Gestão de riscos

Atuação e operações responsáveis, com indivíduos de todos os níveis comprometidos e capazes de agir de maneira responsiva e participativa nos processos de tomada de decisão.

Os riscos são avaliados conforme critérios de impacto e vulnerabilidade, obedecendo à classificação da Gerência de Riscos. Após esse processo, eles passam a ser gerenciados de acordo com sua criticidade. Metodologicamente, as tratativas para os riscos poderão ser: reduzir, transferir, aceitar ou explorar. Conforme a Política de Gestão de Riscos, eles são classificados em cinco categorias: estratégico, financeiro, operacional, regulatório e socioambiental.  

Em 2020, por recomendação da Diretoria Estatutária e aprovação do Conselho de Administração, foi definido um rol de 28 macro riscos considerados prioritários para monitoramento contínuo.   

Desde 2021, o mapa dos riscos priorizados é apresentado e aprovado pelos órgãos de governança da Klabin. A metodologia de mapeamento de riscos, na Klabin, tem como direcionadores: prevenir perdas, antecipar eventos e evitar surpresas.  

A identificação de riscos segue procedimento específico coordenado pela Gerência de Riscos , em conjunto com Diretorias, dos gestores das áreas operacionais, corporativas  e/ou equivalentes. Inicialmente, são feitas reuniões com os colaboradores que possuem amplo conhecimento das respectivas áreas de atuação para definição dos aspectos principais a serem monitorados, além da avaliação de documentações internas, avaliações de terceiros e cenários da atualidade.   

Os riscos identificados são avaliados em relação ao grau de potencial impacto e de vulnerabilidade através de metodologia definida em procedimento interno da gestão de riscos, que determinará a criticidade do risco. Após essa avaliação, o risco é inserido no “mapa de riscos”, com o intuito de determinar a sua classificação e priorização de tratamento. O grau de criticidade pode ser baixo, médio, alto e crítico. A partir dessa etapa, o monitoramento e o acompanhamento dos riscos seguem o fluxo conforme os donos dos riscos e órgãos de governança da Companhia.   

São realizadas periodicamente pela área de Gestão de Riscos, em conjunto com as áreas, as atualizações das matrizes de riscos, que consistem no acompanhamento dos planos de ação, e/ou inclusão de novos riscos.  


Aspectos associados à gestão integrada de riscos:

 

 

1. Identificação: identificar os riscos e compreender as suas características.  
2. Análise: avaliar a criticidade dos riscos, com base no respectivo grau de Impacto e Vulnerabilidade. 
3. Tratamento: decidir como lidar com cada risco de forma a estruturar planos de ação. 
4. Governança de Acompanhamento: acompanhamento e revisão dos riscos e planos de ação. 
5. Plano de contingência: Planos de Continuidade do Negócio (PCN) e Governança de Continuidade Operacional. 

Em 2023, a empresa realizou aprimoramentos no processo de realização de Self-Assessement dos planos de ação por meio de sistema informatizado, trazendo maiores funcionalidades e maior integração com a metodologia para classificação dos riscos.  


