Produtos e parcerias com a cadeia de valor e circularidade

Produtos e padrões de produção e consumo essenciais para a sociedade do desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza e seus recursos.

KODS 2030

10 cases de benchmarking de economia circular em parceria com partes interessadas

Número cumulativo de cases de economia circular em parceria com partes interessadas
 

2021 2022 2023 (Prévia) Meta 2030
1 2 3 10
 

 

  1. No negócio de Sacos, o Saco Ecomix para cimentos e argamassa foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Cimentos. O produto é 100% composto com papel dispersível e é integrado ao processo de preparação do concreto, eliminando, desta forma, a geração de resíduos de embalagens. O Saco Ecomix segue em expansão no portfólio da Klabin atendendo tanto o mercado interno e externo pelos benefícios ambientais ofertados, atendendo a demanda por uma economia circular de baixo carbono.
  2. Reciclagem de Embalagens de Longa Vida (ELV) foi estabelecida com a Tetra Pak visando aumentar a capacidade instalada de reciclagem do material em território nacional. A fibra reciclada, que possui alta qualidade para fabricação de embalagens recicladas, é utilizada na produção de papel reciclado. Já o polial (polietileno e alumínio) abastece fabricantes de produtos feitos a partir deste material.
  3. Reciclagem de embalagens é em parceria com a M. Dias Branco. As aparas pré e pós-consumo geradas na operação da M. Dias Branco são coletadas e retornam para a unidade de Goiana/PE para serem fabricadas novas embalagens que retornarão para a M. Dias Branco e/ou outros clientes. 

Abordagem para a promoção da Economia Circular na Klabin 


Para além das parcerias desenvolvidas junto a parceiros externos, o desenvolvimento da Economia Circular na Klabin é transversal, desde como operamos, a gestão de subprodutos do nosso processo produtivo e como lidamos com os produtos após o ciclo de vida. A abordagem da Klabin tem sido de desenvolvimento de soluções e materiais de base florestal e alternativas para substituição de produtos não-renováveis. 

Na gestão de subprodutos do processo produtivo, possuímos a meta pública de zerar o envio de resíduos industriais para aterro até 2030. Esse compromisso tem sido desdobrado mediante uma abordagem sistêmica entre Klabin, fornecedores e outras empresas de outras cadeias de valor. Além disso, a Klabin possui uma abordagem para preparar a cadeia de fornecedores no desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras para atingimento da meta de aterro zero. Alguns exemplos da abordagem de circularidade da companhia são materializados nos seguintes casos:
•    Secagem de lodo na unidade PUMA: responsável por realizar a secagem de lodos biológico e terciário gerados nas Estações de Tratamento de Efluentes das fábricas de Monte Alegre e PUMA, com capacidade de até 17 mil toneladas/mês. O lodo seco poderá ser utilizado como combustível renovável para as Caldeiras de Força.
•    Planta de SOP na unidade PUMA: o potássio é um dos principais ingredientes da formulação de fertilizantes. A planta de SOP permitirá a produção do sulfato de potássio a partir do tratamento das cinzas geradas na Caldeira de Recuperação. A previsão é de produzir 22 toneladas de sulfato de potássio por dia. 
•    Planta de ácido sulfúrico: é a primeira planta das Américas, implantada em uma fábrica de celulose e papel. Na Unidade Puma, a produção será de 150 toneladas de ácido concentrado por dia e, também, permitirá a autossuficiência da Klabin neste insumo. O ácido é produzido através do aproveitamento dos gases residuais do processo de cozimento da madeira, que contém enxofre, por meio de energia renovável, oriunda da combustão de biomassa e licor preto.
•    Central de Resíduos – Paraná: Resíduos industriais como lodos, cinzas e biomassa são destinados a Central de resíduos para produção de insumos agrícolas (ecosolo). Parte deste produto produzido é doado para produtores de alimentos que participam do programa da Klabin Matas Sociais. Alguns dos alimentos que são produzidos são adquiridos pela Klabin para consumo nos restaurantes das unidades operacionais e para alimentação dos animais do Parque Ecológico da Klabin (PEK).

