Desenvolvimento local e lmpacto nas comunidades
Desenvolvimento local e lmpacto nas comunidades
KODS 2030
100% dos municípios prioritários com gestão participativa incentivada
2024 | 2023 | 2022 | 2021 | META 2030 |
---|---|---|---|---|
94.00% | 92.00% | 76.00% | 70.00% | 100% |
Em 2024, a Klabin alcançou 94% de municípios prioritários com gestão participativa incentivada, avançando 2% em comparação com 2023, em direção à meta de 100%. Os números refletem o esforço da Companhia na promoção de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social e no fomento à independência dos municípios.
São considerados prioritários os municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Ventania, Tibagi e Rio Negro, no Paraná; Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina; além de Goiana (PE) e Angatuba (SP), classificados a partir da aderência aos seguintes critérios:
- operações de grande ou médio porte da Klabin;
- alta/média dependência econômica da Companhia;
- índices de desenvolvimento baixos, comparados a outros municípios ou PIB abaixo do EBITDA da Companhia;
- programas sociais da Klabin desenvolvidos no município;
- volume da operação florestal.
- impacto das operações Klabin sobre as dinâmicas sociais locais.
Municípios considerados prioritários de acordo com o volume da operação florestal no ano corrente
Município | 1. Apoio em planejamento (PPA ou outro) | 2. IPS ou outro tipo de diagnóstico | 3. Parcerias em rede (fortalecimento de diálogo) |
---|---|---|---|
Telêmaco Borba | x | x | x |
Ortigueira | x | x | x |
Imbaú | x | x | x |
Otacílio Costa | x | x | x |
Correia Pinto | x | x | x |
Lages | x | x | x |
Goiana | x | x | x |
Angatuba | x | x | |
Paranaguá | x | x | |
Rio Negro | x | x | |
Tibagi | x | x | x |
Reserva | x | x | x |
Curiúva | x | x | x |
Sapopema | x | x | x |
Ventania | x | x | x |
Rio Branco do Ivaí | x | x | |
São Jerônimo da Serra | x | x | |
Cândido de Abreu | x | x | |
Congonhinhas | x | x | |
Palmeira | x | x | |
Ponte Alta | x | x |
Índice de aceitação da Klabin nas comunidades locais
2024 | 2023 | 2022 | 2021 |
---|---|---|---|
83,60% | 81,40% | 83,60% | 80,30% |
A aceitação da Klabin nas comunidades em que estão suas operações alcançou 83,60% em 2024, superando a meta de 80%, e avançando 2,2% com relação ao ano anterior. Algumas ações merecem destaque em sua contribuição para esse resultado:
eventos Klabin na Comunidade de aproximação com municípios;
ampliação dos programas Minuto Klabin e Klabin na Escola;
tratamento das demandas recebidas pelo Klabin Demandas Sociais (KDS);
inauguração da Feira da Agricultura Familiar;
inaugurações das franquias sociais no Programa de Resíduos;
aumento da divulgação dos canais de comunicação da Klabin em diálogos operacionais (florestais) e em ações do Klabin na comunidade.
A aceitação da Klabin nas comunidades é medida por pesquisa anual e contempla a média dos resultados das operações da Klabin no Paraná (14 municípios), Santa Catarina (nove municípios), São Paulo (quatro municípios) e Pernambuco (Goiana).
Investimento social privado
Em 2024, a Klabin direcionou R$ 23,79 milhões para investimento social privado, dos quais R$ 15,61 milhões foram destinados a doações não incentivadas. As três maiores doações dessa categoria foram para a frente de Cidadania e Cultura, representando 18% do valor total voltado às doações não incentivadas no ano.
A Klabin utiliza a Plataforma de Investimento Social Privado para alocação de investimentos. São dois os eixos contemplados - Território (Klabin pelo Desenvolvimento Local e Klabin Ambiental) e Pessoas (Klabin Educação e Klabin Cultural) - e quatro linhas de atuação: Desenvolvimento, Cidadania e Cultura, Educação e Meio Ambiente. Os editais abertos podem ser consultados no site Prosas. Para saber mais, consulte Participação setorial.
