Saúde e segurança ocupacional

Ambientes de trabalho seguros e protegidos que promovam a integridade, a saúde e o bem-estar físico e psicológico das pessoas, no exercer de suas funções e no transcorrer de suas vidas.

Metas 2030

KODS 2030

Taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1.

Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)    
 2020201920182017
Empregados2,672,953,983,43
Cobertura100%100%100%100%

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

Taxa de frequência de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)    
 2020201920182017
Empregados1,591,822,732
Cobertura100%100%100%100%

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

KODS 2030

Taxa de gravidade de acidentes (próprios e contratados) abaixo de 50.

Taxa de gravidade de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)    
 2020201920182017
Empregados20984177145
Cobertura1100%100%100%
Taxa de gravidade de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)    
 2020201920182017
Empregados472120142758
Cobertura100%100%100%100%

Os principais tipos de lesões em 2019 incluíram contusão, distensão, escoriação e ferida incisa. Em 2020, os principais tipos de lesão incluíram contusão, escoriação, distensão e ferida incisa. Em 2019 foram 28.093.228,00 horas trabalhadas por colaboradores diretos e 24.748.599,00 por indiretos, enquanto em 2020 foram 29.123.893,825 horas trabalhadas por colaboradores diretos e 24.741.998,85 por indiretos. O cálculo foi feito com base em 1.000.000 de horas trabalhadas. Para colaboradores diretos, foi utilizada a base de dados sistema SAP, número de ocorrências, homens horas trabalhadas. Para os trabalhadores indiretos, mas cujo trabalho e/ou local de trabalho é controlado pela Klabin, foi utilizada a base de dados do Rainbow e informativos reportados pelas unidades de negócio.

O aumento da taxa de gravidade está correlacionado ao aumento no número de vidas mudadas. Considerando que 80% dos eventos estão relacionados ao bloqueio de energias perigosas*, consideramos como plano de ação para a redução desta taxa, a campanha “Eu bloqueio acidentes”, que tem como objetivo consolidar a cultura de bloqueio em todas as nossas operações com a revisão dos mapas de bloqueio, aquisição de dispositivos de isolamento de energias, capacitação dos times e da liderança e um plano de comunicação para reforçar os conceitos aos colaboradores, para reafirmar o nosso compromisso de valorização à vida em todas as operações Klabin.

*Bloqueio de energias perigosas: todo equipamento onde há a presença de energia (não somente energia elétrica), deve ser bloqueado com cadeados, travas ou correntes seguindo criteriosamente as normas de segurança para que seja feita qualquer intervenção.

KODS 2030

Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente.

Percentual de unidades, por nível de maturidade  
 Unidades2020
Patológico00%
Reativo829%
Calculador932%
Proativo14%
Generativo14%
Em avaliação*932%

Em 2020, iniciamos os estudos para a elaboração de um procedimento de cultura que norteará as ações relacionadas a padronização das métricas para o modelo H&M e diretrizes para diagnóstico de cultura nas unidades.

*Unidades ainda sem diagnóstico com base na metodologia H&M
O modelo Hearts and Minds (H&M) consiste em um diagnóstico de cultura. É utilizado na identificação de como o Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) está acontecendo na prática por meio da análise de indicadores, efetividade das ferramentas de Segurança, entrevistas, questionários e grupos focais com todos os níveis da organização. Após este diagnóstico, são elaboradas metas e um planejamento estratégico para avanço da maturidade em Segurança.

KODS 2030

Zerar vidas mudadas (colaboradores diretos e indiretos).

Quantidade de vidas mudadas 
20202019
53

Base histórica calculada a partir de 2019 (anteriormente, o conceito de vidas mudadas não era aplicado)
Vidas mudadas: efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais considerados gravíssimos e permanentes
O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 na Segurança Klabin e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais considerados gravíssimos e permanentes. Este é o primeiro ano em que reportamos esta informação isolada das taxas de acidentes com afastamento (ACA), considerando o baseline de 2019 para melhorarmos as tratativas.
Em 2020, tivemos 5 vidas mudadas, sendo 1 relacionada a acidente de trânsito e 4 relacionadas ao bloqueio de energias perigosas*.