Exemplos de riscos, medidas de controle e mitigação

Risco identificado Descrição do Risco Medidas de mitigação
Rompimento e/ou explosões de equipamentos de vasos de pressão A Companhia utiliza equipamentos que são
fundamentais ao processo de produção e que contêm fluidos. Esses equipamentos
são projetados para trabalhar com pressões internas diferentes da pressão
atmosférica como: caldeiras de recuperação, de vapor e tanques com produtos
químicos. Caso ocorra algum rompimento e/ou explosão poderá gerar interrupções
na produção de prazo indeterminado (ou até permanentemente), resultar em
lesões corporais ou fatalidades e/ou impactos ambientais.
  • A Gerência de Riscos em conjunto com as Diretorias, e gestores das áreas operacionais desenvolvem e monitoram os planos de ação (quando aplicáveis); 
  • Avaliações dos controles nas operações da Companhia através da execução de testes pela Auditoria Interna, proporcionando asseguração isenta e independente;
  • Procedimentos de manutenção contínua e preventiva dos ativos, incluindo paradas anuais das fábricas e desenvolvimento constante dos colaboradores; 
  • Inspeções periódicas dos equipamentos realizados por empresas referência no mercado; 
  • Testes periódicos dos dispositivos de segurança relacionados a vasos de pressão;
  • Apólices de seguros ativas para os ativos e lucros cessantes (parcial).
Incêndios nas unidades fabris e florestais A Companhia está sujeita a incêndios, considerando o negócio em que atua, os insumos e equipamentos utilizados no processo produtivo e o produto final que é comercializado. A ocorrência de incêndio em suas fábricas,
especialmente fábricas de celulose e papel, poderá interromper a produção por
período indeterminado (ou até permanentemente), resultar em lesões ou
fatalidades e/ou impactos ambientais.
  • A Gerência de Riscos em conjunto com as Diretorias, e gestores das áreas operacionais desenvolvem e monitoram os planos de ação (quando aplicáveis);  
  • Avaliações dos controles nas operações da Companhia através da execução de testes pela Auditoria Interna, proporcionando asseguração isenta e independente;
  • Sistemas de prevenção e combate a incêndio nas fábricas e florestas;
  • Testes periódicos dos dispositivos de segurança e combate à incêndios;
  • Desenvolvimento constante dos colaboradores com relação a procedimentos de emergência;
  • Apólices de seguros ativas para os ativos e lucros cessantes (parcial).
Segurança Cibernética Falhas nos sistemas de Tecnologia de Informação  da Companhia e/ou de seus fornecedores de serviços de processamento de dados podem afetar adversamente as operações da Companhia, podendo resultar em paralisações parciais e/ou temporárias de suas atividades, perda de clientes, descumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis e/ou de obrigações assumidas perante terceiros, comprometimento da segurança de dados próprios e de terceiros, com a perda, captura ou divulgação de informações confidenciais ou sensíveis, incluindo estratégicas, e aumento de litígios.

Klabin utiliza-se de padrões como ISO 27.001 e a IEC 62.443 e atua nas seguintes frentes: 

  • Segurança de perímetro: Tecnologia para reforçar as soluções de segurança de borda (primeira proteção do mundo externo) e segregação da infraestrutura. 
  • Segurança de rede: Soluções para monitoração e gerenciamento de rede contemplando a proteção contra ameaças, acesso seguro e controlado, filtro de conteúdo e segregação do ambiente. 
  • Segurança de ponto final (endpoint): Proteção dos servidores, estações de trabalho, smartphones e tablets contra ameaças avançadas. 
  • Segurança de aplicação: Proteção das aplicações críticas. 
  • Segurança de dados: Tecnologia para proteção das informações críticas durante todo o ciclo de vida, bem como no local onde elas se encontram, além de copias de segurança e procedimentos de recuperação. 
  • Monitoramento e resposta: Processo responsável pela monitoração das tecnologias e processo de segurança da informação através da gestão de incidentes, indicadores de desempenho e análise forense.
  • Prevenção e gerenciamento: Baseado na gestão de riscos, governança, arquitetura, treinamento,  conscientização e compliance.
  • Gestão de Vulnerabilidades, ameaças avançadas e prevenção e resposta a incidentes com atuação em cibersegurança, Hardening e simulação de incidentes cibernéticos. 
  • Gestão de Identidades: Responsável pelo ciclo de vida dos acessos dos usuários, contas de serviços, administrativas e cofre de senhas.