Percentual de recursos financeiros por tema (R$ milhões)
2024 | 2023 | 2022 | 2021 | |
---|---|---|---|---|
Investimentos totais | 292,54 | 367,99 | 306,76 | 108,33 |
Ambientais | 213,72 | 274,76 | 190,71 | 102,96 |
Sociais | 28,80 | 33,28 | 52,19 | 66,99 |
PDI | 50,03 | 59,95 | 63,86 | 41,34 |
Investimentos ambientais (R$)
2024 | 2023 | 2022 | 2021 | |
---|---|---|---|---|
Investimentos | 120.989.099,25 | 199.578.964,44 | 175.863.554,63 | 91.098.231 |
Despesas operacionais | 92.717.107,65 | 75.180.523,63 | 14.846.255,19 | 11.863.670 |
Total (investimentos + despesas operacionais) | 213.706.206,90 | 274.759.488,07 | 190.709.809,82 | 102.961.901 |
Despesas de tratamento e destinação de resíduos | 79.394.968,49 | 65.720.761,36 | 1.083.945,82 | - |
Savings, redução de custos, incentivos etc | 62.821.268,22 | 50.988.717,56 | 62.817.504,31 | 47.919.292 |
Denominador (% de cobertura) – volume de produção | 100 | 100 | 100 | 100 |
Iniciativas prioritárias associadas à estratégia de investimento social privado
Projeto/Programa |
Descrição |
Benefício social gerado |
KPI |
Programa de Apoio à Gestão Pública (Planos Plurianuais-PPAs) |
Estimula o desenvolvimento socioeconômico regional, apoia a modernização e qualificação dos gestores públicos municipais, utilizando o planejamento como ferramenta de gestão para a aplicação eficiente dos recursos públicos. A iniciativa contribui para a diminuição das demandas assistencialistas e não estruturantes que são destinadas à Klabin. |
O Programa de Apoio à Gestão Pública é oferecido a 14 municípios prioritários, com capacitações e consultorias para o aprimoramento dos planejamentos e aplicação dos recursos públicos, como os impostos pagos pela Companhia. Em 2024, os municípios alinharam seus planos de ação de gestão aos Planos Plurianuais, monitorados com o apoio de consultoria especializada oferecida pela Klabin, além da avaliarem a efetividade das ações implementadas. Foram 177 Secretarias participantes, 927 Servidores envolvidos (56% comissionados e 44% carreira) e 1.198 ações planejadas e monitoradas. Em termos de efetividade de execução, 32% das ações foram concluídas e 60% estavam em andamento em novembro de 2024, ou seja, 92% das ações planejadas pelos municípios tiveram encaminhamentos para execução. |
Diminuição das demandas assistencialistas e não estruturantes. |
Índices de progresso social - IPS |
O Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que avalia a situação socioeconômica das regiões impactadas pelas operações industriais, florestais e pelos projetos de expansão da Klabin. Com ela, a Companhia pode identificar, medir e acompanhar impactos positivos e negativos, além de direcionar estrategicamente recursos para programas e projetos sociais, econômicos e ambientais. |
O IPS permite melhorar a organização territorial e a aplicação programada de recursos pelo poder público, em curto, médio e longo prazos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2024, o site da iniciativa passou por uma reformulação que deu origem ao Portal Território 2030, disponibilizando o IPS de 12 municípios do Paraná, 15 em Santa Catarina e de Goiana, em Pernambuco, unificando os indicadores em um só lugar. Os dados foram atualizados até 2024. https://www.territorio2030.app.br/home |
Possibilidade de mensurar resultados dos Projetos Sociais da Klabin nos territórios de atuação e verificar os impactos positivos na evolução dos indicadores do IPS. Fornece ainda diretrizes que orientam os investimentos socioambientais, além da projeção e retorno de imagem da Klabin junto à comunidade e aos investidores. |
Klabin Transforma Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis |
O Klabin Transforma Matas Sociais concretiza o que prevê a Política de Sustentabilidade da Klabin: apoiar o desenvolvimento das comunidades em que a Companhia possui operações. Desenvolvido desde 2015, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Sebrae, apoia produtores rurais na qualificação das suas propriedades e produção. |
Realizado em 11 municípios do Paraná e em cinco de Santa Catarina, o Klabin Transforma Matas Sociais auxilia pequenos e médios produtores rurais, desde a adequação das propriedades à legislação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. O Programa promoveu pesquisa de avaliação com 310 produtores rurais beneficiados, com os seguintes resultados: 93% dos entrevistados avaliam positivamente o programa; 86% dos agricultores reconhecem benefícios ambientais:
|