 

 


Contratação de metas por executivos ligadas ao tema
 

  2022 2021
Gestores 31,0% 39%
Diretores 5,0% 16%

Percentual de produtos cobertos por Avaliações de Ciclo de Vida (LCA)

  Unidade 2022 2021 2020
LCAs completas % 100 54 57
LCAs simplificadas % - 24 7
Outras ferramentas reconhecidas externamente %      
Total % 100 78 64

 

Os estudos de LCA, elaborados nos últimos anos, comprovam o seu impacto ambiental. A metodologia ISO 14046 abrange os impactos: Depleção de recursos abióticos, Potencial de aquecimento global ou pegada de carbono - Potencial de acidificação - Potencial de eutrofização - Toxicidade humana - Potencial de geração de ozono fotoquímico - Uso do solo - Radiação ionizante - Depleção de água, Material Particulado.


Percentual de produtos cobertos por LCA, por negócio

  Unidade 2022 2021 2020
Unidade de negócio Papel % 100% 91% 67%
Unidade de negócio Celulose % 100% 100% 100%
Unidade de negócio Embalagens % 34% 24% 0%
Unidade de negócio Reciclados % 67% 65% 0%
Unidade de negócio Sacos % 83% 85% 86%

Na continuidade da estratégia de ampliação dos estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment - LCA na sigla em inglês) aplicados a seus produtos, a Klabin chegou a 100% de seu portfolio de produtos de celulose e papéis cobertos pela metodologia, seguindo de forma progressiva para os demais portfólios.

Os estudos realizados continuam contribuindo para a elaboração de um portfólio mais sustentável, fomentando ações de mitigações de impactos ambientais bem como contribuindo em iniciativas semelhantes protagonizadas pelos clientes.

 

SASB-RT-CP-410a.3

Redução do impacto ambiental de embalagens ao longo do seu ciclo de vida​

Além de novos investimentos na redução de emissões, uma matriz energética mais renovável, como a observada em 2022 reflete numa menor quantidade de CO2eq emitido por tonelada de produto que, em 2022 foi de 148 kg de CO2eq resultando numa redução acumulada de 68% desde a medição inicial, reportada em 2004.

Como fabricantes de produtos de base renovável, a Klabin defende a substituição de embalagens de base fóssil por alternativas biodegradáveis, à base de fibras de celulose de madeira. Seus produtos são desenvolvidos de maneira customizada às necessidades dos clientes, com alta tecnologia e complexidade a partir da combinação de fibras virgens e recicladas, promovendo o uso racional e maximizado dos recursos naturais. A adoção de materiais renováveis, recicláveis e biodegradáveis oferece ao consumidor as melhores e mais sustentáveis opções para o consumo de menor impacto. Os bioprodutos da Klabin são peças-chave para o desenvolvimento de uma economia circular de baixo carbono, em que as demandas em constante transformação da sociedade são atendidas em consonância com os desafios e limites planetários.


Benefícios de eficiência de recursos no uso de produtos para seus clientes e consumidores

O uso mais eficiente de recursos naturais continua sendo tema prioritário nas operações da Klabin, que avança no uso de uma matriz energética cada vez mais renovável.

- Em 2022 a matriz energética da Klabin atingiu 90,9% de origem renovável, resultando em menores pegadas de CO2 para produtos.

- Na temática de uso da água, a Klabin busca constantes reduções no consumo específico, atingindo uma expressiva redução de 49,2% na metragem cúbica de água utilizada para a produção de 1 ton de produto, considerando a base original de 45,7 m3/ton medida em 2004 (em 2022, utilizou-se em média 23,22 m3/ton).