 


Riscos emergente

A análise de riscos da Klabin identifica os seguintes riscos de longo prazo: 

Risco emergente 1: Risco de perda da biodiversidade
Definição  Consequências irreversíveis para o meio ambiente, a humanidade e a atividade econômica, e destruição permanente do capital natural, como resultado da extinção e/ou redução de espécies. A perda de biodiversidade e o colapso do ecossistema representam riscos de consequências irreversíveis para o meio ambiente, a humanidade e a atividade econômica. 
A produtividade e a qualidade das florestas plantadas dependem diretamente da qualidade das florestas nativas, sua biodiversidade e serviços ecológicos. 
A perda de biodiversidade ameaça a viabilidade de muitos ecossistemas e, portanto, a produtividade dos negócios da Klabin em sua essência. 
Impacto para o negócio A perda de biodiversidade ameaça a capacidade dos ecossistemas de fornecer recursos e serviços (por exemplo, dispersão de pólen e sementes, controle natural de pragas, regulação de água e clima, conservação de solo e nutrientes etc.) que são essenciais para sustentar os altos rendimentos das plantações da Klabin. Investimentos adicionais em técnicas e P&D para substituir ou compensar artificialmente os serviços ecossistêmicos perdidos aumentarão o custo das operações sem garantia de atingir efetividade satisfatória ou resultados pretendidos.
Medidas de mitigação A Klabin tem avaliado os impactos desse risco por meio do Programa de Monitoramento Contínuo de Fauna e Flora. Dessa forma, é possível compreender o comportamento das espécies e adotar medidas de prevenção e mitigação, como iniciativas para reduzir acidentes nas estradas, ações de renaturalização e pesquisas científicas. 
A Klabin possui um centro de estudo de biodiversidade em seu Parque Ecológico, que tem como objetivo monitorar e restabelecer os níveis de qualidade das florestas por meio da restauração da vida selvagem. Este departamento também é responsável por trazer soluções tecnológicas para acelerar e ampliar o programa de Monitoramento de Biodiversidade, que inclui o rastreamento de espécies com rastreamento de DNA, câmeras de armadilhas, geolocalização e sinais de rádio. O departamento está estudando formas de incorporar sensores IoT para aumentar os dados relacionados e tomar decisões de conservação de forma mais eficiente.
Risco emergente 2: Risco de crise de recursos naturais
Definição  Ameaça existencial envolvendo crises químicas, alimentares, minerais, hídricas ou de outros recursos naturais em escala global como resultado da superexploração humana e/ou má gestão de recursos naturais críticos. A Crise de Recursos Naturais é categorizada pelo Fórum Econômico Mundial como uma Ameaça Existencial. Como empresa de Celulose e Papel e de negócios intensivos em água e terra, a Klabin depende da qualidade dos recursos naturais para entregar produtos ao mercado, e todas as operações da Klabin incorporam em sua estratégia aspectos de gestão ambiental, como água, energia, mudanças climáticas e biodiversidade em uma abordagem de visão sistêmica. Dessa forma, a empresa fortalece seu compromisso em conservar os recursos naturais, como trabalhando para reduzir o uso de recursos não renováveis, controlar impactos ambientais, planejamento e gestão de terras próprias e de terceiros, acesso à água de alta qualidade, bem como uma comunidade segura em geral. 
Impacto para o negócio O aumento da demanda por terra para outros fins devido à expectativa de um aumento significativo na população pode elevar os custos de produção, alterar a competitividade dos negócios da Klabin e gerar tensões entre a empresa, a comunidade e as autoridades locais, fomentadas por disputas de recursos hídricos e de terra. 
Medidas de mitigação O risco de recursos naturais e seus impactos derivados são abordados na Agenda 2030 da Klabin com metas que visam reduzir resultados adversos. 
Para Disponibilidade de Madeira e Rendimento Florestal, a principal meta para 2030 é manter os níveis de produtividade através de: Ampliar a rede de parceiros florestais por meio do Programa Plante com a Klabin, que abrange grandes e pequenos produtores para aumentar a diversificação das fontes de madeira, e Melhorar a tecnologia de plantio e colheita para utilizar menos solo e operar em superfícies irregulares, sem diminuir áreas de conservação e corredores ecológicos. 
Quanto ao uso da água, uma das metas para 2030 é ter 100% das operações florestais sob gestão própria com gerenciamento de hidro solidariedade, que é uma estratégia baseada no equilíbrio entre a produção florestal e a produção de água. Dessa forma, é possível integrar as diferentes necessidades do insumo, incluindo as necessidades das comunidades vizinhas e os processos ecológicos.