O principal plano de ação da área de Segurança para 2021, está focado na evolução deste tema impulsionado pela campanha “Eu bloqueio acidentes” que tem como objetivo consolidar a cultura de bloqueio em todas as nossas operações com a revisão dos mapas de bloqueio, aquisição de dispositivos de isolamento de energias, capacitação dos times e da liderança e um plano de comunicação para reforçar os conceitos aos colaboradores.

*Bloqueio de energias perigosas: todo equipamento onde há a presença de energia (não somente energia elétrica), deve ser bloqueado com cadeados, travas ou correntes seguindo criteriosamente as normas de segurança para que seja feita qualquer intervenção.

  • 403-2
  • 403-7

Identificação de riscos e acidentes e principais destaques

Em 2020, foi iniciada nas unidades a migração da Análise de Risco Operacional (ARO) para a Gestão de Risco Operacional (GRO) com a capacitação do time de Segurança e operacionalização da metodologia que deverá se estender por todo o ano de 2021. O gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) está presente na Norma Regulamentadora 1 (NR1) que regulamenta e fornece orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à saúde e segurança do trabalhador. Ou seja, o GRO deve ser utilizado para fins de identificação, prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

Assim, foi unificada a utilização de um software para a consolidação do sistema integrado de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional da Klabin. Foi estruturado o grupo de trabalho de Gestão de Contratadas que avançou nas seguintes ações:

1. Mapeamento dos contratos em todos os negócios;

2. Identificação de oportunidades em eficiência de processo, padronização e redução de custo, otimização de tempo, papéis e responsabilidades;

3. Estudo do AS – IS (visão dos processos atuais de uma organização, que mostra como uma empresa realiza suas atividades em um determinado momento), TO-BE (a visão dos processos futuros de uma organização, que mostra a melhor forma de realizar o processo. É também chamado de desenho de processos) e ROLLOUT (a etapa de desenvolvimento de uma tecnologia ou implementação de uma política) para traçar uma mudança transformadora no processo;

4. Confecção da matriz de risco ocupacional;

5. Revisão do caderno de requisitos mínimos; e

6. Definição dos critérios da Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON), cujo objetivo é sintonizar as práticas de Segurança da Klabin de forma ativa e preventiva junto às empresas contratadas

Em gestão comportamental, em 2020 foi feita a migração do aplicativo de observação e abordagem Segurança em Foco para a galeria de aplicativos do Minha Klabin com o objetivo de redução de custos de manutenção e para torná-lo mais acessível e intuitivo para a experiência do usuário. Para esta migração, foi utilizada a metodologia Adkar (gestão de mudanças) para garantir a efetividade. Saiba mais

No mesmo ano, foi construído e iniciado o primeiro Módulo de Segurança dentro do Programa Ser Líder tendo como público alvo toda a média liderança da Klabin, abordando os seguintes temas: Compreensão de indicadores reativos para a formação de consciência dos indicadores preventivos, ferramentas de Segurança para a Liderança, cultura de segurança a partir da Metodologia Hearts & Minds. O módulo Liderança para Segurança do Programa Jornada de Liderança foi planejado com o objetivo de capacitar o time de coordenadores e gerentes do negócio de Embalagens nos temas: Metodologia H&M, Aspectos Humanos, Ferramentas do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança e Atitude Klabin para Segurança. Como produto final, projetos para evolução cultural em segurança nas unidades serão endereçados.