- O mesmo comportamento é percebido na quantidade de CO2 equivalente emitido por tonelada de produto, baseado na metodologia GHG Protocol, que registrou 68% de redução no período entre 2004 a 2022 (em 2022 emitiu-se em média 148kgs de CO2equivalente por tonelada de produto fabricado pela Klabin)

Benefícios do produto

    Benefícios gerados para clientes e usuários finais
PRODUTO NEGÓCIO Fornecimento responsável (certificado FSC) Reciclagem (taxa acima de 60%) Durabilidade
Celulose de fibra longa - PineCel™ CELULOSE x   x
Celulose de fibra curta - LyptusCel™ CELULOSE x   x
Celulose - PineFluff™ CELULOSE x    
KlaFold® PLACA REVESTIDA x   x
KlaFold FZ® PLACA REVESTIDA x   x
Klafold GB®
(Grease Barrier)
PLACA REVESTIDA x   x
KLAMULTI® PLACA REVESTIDA x    
KlaLight® PLACA REVESTIDA x   x
KlaLiquid® PLACA REVESTIDA x    
KlaCup Natural Kraft® PLACA REVESTIDA x    
Klaliner® PLACA DE CONTÊINER x x x
Klaliner White® PLACA DE CONTÊINER x x x
Eukaliner® PLACA DE CONTÊINER x x  
Klaflute® PLACA DE CONTÊINER x x  
Sack Kraft PLACA DE CONTÊINER x x x
KLAFLAT® PLACA DE CONTÊINER x x x
Klasack® PLACA DE CONTÊINER x x x
SHELFLIFE SACOS INDUSTRIAIS x x  
CONCEPT SACOS INDUSTRIAIS x x  
LINHA SHIELD. SACOS INDUSTRIAIS x x x
HARD SACOS INDUSTRIAIS x x x
Innovative CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x  
Concept CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x  
HARD CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x x
COLD CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x x
FRESH CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x x
UNIQUE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x  
ON SITE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO x x  
TOTAL 28      
PRODUTOS E BENEFÍCIOS OFERECIDOS AOS CONSUMIDORES 28      
% 100%      

 

Critérios ambientais considerados no desenvolvimento de novos produtos

Critério Comentário

Escolha de matérias-primas ou componentes de baixo impacto ambiental

A Klabin pesquisa novas tecnologias ligadas às possibilidades de sua floresta, como novos usos de componentes da madeira (celuloses, hemiceluloses, ligninas ou extratos). Também tem investido tanto na linha de biorrefinaria (biocombustíveis) quanto no desenvolvimento de produtos à base de lignina, hemiceluloses de madeira e na aplicação das fibras de celulose.

Além disso, há uma linha especial de Papéis Reciclados produzidos a partir de resíduos pré e pós-consumo e em máquinas modernas. Os dados mais recentes, em trabalho conjunto com a coalizão do setor de embalagens, foram recuperados 80% dos aparas de embalagens e papelão (Pöyry, 2022), resultado importante para a logística reversa. Um produto inovador recente é o Eukaliner (em anexo), que é um papel 100% à base de eucalipto. Devido aos altos rendimentos da Klabin para a produtividade do eucalipto, a necessidade de uso da terra para plantações é dez vezes menor quando comparada a outros revestimentos kraft regulares. Mesmo volume usando menos terra. 