O tema de direitos humanos é transversal na Klabin e considera temas de ordem ambiental, social e de governança, como práticas trabalhistas e de saúde e segurança, diversidade e não discriminação, relacionamento com comunidades, meio ambiente e proteção de dados. 

Apesar de não haver uma política específica que reúna todos os temas de direitos humanos em um único documento, todos eles têm sua governança estabelecida pelo seguinte conjunto normativo: Código de Conduta, Manual Anticorrupção, Política de Sustentabilidade, Política de Diversidade e Empregabilidade, Política de Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho, Política de Responsabilidade Socioambiental na Contratação de Fornecedores, Política de Proteção à vida e Política de Segurança Cibernética. 

Todos esses compromissos se baseiam em marcos internacionalmente reconhecidos como: os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, Carta Internacional de Direitos Humanos (que considera a Declaração Universal de Direitos Humanos e os Pactos da ONU sobre Direitos Civis e Políticos, e Direitos Econômicos e Sociais), Convenções da Organização Internacional do Trabalho, Convenções sobre diversidade biológica, meio ambiente e clima. Também são considerados norteadores as diretrizes do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. 

Em 2023, não houve relato de nenhum caso ou violação de Direitos Humanos envolvendo a Companhia. 

GRI-411-1 SASB-RR-FM-210a.1 SASB-RR-FM-210a.2

COMUNIDADES TRADICIONAIS

Total de área florestal em terras indígenas (em acres)
 

                                                                                                                                                                                                                                      

2023 2022 2021 2020
0 0 0 0

 

Número de comunidades tradicionais identificadas (buffer de 10km das áreas de manejo florestal da Klabin)

                                                                                                                                                                                                

2023 2022 2021
172 172 161

 
A Klabin mapeia todas as comunidades tradicionais de suas áreas de influência, como quilombolas, faxinalenses (comunidades que habitam pequenas áreas e vivem de sua relação com a floresta) e grupos indígenas. No relacionamento com essas comunidades, a empresa segue a legislação brasileira e as recomendações da OIT 169, resolução da Organização Internacional do Trabalho para Povos Indígenas e Tribais, garantindo seu direito ao consentimento livre, prévio e informado (CLPI). 

Em 2020, foi concluída a caracterização das comunidades tradicionais identificadas no buffer de 10km das áreas de manejo florestal da Klabin, no Paraná, num total de 81, sendo: 12 terras indígenas identificadas e caracterizadas em 10 municípios; 27 comunidades quilombolas, identificadas e caracterizadas em 6 municípios, e 42 comunidades faxinalenses, identificadas e caracterizadas em 10 municípios.  

Ainda em 2020, face à expansão florestal da Klabin, iniciou-se uma nova etapa do trabalho de identificação das comunidades tradicionais presentes no território de atuação da companhia, com apoio de consultoria especializada. Nesta etapa, foram identificadas as comunidades tradicionais, presentes no buffer de 10km das áreas de manejo florestal no Paraná, em Santa Catarina e, em São Paulo. Sendo identificadas 80 novas comunidades para posteriormente serem caracterizadas. A etapa de caracterização dessas comunidades foi postergada devido à pandemia do novo coronavírus. 

Em 2022, houve a retomada do trabalho de identificação de comunidades tradicionais presentes no território de atuação da companhia. Nesse momento a base florestal da companhia no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi revista, e 11 novas comunidades foram identificadas no buffer de 10km, além daquelas que já haviam sido identificadas em 2020. Após a finalização desse trabalho de identificação, iniciou-se em 2023 a etapa de caracterização. 