Uma outra evolução para o tema foi o projeto EPI fácil, um WebApp que garante mais autonomia para o usuário e eficiência no controle e gestão de custo do fluxo de entrega dos EPIs. Em 2020, executamos as três primeiras ondas do projeto:

– 1ª Onda: Projeto Piloto nas unidades de Otacílio Costa – Indústria e Florestal;

– 2ª Onda: Rollout – Unidades Jundiaí DI e TP, Piracicaba, Feira de Santana, Angatuba Indústria e Florestal, Goiana e Manaus, totalizando 10 unidades; e

– 3ª Onda: Rollout – Preparação para implantação nas Unidades de Horizonte, Monte Alegre Indústria e Florestal, Ortigueira, Betim, Rio Negro, Correia Pinto, Lages, Itajaí e São Leopoldo em 2021

Também realizou-se a primeira pesquisa de pulso para identificação da evolução das ações de segurança após 1 ano do Diagnóstico de Cultura nas unidades de Embalagens – Papel Ondulado (PO). Para as oportunidades identificadas, foi elaborado um plano de ação de evolução cultural para ser trabalhado no pilar de Saúde e Segurança do Programa Superar das unidades.

  • 403-3

Serviços de saúde ocupacional e principais destaques

Em virtude da pandemia, montamos um Comitê Médico de Crise para o enfrentamento à Covid-19 e contamos com a assessoria de uma infectologista, intensivista para definição das diretrizes estratégicas corporativas e proposição de medidas para prevenção e enfrentamento da pandemia e definir os protocolos de prevenção, identificação e conduta dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus para colaboradores próprios, terceiros, fornecedores, clientes e visitantes, com reuniões diárias a partir de 18/03/2020.

O Telemonitoramento foi realizado para 9.287 casos suspeitos e confirmados ao longo de todo ano. Aumentamos o número de suporte do time de técnicos de enfermagem nas unidades para a assistência ao atendimento aos colaboradores, com aferição da temperatura, triagem e rastreio de casos e realização de testes rápidos. Também realizamos parceria com um laboratório em nível nacional para agilidade na resposta dos exames para diagnóstico da Covid-19 e contamos com a visita de profissionais (médicos e enfermeiros) aos colaboradores internados nos hospitais relacionados aos planos de saúde oferecidos aos colaboradores e seus familiares.

Também criamos o Comitê de Apoio Psicológico Covid, para suporte nas unidades e mapeamento de necessidades e direcionamentos, com agilidade, acolhimento e preservação da saúde mental.

Serviço de saúde ocupacionalPrograma (descrição)
Flexibilidade da jornada de trabalhoNo escritório-sede (cidade de São Paulo), os colaboradores podem flexibilizar seu horário de entrada e saída no ambiente de trabalho.
Trabalho em casaDevido à pandemia, todos os colaboradores da área administrativa passaram a trabalhar de casa.
Benefícios de auxílio-creche ou outros destinados às criançasReembolso de auxílio-creche ou auxílio-babá a colaboradoras ou colaboradores viúvos.
Licença-paternidade acima do mínimo estabelecido pela leiExtensão de 20 dias de licença-paternidade aos pais.
Licença-maternidade acima do mínimo estabelecido pela leiExtensão de 60 dias além dos 120 dias de licença-maternidade.
  • 403-6

O Viver Bem é um programa de cuidado integral para ajudar ao colaborador e sua família a manterem a saúde, oferecendo suporte para melhorar o seu estilo de vida, promover a saúde, manter o bem-estar, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e contribuir para um futuro mais sustentável. As ações do programa são baseadas em 3 pilares:

Saúde Física: concluímos as Análises Ergonômicas do Trabalho, criamos os Comitês de Ergonomia em todas as unidades, além de treinamento aos integrantes. Também em parceria com as Operadoras de Assistência Médica, implantamos o conceito de Atenção Primária à Saúde no escritório Sede/SP, Goiana/PE e o Ambulatório Volante na Unidade de Monte Alegre Florestal, levando aos colaboradores e seus dependentes o Médico de Família e o Enfermeiro de Família o cuidado coordenado.

Saúde Emocional: realizamos a capacitação do time de saúde ocupacional (médicos, enfermeiros), assistentes sociais, BPs e Coordenadores de G&G. Implantamos a plataforma de atendimento on-line “Psicologia Viva”, por meio de sessões individualizadas com psicólogos especialistas e com certificação do conselho da categoria. O atendimento é sigiloso e realizado em uma sala on-line. As sessões são gratuitas e exclusivas para colaboradores. O Programa de Apoio ao Empregado (EAP) permanece sendo concedido aos colaboradores e dependentes. O programa oferece apoio ou aconselhamento sigiloso, nas áreas jurídica, psicológica, social e financeira. Foram realizadas rodas de conversas, campanhas e comunicações sobre o tema.