 Operações diretas, produção e fabricação  A Klabin desenvolve constantemente produtos com menor pegada de carbono, aumentando o uso de fontes renováveis na matriz energética e gerando energia a partir de fontes renováveis, como a biomassa. Nos últimos 18 anos, reduzimos em 68% a emissão específica de CO2eq/t do produto. Também buscamos adotar metodologias que ajudem a mapear e comunicar a pegada de carbono dos produtos Klabin e investimos mais de R$ 134 mil em estudos em 2022. Além disso, temos uma série de esforços e estudos relacionados à nossa pegada hídrica e pegada de carbono de sacos, celulose, eukaliner e o saco dispersível. A Central de Processamento de Resíduos Sólidos, em Ortigueira (PR), é responsável pelo tratamento dos resíduos industriais das unidades de Ortigueira e Monte Alegre, evitando que mais de 70% dos resíduos gerados sejam encaminhados para aterros sanitários. Parte dela é reaproveitada como subproduto em diversas aplicações. Os outros 29,3% são direcionados para serem reciclados e reaproveitados em outras empresas de destinação de resíduos. Outro exemplo é a sacola EcoLayer, desenvolvida com dupla camada de resina. Essa solução foi voltada para os setores de construção e fertilizantes, proporcionando uma condição reciclável para a sacola, eliminando o plástico, preservando a qualidade e o prazo de validade dos produtos embalados. A EcoLayer conseguiu a 3ª posição no Grande Prêmio Eurosack em 2023.
Distribuição, armazenamento e transporte  A Klabin trabalha constantemente ao lado de seus clientes para melhorar o desempenho mecânico (proteção física) de suas embalagens durante os processos de embalagem, armazenamento, manuseio e transporte. O principal objetivo é proteger melhor os produtos e evitar o desperdício quando o produto chega ao destino final. Projetos de remodelação de embalagens são naturais na atuação da empresa, e já produzimos cases de benchmarking nesse sentido. Um exemplo é a bolsa EcoLayer, desenvolvida com dupla camada de resina. Essa solução foi voltada para os setores de construção e fertilizantes, proporcionando uma condição reciclável para a sacola, eliminando o plástico, preservando a qualidade e o prazo de validade dos produtos embalados. A EcoLayer conseguiu a 3ª posição no Eurosack Grand Prix em 2023.   Outro exemplo é o Eukaliner® um desenvolvimento recente feito para reduzir a gramatura do papel em mais de 10%, mantendo a mesma estrutura final da embalagem (resistência). Isso proporciona uma embalagem mais sustentável, com menor consumo de recursos naturais e logística otimizada em termos de volume e peso.
Fase de uso – operação e manutenção A Klabin trabalha constantemente ao lado de seus clientes para melhorar o desempenho mecânico (proteção física) de suas embalagens durante os processos de embalagem, armazenamento, manuseio e transporte. O principal objetivo é proteger melhor os produtos e evitar o desperdício quando o produto chega ao seu destino final. Projetos de remodelação de embalagens são naturais na atuação da empresa, e já produzimos cases de benchmarking nesse sentido. Um exemplo é o Eukaliner®, um desenvolvimento recente feito para reduzir a gramatura do papel em mais de 10%, mantendo a mesma estrutura final da embalagem (resistência). Isso proporciona uma embalagem mais sustentável, com menor consumo de recursos naturais e logística otimizada em termos de volume e peso.
Gerenciamento de fim de vida
Ao final do ciclo de vida, os produtos de base biológica da Klabin podem ser reintegrados ao ecossistema com segurança e sem impacto ao meio ambiente, devolvendo parte da energia, água e nutrientes antes extraídos do solo na produção das florestas de pinus e eucalipto. A Klabin é a primeira empresa brasileira do setor de celulose e papel a ter a certificação belga OK Compost em suas sacas de cimento, que garante que a sacola de papel se decomponha completamente em até 12 semanas sem risco de contaminação ambiental. Outro exemplo são os sacos de embalagem de cimento hidrodispersível, que é 100% composto por papel dispersível, permitindo que seja integrado ao processo de preparação do concreto, reduzindo assim a quantidade de resíduos que vão para o aterro.

 

% de fibra reciclada utilizada em relação ao total produzido​

2022 2021 2020
12% 14% 8%


GRI-3-3 GRI-301-2 GRI-301-3

Evolução dos resultados de uso de materiais reciclados e produtos recuperados

Material 2022 2021 2020
Materiais de fonte não renovável  Aumento de 7%  Aumento de 20% Redução de 14%
Cal virgem  Aumento de 29%  Aumento de 69% Redução de 24%
Sulfato de sódio  Redução de 1%  Aumento de 143% Redução de 65%
Soda cáustica  Redução de 3%  Aumento de 8% Redução de 10%
Polpa de celulose  Aumento de 45%  Redução de 33% Aumento de 26%

A madeira representa 95% das principais matérias-primas utilizadas no processo produtivo da Klabin. Cem por cento do produto final (papel e celulose) possui as certificações FSC® (FSC-C022516), do Forest Stewardship Council®, e Cerflor (reconhecida pelo PEFC). Isso significa que a matéria-prima utilizada passa por uma verificação rigorosa do cumprimento dos padrões de certificação de manejo florestal e da cadeia de custódia, a fim de garantir a confiabilidade da cadeia de suprimentos.