Durante 2023, conduzimos o trabalho de caracterização dessas comunidades tradicionais. Até dezembro de 2023 foram caracterizadas 53 comunidades e o trabalho continuará em 2024 para que sejam caracterizadas as 38 comunidades restantes. 

Em 2023, não houve casos de violação de direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. 

GRI-412-1 SASB-RR-FM-210a.2

Para as unidades e operações, foi elaborado um Manual da área de Responsabilidade Social e Relações com a comunidade, bem como demais procedimentos internos, para registro de todo processo de engajamento com os stakeholders. 

A área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin atua de forma coorporativa, apoiando todas as unidades da Klabin, com o intuito de preservar e melhorar o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse e partes afetadas; anular ou mitigar impactos causados por sua operação; e, promover ações que contribuam com o desenvolvimento local dos municípios onde ela atua, entre outros. Dessa forma, suas principais frentes de trabalho são: 

  • Atuação preventiva nos possíveis impactos vinculados às operações florestais e fabris da Klabin; 

  • Identificação de oportunidades para o engajamento com a comunidade local e desenvolvimento regional do território; 

  • Promoção e ampliação do diálogo entre a Klabin e o poder público, comunidade local (incluindo comunidade tradicional) e demais públicos interessados. 


Análise de devida diligência em direitos humanos
 

Em 2021, a Klabin iniciou a primeira etapa da devida diligência em Direitos Humanos conduzida por terceira-parte. Este processo teve como base os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU e abrangeu 100% dos negócios da Klabin, considerando não apenas suas operações, mas também sua cadeia de valor, comunidades e novas relações comerciais (aquisições e joint ventures).

 

A primeira fase abrangeu um diagnóstico para identificar riscos na visão dos detentores de direitos, e não somente a partir da visão de gestão de risco corporativa, que considera apenas riscos inerentes para a companhia. 

Este diagnóstico considerou os riscos pré-estabelecidos para cada uma das cadeias de suprimentos envolvidas: madeira, cavacos, logística e outros bens e serviços. As comunidades locais são consideradas todas aquelas que podem ser impactadas pelas operações da cadeia de valor da Klabin, incluindo produtores florestais, industriais, logísticos (incluindo portos) e florestais que abastecem a Klabin. 

 

Detentores de Direitos Subgrupos inclusos Riscos Inerentes
Colaboradores próprios e terceiros Mulheres, negros, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQI+, dentre outros •    Saúde e segurança
•    Liberdade de associação e negociação coletiva
•    Discriminação e assédio
•    Jornadas de trabalho
•    Salário digno
•    Privacidade 
                   
Trabalhadores da cadeia de suprimentos
Mulheres, negros, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQI+, dentre outros;
- Menores de idade
                   
•    Saúde e segurança
•    Liberdade de associação e negociação coletiva
•    Discriminação e assédio
•    Jornadas de trabalho
•    Salário digno
•    Trabalho infantil
•    Trabalho forçado
                  

Comunidades locais

                  
Mulheres, negros, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQI+, dentre outros;
- Menores de idade
- Comunidades indígenas e tradicionais

                   
•    Segurança das comunidades
•    Acesso à terra e aos meios de subsistência*
•    Impactos sobre povos indígenas e comunidades tradicionais
•    Impactos ambientais
•    Conflitos envolvendo forças de segurança**
•    Exploração sexual infantil
•    Impacto sobre o acesso à infraestrutura pública
Clientes - •    Segurança do produto
•    Privacidade 

* Inclui meeiros, caseiros, posseiros
** Inclui defensores ambientais e de direitos humanos 