Geração de renda e melhoria da qualidade de vida. |
Programas de Resíduos Sólidos |
O Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, desenvolvido com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi desde 2012, promove ações de apoio à coleta seletiva em sete municípios da região dos Campos Gerais, no Paraná: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Telêmaco Borba, Tibagi e Sapopema). Conta com o apoio da Ambipar Enviroment, como consultoria especializada na estruturação das cooperativas e na articulação de parcerias entre esses grupos, o poder público e a sociedade. |
O Programa de Resíduos Sólidos foca na coleta seletiva e na inclusão social dos associados às cooperativas de profissionais da reciclagem e no engajamento comunitário para estimular o descarte e a destinação ambiental adequada dos resíduos. Desde sua implementação, o programa já contribuiu para um incremento de cerca de 86% na renda dos agentes de reciclagem. A Klabin também realizou doações de materiais, como sacolas retornáveis destinadas à coleta seletiva municipal. Em 2024, as cooperativas Acamarango, de Reserva, e ReciclaTB, de Telêmaco Borba, se transformaram em franquias sociais, e passam a ser modelos de gestão, produtividade, regularidade institucional, redução da destinação incorreta de resíduos e abastecimento do mercado de reciclagem. |
Apoio aos municípios na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Viabilização da coleta seletiva nos municípios de atuação da Klabin. Aumento de renda de catadores e sua transformação em empreendedores sociais.
|
Klabin Transforma Semeando Educação |
O Programa Klabin Transforma Semeando Educação busca a melhoria da educação pública por meio da capacitação da gestão escolar nas escolas municipais e dos professores de português e matemática. |
Desde seu início, em 2017, o Klabin Transforma Semeando Educação já beneficiou 146 escolas e impactou mais de 1.200 profissionais de ensino. O programa é realizado em 20 municípios de atuação da Klabin no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Em 2024, envolveu 253 escolas, beneficiando mais de 1.200 professores e 370 gestores. Em 2024, 11 dos 12 municípios onde o Programa é realizado no Paraná registraram aumento na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Houve melhoria nas cidades de Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. O município de Rio Branco do Ivaí manteve a média em relação ao levantamento anterior, realizado em 2021. Em Santa Catarina, dois municípios atendidos pelo programa, Otacílio Costa e Palmeira, melhoraram seus indicadores. Em 2024, teve início a formação pedagógica do módulo de Ciências da Natureza nos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira.
|
Melhora da qualidade do ensino, medida pela nota no Ideb, nos municípios em que a Klabin atua. Formação de mão de obra qualificada.
|
O compromisso com o desenvolvimento local está registrado na Política de Sustentabilidade da Klabin. O relacionamento com as comunidades é executado por meio do engajamento a partir das agendas econômica, ambiental e social, construída com a participação dos diversos públicos de interesse.
As ações de responsabilidade social e de relações com a comunidade contemplam projetos de educação e capacitação para o mercado de trabalho, agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos regional, além de um programa de apoio ao planejamento da gestão pública. Todos os impactos operacionais de indústrias e operações florestais são identificados, mitigados ou diminuídos, permitindo a operação dentro dos mais elevados padrões de sustentabilidade. Os impactos negativos também estão mapeados e podem ser consultados em Iniciativas de Engajamento.
As seguintes políticas e documentos internos orientam a Companhia nesse tema:
- Política de Sustentabilidade Klabin,
- Visão de Sustentabilidade da Klabin,
- Política de Engajamento com Stakeholders;
- Política de Capital Reputacional;
- Código de Conduta;
- Manual Anticorrupção;
- Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade;
- Manual e Procedimentos da área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade;
- Propósito Florestal;
- Plano de Ação Socioambiental,
- Plano de Engajamento de Stakeholders;
- Políticas regulamentadoras, como legislação ambiental, certificações e padrões de bancos investidores (Veja mais em Certificações e Meio Ambiente) - Documentos e certificações;
- Objetivos Klabin de Desenvolvimento Sustentável (KODS) e a Agenda Klabin 2030.