Saúde Social: oferecemos uma consultoria de educação financeira aos colaboradores com especialista em finanças, que trata de assuntos, como crédito consciente, por exemplo, de forma gratuita.

  • 403-9

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional

Consolidado (colaboradores diretos e indiretos)

2020201920182017
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho103ND
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho0,0200,07ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)*203ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0,0400,07ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis**302333400ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis***5,636,38,8ND

* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses.

** Acidentes com e sem afastamento.

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht.

Colaboradores diretos

2020201920182017
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000ND
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)105ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0,0300,17ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis229224298ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis7,857,9710,6ND

Colaboradores indiretos

2020201920182017
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho103ND
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho0,0400,17ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)103ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0,0400,17ND
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis73109102ND
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis2,974,45,93ND
  • 403-10

Taxa de doença ocupacional envolvendo colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)

  2020201920182017
Empregados0,65,833,433,15
Cobertura100%%100%100%100%

A redução de 2020 pode ter sido impactada também por conta dos serviços do INSS prejudicados por conta da Covid.

Quantidade de casos de doenças ocupacionais reportáveis envolvendo colaboradores diretos e indiretos (por região)

 202020192018
Norte000
Nordeste011
Centro-Oeste0NANA
Sudeste100
Sul1169
Total21710

Foram concluídos os Planos de Ação das Análises Ergonômicas do Trabalho (AETs), criamos os Comitês de Ergonomia em todas as unidades, além de treinamento aos integrantes e disponibilidade de todo material e conteúdo através da Escola de Negócios, favorecendo assim, a equipe dos Ambulatórios das unidades os conceitos, noções, ferramentas para interpretação das AETs e correlacionar as queixas apresentadas pelos colaboradores no trabalho e os atendimentos ocupacionais e assistenciais além da investigação de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional por gênero

Colaboradores (consolidado por gênero)

 2020 2019 2018 
HomemMulherHomemMulherHomemMulher
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho010030
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho00,2000,190,00
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)200080
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0,390000,190
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis27131326739010
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis9,396,076,711,6611,26,15

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional por região

Colaboradores (consolidado por região)

 2020   2019   2018   
NorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSul
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000100000001
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho0000,0200000000,08
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000200001115
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0000,0500001,620,290,160,14
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis014542390263127613557307
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis02,737,515,8606,884,716,581,610,129,398,69

Colaboradores diretos por região

 2020   2019   2018   
NorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSul
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000000
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000000
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000100001112
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0000,0500001,870,360,190,1
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis011511720212917412657214
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis03,047,969,3807,55,29,061,89,2710,8110,90

Colaboradores indiretos por região

 2020   2019   2018   
NorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSulNorteNordesteSudesteSul
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000100000001
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho0000,0400000000,19
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000100000003
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0000,0400000000,19
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis0336705210209093
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis01,993,812,9905,124,49013,760,005,93

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional por negócios

Colaboradores por unidade de negócio: Papéis

 2020  2019  2018  
DiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotal
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho011000000
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho00,130,0800000,000,00
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000000033
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)00000000,590,28
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis301545354883433881
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis5,51,93,46,345,365,737,77,47,6

Colaboradores por unidade de negócio: Celulose

 2020  2019  2018  
DiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotal
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000000011
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)00000000,490,29
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis151328142337142135
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis7,494,145,448,426,326,989,710,210

Colaboradores por unidade de negócio: Florestal

 2020  2019  2018  
DiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotal
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000022
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho00000000,260,12
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)112000000
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0,120,10,1200000,000
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis9034124992412312131152
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis12,543,447,2612,32,747,3114,14,19,4