Em 2022, o diagnóstico serviu como base para a segunda etapa da due diligence conduzida por consultoria externa que, por conta de situações pandêmicas e impossibilidade de realizar consultas presencialmente, assumiu a representação da voz ativa dos detentores de direitos, a partir do seu local técnico de fala. A empresa realizou uma análise cruzada do impacto nesses grupos versus a capacidade de gestão da Klabin para cada um dos temas priorizados. O processo gerou um heatmap de prioridades e recomendações, que foram desdobradas em um roadmap de planos de ação de curto, médio e longo prazo:                                                                                                                                                       

  Curto-prazo Médio-prazo Longo-prazo**
Sistema de gestão Compromisso político - -
Avaliação de risco e impacto - -
Avaliação de risco e impacto - -
Adoção de medidas de prevenção e mitigação - -
Monitoramento da eficácia - -
Relatoria - -
Mecanismo de reclamação e denúncia - -
Temas específicos                   

 

                  
Saúde e segurança* Trabalhadores da cadeia de suprimentos -
Liberdade de associação coletiva* Acesso à terra e aos meios de subsistência  
Discriminação e assédio* Salário digno*  
Jornada de trabalho* Conflitos envolvendo forças de segurança  
Segurança das comunidades    
Povos indígenas e comunidades tradicionais    
Impactos sobre a infraestrutura pública
                   
-
Exploração sexual infantil - -

*Temas que incluem colaboradores diretos e indiretos. 

**Ações priorizadas e previstas para, no máximo, médio prazo. 

Em 2023, a Klabin continuou acompanhando a execução dos planos de ação com cada área sponsor dentro do processo de monitoramento de gestão de risco da Companhia, priorizando três temas considerados críticos em termos de capacidade de gestão.

Governança em Direitos Humanos

 

  1. Todo o processo, achados e recomendações da due diligence envolveram a Comissão Fixa de Sustentabilidade e o Comitê de Sustentabilidade.   
  2. Os riscos identificados a partir do impacto ao grupo detentor de direito foi integrado à Matriz de Riscos oficial da Companhia e o monitoramento com as áreas sponsors é realizado bimestralmente.   

Assumindo que a due diligence em direitos humanos é um processo contínuo, a Klabin avalia regularmente a atualização do heatmap de capacidade de gestão x impactos a partir de alterações significativas nos negócios e operações.  

 