Objetivos e metas
Objetivos | Meta 2024 | Análise do resultado 2024 |
---|---|---|
Acompanhar o indicador de aceitação da Klabin nas comunidades | Manter em 80% a aceitação da Klabin nos municípios de atuação no conjunto de indicadores que mensuram a percepção de impactos; desenvolvimento econômico; conservação ambiental; emprego; comprometimento social; estímulo aos negócios; e imagem. Contempla os seguintes municípios: No PR: Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Curiúva, Rio Branco do Ivaí, Ventania, Sapopema, Congonhinhas, Cândido de Abreu, São Jerônimo da Serra, Paranaguá e Rio Negro; Em SC: Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul e Capão Alto; Em SP: Itapetininga, Angatuba, São Miguel Arcanjo e Campina do Monte Alegre; |
O indicador de aceitação das comunidades teve média de 83,60% nos municípios de atuação da Klabin. O resultado superou a meta em todas as localidades, avançando em direção ao cumprimento da meta KODS. |
Plano de Engajamento de Stakeholders
O Plano de Engajamento de Stakeholders da Klabin estabelece um procedimento interno de orientação para a identificação, classificação, definição de ações e comunicação com stakeholders, aplicáveis às operações e negócios próprios e de fornecedores críticos. Em 2024, o documento foi aprovado pela Diretoria Executiva.
Os seguintes itens são abordados no procedimento:
Identificação e classificação de partes interessadas: de acordo com a Política de Engajamento com Stakeholders, as partes interessadas da Klabin são agrupadas em: investidores, acionistas e instituições financeiras; colaboradores diretos e indiretos; clientes; fornecedores; governo; instituições de ensino e pesquisa; imprensa; sindicatos; entidades de classe; associações do setor; e comunidades vizinhas (ver tabela abaixo).
Grupos vulneráveis identificados a partir de cada categoria: a Klabin identifica a presença de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e faxinalenses) localizadas em um raio de influência de 10 quilômetros das suas áreas de manejo florestal e estabelece medidas para a proteção dos seus direitos. Esse processo segue o princípio do Consentimento Livre Prévio e Informado (CLPI), que dá transparência às relações com as comunidades e promove o respeito às suas decisões. A Companhia se recusa em atuar em áreas prospectadas que sejam limítrofes com as comunidades ou que gerem impactos em seus modos de vida. Para mais informações, acesse Direitos Humanos.
Matriz de Partes Interessadas:
Públicos Estratégicos |
Interesse |
Área Responsável |
Acionistas/sócios, investidores e instituições financeiras |
Lucratividade sustentada, preservação do patrimônio, boa governança, boa imagem, transparência, práticas sustentáveis, confiabilidade e rentabilidade |
Relações com Investidores/Financeiro |
Clientes |
Qualidade, confiabilidade no fornecimento (prazo e volume), condições comerciais, preço competitivo, flexibilidade, transparência e práticas sustentáveis |
Comercial |
Fornecedores |
Benefícios mútuos, sustentabilidade do negócio, bom relacionamento e comportamento ético |
Suprimentos |
Colaboradores diretos e indiretos |
Estabilidade, remuneração justa, segurança, bom ambiente de trabalho, benefícios, desenvolvimento de competências, recompensa e reconhecimento e transparência |
Gente & Gestão, Suprimentos |
Comunidades |
Transparência, boa vizinhança, geração de empregos e renda, controle de impactos adversos, investimentos nas comunidades, práticas sustentáveis e comportamento ético |
Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, Comunicação, Relações Institucionais, Operações Florestais e Responsabilidade Ambiental |
Sindicatos |
Estabilidade, remuneração justa, segurança, qualificação profissional, benefícios; informação; transparência; práticas sustentáveis e atendimento às legislações específicas |
Gente e Gestão |
Entidades de classe e associações do setor |
Transparência, informações e práticas sustentáveis |
Gente & Gestão, Jurídico, Financeiro e Responsabilidade Ambiental |
Governo |
Cumprimento dos requisitos legais e regulamentares, geração de emprego e renda, receita tributária, transparência, investimentos e práticas sustentáveis |