Colaboradores por unidade de negócio: Embalagens e Reciclados

 2020  2019  2018  
DiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotal
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000011
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho00000000,730,1
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000000303
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0000000,3300,29
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis81889689771038111
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis7,562,716,517,725,237,3311,45,810,7

Colaboradores por unidade de negócio: Sacos

 2020  2019  2018  
DiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotalDiretosIndiretosTotal
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho000000000
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)000000202
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)0000000,9900,73
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis13316851317421
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis5,723,415,072,722,432,955,63,75,1
  • 103-2
  • 103-3

Gestão em Segurança ocupacional

A gestão do tema Segurança Ocupacional é estruturada em três pilares:
– Instalação: Garantir a segurança e a confiabilidade de equipamentos. Melhoria e manutenção do ambiente de trabalho ofertado aos nossos profissionais;
– Gestão/Método: Melhorar continuamente a forma como tratamos a segurança em nossa rotina. Manter o olhar crítico para nossos procedimentos de prevenção e mitigação de acidentes por meio da criação e revisão de políticas, diretrizes e requisitos; e
– Pessoas: Valorizar as boas-práticas e incentivar nossos colaboradores a cuidarem uns dos outros. Capacitá-los no que diz respeito a normas e procedimentos, além de aproximar as lideranças da rotina.

De acordo com os dados parciais apurados no ciclo de auditorias 2019 – 2020, foram identificados os seguintes avanços nas práticas de segurança:
– Capacitação do time de segurança em auditoria do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSSO);
– Realização de auditorias cruzadas tendo o time interno de Segurança do Trabalho como auditores. O intuito foi evoluir o conhecimento técnico da equipe e absorver as práticas de outras unidades/negócios;
– Melhoria na padronização do SGSSO e Requisitos e Atividades Críticas (RACs) nas unidades;
– Melhoria no procedimento de inspeções de pré-uso em equipamentos manuais;
– Revisão dos métodos de trabalho para realização de atividades mais seguras;
– Implementação de fóruns para o compartilhamento de boas-práticas entre unidades; e
– Evolução no conhecimento do conceito e envolvimento das lideranças com os projetos de implementação dos RACs nas operações.

Em 2020, a Companhia lançou 4 metas relacionadas ao tema, vinculadas aos Objetivos Klabin do Desenvolvimento Sustentável (KODS). São elas: Zero vidas mudadas (colaboradores próprios e terceiros); Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente; Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1; e Taxa de Gravidade de Acidentes (próprios e contratados) abaixo de 50.

Em 2020, infelizmente, tivemos 5 vidas mudadas, sendo 1 relacionada a acidente de trânsito (classificada como fatalidade relacionada ao trabalho pela legislação nacional) e 4 relacionadas ao bloqueio de energias perigosas. Em termos de taxas, seguimos no esforço com ações sucessivas, listadas abaixo, para cumprir a meta 2030.

O foco da área de Segurança para 2021 é na evolução deste tema impulsionado pela campanha “Eu bloqueio acidentes”, que tem como objetivo consolidar a cultura de bloqueio em todas as nossas operações com a revisão dos mapas de bloqueio, aquisição de dispositivos de isolamento de energias, capacitação dos times e da liderança e um plano de comunicação para reforçar os conceitos aos colaboradores e, assim, reafirmar o nosso compromisso de valorização à vida em todas as operações Klabin.

Em 2021, 75% dos diretores tiveram sua remuneração variável atrelada ao desempenho dos indicadores de Saúde e Segurança Ocupacional. Além deles, 433 gestores (de consultores a gerentes, representando 63% do total), também vincularam sua remuneração às metas de Saúde e Segurança Ocupacional da Klabin.

Além disso, a Política de Sustentabilidade está em fase de atualização com conclusão prevista para o fim de 2021. Dentre outros pontos, esse processo considera as adequações necessárias para atendimento à norma ISO45001.