Ações de mitigação e prevenção

                                                                                                                                                                            
Tema % Operações cobertas Ações tomadas   As ações são consideradas suficientes?  KPI
Saúde e Segurança 100 A Klabin possui um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que abrange todas as operações, colaboradores próprios e terceiros. Seis unidades industriais são certificas ISO 45001. As plantações próprias das unidades florestais são certificadas no FSC Manejo, que avalia aspectos de saúde e segurança dos colaboradores envolvidos nestas atividades. Além disso, são realizadas auditorias periódicas nos procedimentos para avaliar a conformidade com os requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), ISO 45001 e FSC.
  Também, existem procedimentos para (a) identificação contínua de perigos, avaliação de riscos e determinação dos controles necessários, (b) oferta de treinamentos em SSO de acordo com a função e exigências legais, (c) registro, investigação e análise de acidentes e incidentes, (d) identificação do potencial para emergências e procedimentos para resposta.
Sim
  • Taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) 
  • Número de Vidas Mudadas*
  • Taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados 
  • Nível das unidades na metodologia Hearts and Minds
Liberdade de associação e negociação coletiva 100 Todos os colaboradores próprios são cobertos por acordo coletivos. Adicionalmente, o Código de Conduta inclui a liberdade de associação sindical a todos os colaboradores.  Sim
  • Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva
Diversidade e Inclusão 100 Há procedimentos direcionados para endereçar denúncias de assédio e discriminação via Canal de Ouvidoria. São desenvolvidas campanhas, treinamentos, workshops, palestras e rodas de conversa, desde 2019. A maioria das atividades tem como público-alvo todos os funcionários próprios e terceiros. Temas específicos como a racismo, equidade de gênero, vieses inconscientes, linguagem inclusiva, e assédio são abordados para os diversos níveis hierárquicos, nestes eventos e treinamentos. Grupos de acolhimento também são treinados, assim como equipes de Gente & Gestão (que são diretamente envolvidas nesses casos), com o acompanhamento da área de Integridade e de um professor e consultor em Antropologia. Sim
  • Porcentagem de mulheres na liderança
  • Porcentagem de pessoas colaboradoras colaboradores pertencentes aos grupos de minorizados avaliando positivamente as condições de respeito e igualdade no ambiente de trabalho
Cadeia de suprimentos 100 O Código de Conduta e as Diretrizes de Responsabilidade Socioambiental para a Contratação de Fornecedores estabelecem os padrões mínimos referentes a direitos humanos para os fornecedores. Para contratos há um documento adicional com padrões mínimos: Caderno de Requisitos Mínimos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional para a Contratada. Sim
  • Porcentagem de fornecedores críticos contemplados pelo Programa de Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento
Trabalho análogo à escravidão e/ou infantil 100 Por ser signatária do Pacto Nacional a Favor da Erradicação do Trabalho Escravo, a Klabin se compromete com o cruzamento de sua base de Fornecedores ativos e inativos, múltiplas vezes ao ano, com os nomes listados no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão (popularmente conhecido como “Lista Suja do Trabalho Escravo”). 
Assim, caso haja algum apontamento, seguem-se as devidas ações tomadas pela Companhia: identificação do fornecedor e serviço prestado (data, local, entre outros dados) e notificação formal à parte demandando esclarecimentos e declaração sobre as medidas corretivas implementadas (e sugestões de aprimoramento, caso necessário). A partir dessa etapa, é avaliado se o fornecedor será monitorado ou se o fornecimento será interrompido. Em 2022, não foram registrados casos de fornecedores da cadeia da Klabin que tenham sido citados em tal lista.
Sim
  • Número de fornecedores identificados como causadores de impactos sociais negativos reais e potenciais
Comunidades 100 Implementação do procedimento de gestão de conflitos com comunidades, que estabelece um comitê interno para endereçamento das reclamações consideradas procedentes. Além disso, a companhia mantém o Fale com a Klabin, canal dedicado para atender demandas, queixas e reclamações da comunidade.     Sim
  • Número de casos ou violações de Direitos Humanos envolvendo a Companhia
     
Comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, faxinalenses, etc) 100 A Klabin mapeia todas as comunidades tradicionais de suas áreas de influência, como quilombolas, faxinalenses (comunidades que habitam pequenas áreas e vivem de sua relação com a floresta) e grupos indígenas. No relacionamento com essas comunidades, a empresa segue a legislação brasileira e as recomendações da OIT 169, resolução da Organização Internacional do Trabalho para Povos Indígenas e Tribais, garantindo seu direito ao consentimento prévio, livre e informado (CLPI). Sim
  • Número de casos de violações de direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais
Engajamento com partes interessadas 100

.A área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin atua em diversas frentes, com o intuito de preservar e melhorar o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse e partes afetadas; anular ou mitigar impactos causados por sua operação; e, promover ações que contribuam com o desenvolvimento local dos municípios onde ela atua, entre outros. Dessa forma, suas principais frentes de trabalho são:
 

  • Atuação preventiva nos possíveis impactos vinculados às operações florestais e fabris da Klabin;
  •  Identificação de oportunidades para o engajamento com a comunidade local e desenvolvimento regional do território;
  •   Promoção e ampliação do diálogo entre a Klabin e o poder público, comunidade local (incluindo comunidade tradicional) e demais públicos interessados.
                  
