresentados internamente também são utilizados para orientar os fornecedores sobre as práticas ESG da Klabin, bem como o funcionamento do programa de avaliação de fornecedores. Todos os fornecedores que participaram das ondas de avaliação da plataforma Ecovadis, possuem acesso a conteúdos de formação em sustentabilidade. Em complemento, os fornecedores avaliados também podem utilizar a plataforma para fazer o comparativo de desempenho com pares do seu setor de atuação.  

Atualizado e verificado em: 26/12/2023