  • 403-1
  • 403-8

Sistema de Gestão em Saúde e segurança

A Companhia mantém um sistema próprio, norteado pela ISO 45000 e em todas as unidades fabris, com diretrizes e procedimentos focados na prevenção de perdas e na melhoria contínua dos processos de segurança e saúde ocupacional, para preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. O sistema, que apoia na difusão da cultura da saúde e segurança pela companhia, conta com os líderes como parceiros essenciais para implementar três fundamentos entre os colaboradores:

– Compromisso visível: demonstrar por meio de atitudes, decisões e palavras, o envolvimento e o empenho em SSO como valor;
– Responsabilidade de linha: na implantação, manutenção e aprimoramento do SGSSO, para garantir o desdobramento, a consolidação e recursos (humanos e materiais) e assegurar melhores práticas e resultados sustentáveis; e
– Disciplina operacional: ter atitude para executar cada tarefa de forma segura, relatando situações que possam gerar risco para as pessoas ou patrimônio e praticando o cuidado ativo.

Em 2020, foram mantidas as ações para garantir a melhoria contínua orientadas pela metodologia do ciclo PDCA nos padrões e modelos de diretrizes mais consistentes e aderentes ao negócio e focamos nas auditorias dos Requisitos de Atividades Críticas (RAC), objetivando a redução de vidas mudadas nas operações.

Gestão em Saúde

Endereçando o enfrentamento da pandemia da Covid-19, e como medidas de prevenção à saúde e segurança de todos colaboradores, adotamos os protocolos de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) para o combate à pandemia. Realizamos de imediato o afastamento dos considerados mais vulneráveis ao coronavírus, como cardiopatas, pneumopatas, imunossuprimidos, gestantes e dos maiores de 60 anos de idade para trabalhos remotos e suspendemos os exames ocupacionais e exames complementares*.

Além da compra de equipamentos de proteção individual para todo time de Saúde Ocupacional, foi criado um comitê médico de crise para nos apoiar nas diretrizes estratégicas corporativas e propor medidas como protocolos de prevenção, identificação e conduta dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus entre colaboradores próprios, terceiros, fornecedores, clientes e visitantes.

Realizamos o telemonitoramento de 9.287 colaboradores, entre casos suspeitos e confirmados ao longo de todo ano, objetivando o acolhimento, o acompanhamento de sintomas e orientações para o cuidado e a busca de atendimento médico precoce. A maioria desses casos monitorados era suspeita. Se o caso fosse confirmado, a pessoa era orientada e monitorada. Aquelas com quem teve contato na empresa também eram afastadas e incluídas nesses cuidados. Colaboradores internados receberam visitas profissionais de médicos e enfermeiros da Companhia. Nos casos de óbitos, estamos concedendo às famílias três meses de vale alimentação, assistência médica e psicoterapia online, além de uma indenização de 30 salários.

Foi criado o Comitê de Apoio Psicológico Covid para suporte nas unidades. A equipe médica, de enfermagem, assistentes sociais e gestores recebeu capacitações sobre saúde mental e emocional para o enfrentamento dos efeitos dos transtornos de adaptação dos colaboradores e sobre como direcionar os possíveis quadros de depressão, ansiedade e pânico nesse cenário novo para todos. Preocupados com a saúde mental dos nossos colaboradores, oferecemos psicoterapia on-line gratuita, realizamos rodas de conversa sobre o assunto e iniciamos uma sensibilização com a liderança a fim de prepará-la para o acolhimento do time e também promover o autocuidado.

Realizamos a primeira Semana de Saúde totalmente on-line, com a participação de 1.286 colaboradores em webinares que abordaram temas sobre autocuidado, saúde mental e emocional, alimentação equilibrada, adaptação ao “novo normal”, dentre outros.

Para facilitar diagnóstico diferencial entre os possíveis sintomas gripais, realizamos a campanha contra a Gripe H1N1 com forte apelo para a necessidade de imunização. No total, foram aplicadas 14 mil doses de vacinas.

*As ações se basearam na medida provisória Nº 927 (publicada no Diário Oficial da União, no dia 22/03/2020), adotada pelo governo federal brasileiro (item “Há suspensão da necessidade de ASO para admissionais, periódicos, exceto demissional”).