Sim
  •  Índice de aceitação da Klabin nas comunidades locais
Meio ambiente 100  Todas a unidades operacionais possuem um sistema de gestão ambiental que inclui:
  •  sistema para registro de anomalias ambientais dentro das unidades da Klabin, 
  • sistema registro do ocorrências e reclamações de partes interessadas, com a devida análise da ocorrência,  monitoramento dos requisitos legais aplicáveis, 
  • levantamento de aspectos e impactos ambientais de todas as operações,
  •  ações de mitigação (ex.: florestal: mosaico, manejo hidrosolidário);
  •  - programas de monitoramento ambiental nas regiões do entorno.
Sim
  • Número de multas e sanções não monetárias associadas a questões ambientais
Proteção de Dados 100 A Klabin possui estrutura de governança, políticas e procedimentos de segurança cibernética, e faz monitoramento sistemático constante. As políticas e padrões são baseados em normativas ISO e consideram a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Marco Civil da Internet. Os processo e informações são disponibilizados a todos os funcionários através de uma Cartilha de Segurança Cibernética e de treinamentos. Os fornecedores que têm acesso a dados da Klabin e de funcionário Klabin são informados de suas responsabilidades através do contrato, e preenchem um formulário de Compliance com a LGPD. Sim
  • Porcentagem de colaboradores diretos e indiretos incluídos na linguagem digital

A Gerência de Riscos da Klabin foi criada em 2018 com o apoio e suporte da alta administração (Conselho de Administração e Diretoria). A área busca aplicar melhores práticas para apoiar as áreas operacionais, corporativas e/ou equivalentes, na análise de seus processos, com foco em mapeamento e avaliação dos riscos, implementação de controles  e/ou ações, planos de continuidade de negócio e operacional.

Em novembro de 2020, foi criado o Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas, um órgão de assessoria ao Conselho de Administração, que tem entre suas funções a avaliação dos mecanismos de controle das exposições a risco da Companhia. A Gerência de Riscos tem, no mínimo, duas reuniões fixas anuais com esse comitê para promoverem aos membros a metodologia de gerenciamento de riscos e o modelo “Tone the Top”, atualizando os conceitos, metodologia e discussões sobre principais riscos e planos de ação.  

Dentre a composição da remuneração variável de todos os gestores, executivos e colaboradores Klabin, 20% refere-se a metas de Sustentabilidade, sendo que alguns temas compõem o topo de riscos priorizados pela Matriz da Companhia, como taxas de Segurança de colaboradores, riscos climáticos (Água e Emissões) e Índice de aceitação social. 

No ano de 2021, foi implementado o software de gerenciamento de riscos IB Solutions, visando a automatizar o processo de follow-up das ações e controles dos donos dos riscos e das ações, auxiliar na rastreabilidade e histórico das alterações, e na criação de dashboards. 

A Klabin acredita que a cultura de gestão de riscos em uma organização é o ponto central para promover e concretizar em todos os níveis da Companhia a importância da gestão de riscos.  Além das apresentações regulares de temas relacionados a riscos ao Conselho de Administração, a empresa iniciou em 2022 um programa interno de educação de lideranças, que inclui atualização sobre gestão de riscos (metodologia, principais riscos etc.) para novos diretores e conselheiros. 

Os procedimentos associados à gestão de riscos receberam auditoria interna em 2023. 

 

FRAMEWORK – LINHAS DE DEFESA  

  • 1° Linha: Composta pelas áreas operacionais e equivalentes, os quais por meio de suas equipes são responsáveis pelas atividades diárias operacionais da Companhia, e assumem a responsabilidade primária pela identificação, avaliação e gestão dos riscos. 
  • 2° Linha: Composta pela  área de gestão de riscos e afins (Integridade, Controles Internos e Segurança da Informação), e possuem a  responsabilidade de monitorar e supervisionar as atividades da 1° linha,  e fornecer orientação sobre práticas adequadas de gerenciamento de riscos. 
  • 3° Linha: Composta pela área de auditoria interna independente, que revisa e avalia tanto a 1° quanto a 2° linha para que os processos de gerenciamento de riscos e controles internos sejam eficazes e estejam em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa. 

 

Atualizado e verificado em: 04/07/2024