Gente & Gestão, Jurídico, Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, Comunicação e Relações Institucionais |
Imprensa |
Informações, relação comercial (anúncios, projetos) e práticas sustentáveis |
Comunicação |
Instituições de Ensino e Pesquisa |
Parcerias, informações, estágios e intercâmbio científico/tecnológico |
Tecnologia e Inovação, Operações Florestais, Operações Industriais, Responsabilidade Ambiental, Gente & Gestão, Jurídico, Comunicação, Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade |
Organizações não governamentais |
Transparência, parcerias, práticas sustentáveis, atendimento a legislações específicas, comportamento ético e controle de impactos adversos |
Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Ambiental |
Biodiversidade |
Cumprimento dos requisitos legais e regulamentares, transparência, práticas sustentáveis, controle de impactos adversos, proteção e conservação e restauração |
Operação Florestal, Parque Ecológico Klabin e Responsabilidade Ambiental Florestal |
Estratégia de engajamento com stakeholders locais
ABORDAGEM DE MITIGAÇÃO:
Diálogo e monitoramento operacional: a comunicação direta e contínua entre a Klabin e as comunidades fornece informações antecipadas sobre as operações planejadas, permitindo a identificação, a discussão e a avaliação de seus impactos positivos e negativos, bem como a proposição de medidas de prevenção, redução e mitigação.
Comitê de monitoramento antrópico: fórum de comunicação entre a Klabin e as autoridades locais, composto por secretários municipais, representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e por outras instituições representativas dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, no Paraná. Os encontros têm periodicidade trimestral, quando é feito o monitoramento das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança Pública, com avaliação contínua dos temas relevantes, identificação de novos líderes e atualização sobre o progresso das obras, entre outros aspectos.
Klabin na comunidade: eventos que acontecem em ambientes urbanos e rurais, ampliando o conhecimento da população sobre as operações florestais e fabris e sobre a atuação social da Companhia.
Plano básico ambiental indígena (PBAI): elaborado a partir de um processo participativo de consulta que envolveu a Klabin, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades indígenas, prevê, além de obras de infraestrutura nas comunidades indígenas, ações relacionadas ao meio ambiente, geração de renda, valorização da cultura Kaingang e de incentivo à educação.
Ações mitigatórias: a Klabin trabalha para evitar ou reduzir os impactos negativos de suas operações florestais e industriais, como poeira, comportamento inseguro de motoristas, más condições das estradas, odor e ruído das fábricas.
Uma das principais queixas das comunidades está relacionada à poeira vinda do tráfego de caminhões nos municípios onde há operação florestal. O impacto é monitorado pelo índice de reclamações de poeira por quilômetro rodado em comunidades (total de reclamações recebidas dividido pelo total de quilômetros rodados nas comunidades durante o ano).
Mesmo com o avanço nos resultados, a Companhia é desafiada pelo crescimento de suas operações, com a ampliação o número de municípios e de comunidades impactadas. São exemplos de medidas de mitigação:
- umidificação das vias;
- revestimento com aplicações sucessivas de agregado e ligante betuminoso;
- análise prévia para otimização de rotas de transporte com desvio de comunidades;
- asfaltamentos pontuais;
- instalação de aspersores individuais em propriedades isoladas.
Disponibilidade de Canais de Comunicação para comunidades locais
Os canais de comunicação são fundamentais para estabelecer e manter conexões significativas com as partes interessadas. A Klabin mantém um conjunto de canais de comunicação voltados aos seus diversos públicos, adaptados às demandas e hábitos de cada um. A seguir, estão listados os principais canais de comunicação voltados ao público interno e às comunidades.