A empresa possui quatro unidades de produção de papel reciclado, três localizadas no Sudeste e um localizada no Nordeste do Brasil, que juntas reúnem a maior capacidade de processamento do país, tornando a empresa a maior recicladora do Brasil. A fibra reciclada representa aproximadamente 49% do peso total dos produtos que utilizam esse material como matéria-prima. Além de aparas de outras fábricas, a Companhia mantém parceria com cooperativas de catadores que fornecem esse material.

A Klabin é certificada pela Cadeia de Custódia FSC® nas unidades de papel reciclado mencionadas. As certificações públicas (em português) podem ser consultadas como comprovação. Cem por cento dos produtos utilizam madeira ou fibra de papel como matéria-prima.


GRI-301-1 SASB-RT-CP-430a.1.

Materiais utilizados discriminados por peso e volume (mil toneladas)

Fonte Material Unidade 2022 2021 2020 2019 2018
Renovável Madeira para processo mil toneladas  12.321,28  12.431,55 12.504,67 12.355,58 12.076,48
  Aparas compradas de mercado (reciclado) mil toneladas  277,75  366,11 314,45 335,06 217,00
  Polpa comprada (celulose e CTMP) mil toneladas  38,90  22,40 33,26 26,41 14,00
  Total mil toneladas  12.637,93  12.820,06 12.852,38 12.717,05 12.307,48
Não Renovável Ácido sulfúrico mil toneladas  38,46  40,69 42,09 42,00 36,33
  Soda cáustica mil toneladas  63,44  65,12 60,30 66,68 64,77
  Sulfato de sódio mil toneladas  25,89  26,22 10,79 30,97 19,35
  Sulfato de alumínio mil toneladas  66,74  59,19 52,20 51,59 43,10
  Cal virgem mil toneladas  60,81  47,11 27,94 36,96 93,61
  Caulim mil toneladas  21,86  20,73 21,70 22,62 18,76
  Total mil toneladas  277,20  259,05 215,02 250,80 275,92

Houve um aumento de polpa comprada em 2022 com relação à 2021, devido ao crescimento da demanda com o ínicio da produção de papel cartão em Angatuba.

Já o acido sulfurico não apresentou grande variação de consumo em relação a 2021. Vale destacar que em 2022 foi iniciada a produção própria desse insumo na Unidade Puma, gerando um total de 19.875,00 toneladas. Para complementar o total consumido, foram compradas 18.586 toneladas, totalizando um consumo de 38.461,47 ton no ano.

Para o sulfato de alumínio, o consumo em 2022 aumentou 13% comparado a 2021. O valor se justifica pelo maior volume usado no tratamento de água, considerando o aumento de produção no ano (a MP27 operou em sua capacidade total na Unidade Puma).

Para o cal virgem, o consumo em 2022 foi 29% maior comparado a 2021, devido ao aumento de demanda, o que gerou maior compra de mercado desse insumo para reposição.


SASB-RR-PP-430a.2 SASB-RT-CP-410a.1

Percentual de fibra reciclada utilizada

  Unidade 2022 2021 2020 2019 2018
Peso de fibra de madeira total ton  3.542.158,26  3.254.085,93 3.179.573,88 3.125.067,42 3.000.792,96
Peso de fibra de madeira reciclada ton  423.527,51  466.711,00 262.722,03 267.633,71 264.334,54
% de fibra reciclada % 12% 14% 8% 9% 9%


GRI-301-2

SASB-RT-CP-430a.1

Percentual de matérias-primas consumidas de origem renovável

  Unidade 2022 2021 2020 2019 2018
Peso de matérias-primas totais mil ton  12.915,12  13.079,12 13.067,40 12.967,85 12.583,40
Peso de matérias-primas de origem renovável mil ton  12.637,93  12.820,06 12.852,38 12.717,05 12.307,48
% de matéria-primas de origem renovável % 98% 98% 98% 98% 98%
Percentual de matérias-primas consumidas de origem renovável % 98% 98% 98% 98% 98%


SASB-RT-CP-410a.2

Receita proveniente de produtos que são reutilizáveis, recicláveis ou biodegradável

Unidade 2022 2021 2020
R$  20.033.000.000,00  16.481.000.000,00 11.949.000.000,00


