Produção e logística
Produção e logística
A gestão e a execução do planejamento operacional e de logística são temas materiais que integram os roadmaps estratégicos de sustentabilidade da Klabin, com objetivos alinhados ao plano de crescimento da Companhia até 2030. A integração entre as áreas e unidades sempre foi um relevante no desenvolvimento do planejamento estratégico e um grande diferencial competitivo da Klabin. As iniciativas priorizadas contribuem para a racionalização dos custos operacionais, para a maximização de valor para os clientes e para a expansão global da Klabin, otimizando ao máximo os recursos e processos, próprios e dos parceiros.
O planejamento integrado da Klabin busca aumentar a velocidade de resposta, a otimização da utilização dos recursos fabris e aprimorar o atendimento aos clientes. Apesar de já consolidado, o processo de S&OP (sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações) segue em constante evolução e orienta a implementação de novas rotinas de trabalho, de ferramentas e promove a integração entre as áreas comerciais e de produção, fornecendo uma visão global da cadeia de valor.
Para reduzir os impactos para o meio ambiente, como a emissão de poluentes, com os avanços do Projeto Puma II (partida da MP27 e run-up para a MP28) e com o objetivo claro de melhorar a produtividade e buscar ganhos de eficiência, a Companhia trabalhou nas seguintes frentes nos últimos anos:
- Terminal KBT: em 2022, além da construção do terminal multimodal de contêineres ter sido concluída, também houve a evolução e o ramp-up da sua operação. O terminal conta com acessos rodoviário e ferroviário, com capacidade de armazenagem de 2,5 mil contêineres e três RTGs (guindaste de pórtico móvel) de última geração, capazes de movimentar até 5.000 containers por mês. Toda essa estrutura é fundamental na viabilização e consolidação da Klabin como um dos maiores embarcadores de containers do Brasil.
PAR-01: localizado no Porto de Paranaguá (PR), o Terminal Portuário Klabin (PAR-01) tem capacidade de receber 1 milhão de toneladas de celulose por ano e faz parte dos investimentos de R$ 1 bilhão feitos pela Companhia nos últimos anos em infraestrutura no estado do Paraná. Ele permite que toda a operação de descarregamento de celulose de fibra curta, de fibra longa, celulose fluff e papel, vindas das unidades Ortigueira e Monte Alegre, seja feita dentro do Porto de Paranaguá. O PAR-01 ainda traz produtividade e competitividade à Klabin no modal breakbulk (carga solta, em inglês), modalidade de transporte de cargas sem a utilização de contêineres, com a carga sendo acomodada diretamente nos porões dos navios. Essa operação também promove benefícios ambientais, como a redução do trajeto percorrido de cerca de 1.200 viagens de caminhão por dia de operação por navio, o que diminui consideravelmente as emissões de CO2 e o trânsito nas rodovias da cidade, uma vez que toda movimentação é feita dentro da área portuária. O terminal ainda conta com placas solares que produzem cerca de 270 MWh/ano (Megawatt-hora por ano), tornando sua geração de energia mais sustentável e reforçando o compromisso da Klabin com a sua agenda sustentável, além de promover ganho em eficiência operacional.
Atualizado e verificado em: 06/08/2025