1.Canais de Comunicação Interna:
Nome do Canal |
Minha Klabin |
Newsletter |
Plantão Klabin |
Klabin Informa |
Mural Klabin |
Campanhas |
TV Klabin |
Formato |
Eletrônico |
Eletrônico |
Eletrônico |
Eletrônico |
Impresso |
Varia de acordo com as características da campanha e do público |
Eletrônico |
Público |
Colaboradores Próprios
|
Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail |
Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail |
Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail |
Colaboradores e Contratados |
Varia de acordo com o objetivo e tema da campanha. |
Colaboradores e Contratados |
Onde circula |
Todas Unidades da Klabin |
Todas Unidades da Klabin |
Todas Unidades da Klabin |
Todas Unidades da Klabin |
Todas Unidades da Klabin |
Varia de acordo com a necessidade, objetivos, temas e público |
Todas Unidades da Klabin |
Características |
Informações institucionais e administrativas |
Informações institucionais e administrativas |
Informações institucionais e administrativas em caráter de urgência e por critério de relevância |
Informações institucionais e administrativas por critério de relevância |
Informações Institucionais e administrativas |
Varia de acordo com os objetivos, temas e públicos |
Informações institucionais e administrativas do negócio e regionais |
Formas de comunicação |
Jornalística e publicitária |
Jornalística e publicitária |
Jornalística |
Jornalística |
Jornalística e publicitária |
Publicitária |
Jornalística e publicitária |
Periodicidade |
Sob demanda |
Semanal |
Sob demanda |
Sob demanda |
Sob demanda |
Sob demanda |
Sob demanda |
Responsáveis |
Área de Comunicação da unidade |
Área de Comunicação da unidade/ Corporativo |
Área de Comunicação da unidade/ Corporativo |
Área de Comunicação da unidade/ Corporativo |
Área de Comunicação da unidade |
Área de Comunicação da unidade/ Corporativo |
Área de Comunicação da unidade/ Corporativo |
2.Canais de Comunicação externa:
- Relacionamento com imprensa.
- Redes sociais e sites institucionais Klabin.
- Evento Klabin na comunidade: nos municípios em que há operações industriais e florestais, divulga o trabalho realizado pela Companhia – desde o plantio de florestas até o produto comercializado – e os programas sociais implementados na região.
- Revista e plataforma Klabin na comunidade: divulga os resultados dos programas socioambientais da Companhia, conduzidos em parceria com o poder público, escolas, ONG, empresas e pessoas.
- Minuto Klabin: programa quinzenal veiculado nas principais emissoras de rádios nos territórios do Paraná e de Santa Catarina. Aborda o trabalho da Companhia, notícias, a atuação em sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.
Mecanismos de Ouvidoria, queixas e reclamações disponíveis para as comunidades:
Canal de Integridade e Ouvidoria Klabin
É um recurso exclusivo e confidencial, destinado ao registro, de forma anônima ou identificada, de denúncias ou suspeitas de condutas que violem os princípios éticos e padrões de conduta da Klabin e/ou legislações vigentes. Acesse aqui. Mais informações em Conduta Ética e Integridade.
Fale com a Klabin - Klabin Demandas Sociais (KDS)
O Fale com Klabin disponibiliza canais de comunicação para receber as demandas do público externo, como, solicitações, reclamações, sugestões, dúvidas, elogios e críticas relacionadas às atividades operacionais de Companhia:
- e-mail: faleklabinpr@klabin.com.br;
- linhas telefônicas 0800-728 0607 (Paraná e São Paulo) e 0800 721 0228 (Santa Catarina). A ligação é gratuita e o canal está disponíveis 24 horas por dia;
- site Klabin - Fale Conosco - https://klabin.com.br/fale-conosco
Abordagem de Adaptação
Descrição dos aspectos associados à gestão do relacionamento com as comunidades locais
Realização de avaliação de impacto das partes interessadas locais ou da comunidade: a etapa pré-operacional, prevista em procedimento interno, inclui uma visita às localidades que receberão a operação da Klabin para levantamento das condições, necessidades de adequações, possíveis impactos e formas de mitigação, incluindo o processo de diálogo com a comunidade.