GRI-301-4

Percentual de materiais reciclados ou de fontes sustentáveis

  2022 2021 2020
  % de participação nos produtos vendidos Peso total
(em toneladas)
% de material reciclado ou certificado Meta do ano % de participação nos produtos vendidos Peso total
(em toneladas)
% de material reciclado ou certificado Meta do ano % de participação nos produtos vendidos Peso total
(em toneladas)
% de material reciclado ou certificados Meta do ano
Embalagem de fibra de madeira/papel 95%  12.321.277,00  80% 100% 95% 12.431.547,00 88% 70% 96% 12.504.674,00 87% 100%

Obs: Houve ajuste no histórico da quantidade de madeira utilizada em processo no ano de 2020, motivada por revisão interna da área de controladoria.


GRI-301-3

Coleta dos dados de produtos e embalagens recuperados


A porcentagem de material reciclado ou certificado em 2022 foi 8% menor comparado a 2021. O fato pode ser atribuido às expansões da Companhia, que ocasionaram o aumento do consumo de madeira de terceiros. Somam-se a isso as estratégias para otimizar o ativo florestal e incentivar os produtores da região, concebidas para manter o fornecimento de produto certificado nas fábricas. Atualmente a Klabin incentiva e colabora na certificação desses fornecedores para minimizar o volume de áreas controladas, visando à melhoria contínua dos processos. Quanto à porcentagem de participação nos produtos vendidos em 2022, a produção se manteve estável comparada ao ano anterior.


Percentual de produtos e embalagens recuperados para cada categoria de produto

2022 2021 2020 2019 2018
29% 49% 31% 34% 22%


SASB-RT-CP-430a.2

Total de alumínio comprado


A Klabin não compra alumínio para seus processos.


SASB-RT-CP-250a.1

Recall
 

Não houve nenhuma operação de recall, isto é, nenhum produto Klabin apresentou riscos de segurança ou não conformidade com regulações vigentes.

Os clientes da Klabin são um dos grupos de stakeholders que mais tem impulsionado e desafiado a Companhia rumo à economia de baixo carbono. Isso é reforçado pela Política de Engajamento de Stakeholders Klabin, que estabelece que a Companhia deve buscar atender às necessidades de seus clientes, considerando suas demandas crescentes por ganhos em inovação e sustentabilidade de seus produtos. O tema Clientes e produtos está cada vez mais atrelado à inovação e sustentabilidade e é considerado um dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS).

A Klabin realiza pesquisas anuais de satisfação ou percepção específicas para cada um de seus negócios com o objetivo de identificar pontos fortes e oportunidade de melhoria em produtos, processos e atuação. Indicadores de qualidade, segurança, qualificação, suporte técnico e sustentabilidade (incluindo análise de ciclo de vida) integram as consultas. Destaca-se a pesquisa anual de Celulose, respondida por 100% dos clientes que representam cerca de 35% do faturamento da Klabin em 2022 e deu à empresa nota excelente (4,4 de 5 pontos totais, superando a meta de atingir mais de 4 pontos)

100% dos nossos produtos são livres de materiais perigosos para o meio ambiente e a saúde humana em sua composição. Também, nenhuma das matérias-primas engloba minerais e/ou demais substâncias químicas oriundas de regiões de conflitos.

A Klabin é a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose a conquistar a certificação belga OK Compost para seus sacos de cimento, que garante que o papel se decomponha totalmente em até 12 semanas sem risco de contaminação ambiental. Além disso, nossas embalagens são impressas com tinta à base de água e estruturadas com cola ecológica que não contamina o solo, resultando em um produto altamente biodegradável e reincorporado ao ecossistema em poucos meses.

Além disso, vale mencionar que as embalagens de alimentos da Klabin são certificadas pelo ISEGA, AIB e FSSC 22000, alguns dos mais avançados padrões utilizados para garantir a origem do papel para embalagens de alimentos. Essas certificações especificam claramente os pré-requisitos para a produção de embalagens que garantam a saúde do consumidor final, determinando padrões como limpeza e organização da área de produção, além de controles de água, ar e pragas necessários para esse tipo de produção.

Atualizado e verificado em: 26/12/2023