Capacitação das partes interessadas locais para se comunicar com a Companhia: diálogos pré-operacionais – feitos porta a porta ou em reunião comunitária - em que são apresentadas as informações operacionais da Klabin, como volume de madeira, período da operação, transporte e segurança da comunidade. Nas agendas são apresentados os possíveis impactos, como poeira, direção em alta velocidade e fluxo dos veículos pesados – principalmente no transporte de madeira. Os canais de comunicação e informações sobre a operação florestal e esclarecimento de dúvidas também são divulgados. Especificamente para as comunidades tradicionais, a Companhia tem como procedimento a aplicação do Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI), de acordo com os métodos próprios de consulta em operações em áreas a até 10 quilômetros dessas comunidades. A Companhia reforça que não atua em áreas limítrofes com as comunidades tradicionais ou que gerem impactos nos seus modos de vida.
Pesquisas/revisões regulares de percepções das partes interessadas locais sobre a estratégia de engajamento: a Pesquisa de Aceitação das Comunidades, realizada anualmente, aborda oito dimensões: percepção de impactos, desenvolvimento econômico, preservação ambiental, geração de emprego, comprometimento, imagem, estímulo social e aos negócios. O índice de aceitação é calculado com base na média da avaliação das dimensões e é uma meta compartilhada por todos os colaboradores e executivos da Klabin.
Reunião com partes interessadas locais para identificar preocupações emergentes: além dos Comitês de Monitoramento Antrópico, a Companhia conduz reuniões pré-operacionais da Florestal para apresentar informações como volume de madeira, período da operação, transporte e segurança da comunidade. Também são abordados os possíveis impactos da operação nas comunidades como poeira, velocidade e fluxo dos veículos pesados – principalmente no transporte de madeira.
Rastreamento e tratamento de reclamações: as demandas recebidas pelos canais disponibilizados são registradas na plataforma Klabin Demandas Sociais (KDS) e/ou no Canal de Ouvidoria, de acordo com sua natureza, seguindo o fluxo de tratativa estipulado para cada tipo.
Programas de envolvimento das partes interessadas são aplicados em todas as operações locais: as operações seguem um protocolo mínimo de mapeamento de impactos locais, disponibilização de canais de comunicação para a comunidade, além de registros organizados das demandas recebidas e dos públicos de interesse. Para as localidades com operações prioritárias, há uma meta de gestão participativa incentivada vinculada aos Objetivos Klabin de Desenvolvimento Sustentável (KODS).
Investimento social privado
Em 2024, a Klabin direcionou R$ 23,79 milhões para investimento social privado, dos quais R$ 15,61 milhões foram destinados a doações não incentivadas. As três maiores doações dessa categoria foram para a frente de Cidadania e Cultura, representando 18% do valor total voltado às doações não incentivadas no ano.
A Klabin utiliza a Plataforma de Investimento Social Privado para alocação de investimentos. São dois os eixos contemplados - Território (Klabin pelo Desenvolvimento Local e Klabin Ambiental) e Pessoas (Klabin Educação e Klabin Cultural) - e quatro linhas de atuação: Desenvolvimento, Cidadania e Cultura, Educação e Meio Ambiente. Os editais abertos podem ser consultados no site Prosas.
Para saber mais, consulte Participação setorial.
Distribuição de recursos financeiros por tema (R$ milhões)
|
2024 |
2023 |
2022 |
2021 |
Investimentos totais |
292,54 |
367,99 |
306,76 |
108,33 |
Ambientais |
213,71 |
274,76 |
190,71 |
102,96 |
Sociais |
28,80 |
33,28 |
52,19 |
66,99 |
PDI |
50,03 |
59,95 |
63,86 |
41,34 |
Investimentos ambientais (R$)
|
2024 |
2023 |
2022 |
2021 |
Investimentos |
120.989.099,25 |
199.578.964,44 |
175.863.554,63 |
91.098.231 |
Despesas operacionais |
92.717.107,65 |
75.180.523,63 |
14.846.255,19 |
11.863.670 |
Total (investimentos + despesas operacionais) |
213.706.206,90 |
274.759.488,07 |
190.709.809,82 |
102.961.901 |
Despesas de tratamento e destinação de resíduos |
79.394.968,49 |
65.720.761,36 |
1.083.945,82 |
- |
Savings, redução de custos, incentivos etc |
62.821.268,22 |
50.988.717,56 |
62.817.504,31 |
47.919.292 |
Denominador (% de cobertura) - volume de produção |
100 |
100 |
100 |
100 |
Atualizado e verificado em: 08/08/2025