Desenvolvimento local e lmpacto nas comunidades

Agendas econômica, social e ambiental fortalecidas nas comunidades onde opera, impulsionando as capacidades de planejamento colaborativo para a gestão pública em direção ao desenvolvimento sustentável.

Influência positiva na dinâmica (socioeconômica ambiental) das comunidades, salvaguardando a qualidade, o modo de vida e as relações sociais locais.

 

KODS 2030


100% dos municípios prioritários com gestão participativa incentivada

 

2020 2021 2022 2023 META 2030
73% 70% 76% 92% 100%
 

Municípios: Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Ventania, Tibagi, Otacílio Costa, Correia Pinto, Lages, Goiana, Angatuba e Rio Negro. 

A priorização de municípios segue os seguintes critérios listados abaixo, o impacto das operações Klabin sobre dinâmicas sociais locais, além do volume da operação florestal no ano corrente: 

1.    Terem operações de grande ou médio porte da Companhia. 
2.    Terem alta/média dependência econômica da Companhia. 
3.    Terem índices de desenvolvimento baixos no comparativo com outros municípios ou PIB abaixo do Ebitda Companhia. 
4.    Terem programas sociais Klabin desenvolvidos no município. 

Todos os outros municípios serão contemplados com programas pontuais de outras linhas de atuação, estabelecidas pela plataforma de investimento social privado: educação ambiental, cultura e cidadania, por meio dos programas Semeando Educação, Programa de Resíduos Sólidos e Matas Sociais.  

Municípios considerados prioritários de acordo com o volume da operação florestal no ano corrente

Município 1. Apoio em planejamento (PPA ou outro) 2. IPS ou outro tipo de diagnóstico 3. Parcerias em rede (fortalecimento de diálogo)
Telêmaco Borba x x x
Ortigueira x x  
Imbaú x x x
Otacílio Costa x x x
Correia Pinto x x x
Lages x x x
Goiana x x x
Angatuba x   x
Paranaguá x x x
Rio Negro x   x
Tibagi x x x
Reserva x x x
Curiúva x x x
Sapopema x x x
Ventania x x x
Rio Branco do Ivaí x x x
São Jerônimo da Serra x x x
Cândido de Abreu x x x
Congonhinhas   x x
Palmeira   x x
Ponte Alta   x x

 

Índice de aceitação da Klabin nas comunidades locais

2023 2022 2021 2020
81,40% 83,60% 80,3% 83,8%

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin superou o indicador meta da pesquisa (80%), alcançando 81,4% de aceitação nas comunidades onde atua. O indicador contempla a média dos resultados das operações no Paraná (12 municípios), Santa Catarina (9 municípios), Angatuba (5 municípios), Rio Negro (PR), Paranaguá (PR) e Goiana (PE). 
O indicador da pesquisa corresponde à média de oito dimensões: percepção de impactos, desenvolvimento econômico, preservação ambiental, geração de emprego, comprometimento, imagem, estímulo social e aos negócios. 


 

GRI-203-1

Investimento social privado (R$ milhões)

 

Em 2023, totalizaram-se R$ 33,28 milhões de investimento social privado, sendo R$ 8,28 milhões de investimentos com recursos incentivados e 25 milhões em doações não incentivadas. As três maiores Doações Não Incentivadas de 2023 foram destinadas para Cidadania e Cultura, representando 20,8% do valor total destinado às doações não incentivadas no ano.


Percentual de distribuição de recursos financeiros por tema (R$ milhões)

  2023 2022 2021 2020
Investimentos totais 367,99 306,76 108,33 5174
Ambientais 274,76 190,71 102,96 452,44
Sociais 33,28 52,19 66,99 41,62
PDI 59,95 63,86 41,34 26,22

 

Investimentos ambientais (R$)

  2023 2022 2021 2020
Investimentos 199.578.964,44 175.863.554,63 91.098.231 433.612.653,1
Despesas operacionais 75.180.523,63 14.846.255,19 11.863.670 18.827.727
Total (investimentos + despesas operacionais) 274.759.488,07 190.709.809,82 102.961.901 452.440.380,1
Despesas de tratamento e destinação de resíduos 65.720.761,36 1.083.945,82 - 42.107.589,43
Savings, redução de custos, incentivos etc 50.988.717,56 62.817.504,31 47.919.292 26.830.898
Denominador (% de cobertura) – volume de produção 100 100 100 100

Iniciativas prioritárias associadas a estratégia de investimento social privado

Projeto/Programa Descrição Benefício social gerado KPI 2023
Programa de Apoio à Gestão Pública (Planos Plurianuais-PPAs) O Programa de Apoio à Gestão Pública estimula o desenvolvimento socioeconômico regional, apoia a modernização e qualificação das gestões públicas municipais por meio da utilização do planejamento como ferramenta de gestão. Com isso, os municípios que têm operações da Klabin, sejam florestais ou fabris, podem aplicar com mais eficiência os recursos públicos. Por outro lado, a Companhia registra a diminuição das demandas assistencialistas e não estruturantes.  Com o intuito de fomentar a gestão pública participativa, a Klabin promove o Programa de Apoio à Gestão Pública junto a 14 municípios prioritários, com capacitações e consultorias para aprimoramento de seus planejamentos e aplicação dos recursos públicos, como os provenientes de impostos pagos pela Companhia, por exemplo. 
Em 2023, esses municípios tiveram seus Planos Plurianuais monitorados pela gestão pública com o apoio de consultoria especializada oferecida pela Klabin, além da avaliação da efetividade de implementação das ações. 
Diminuição das demandas assistencialistas e não estruturantes. 
Índices de progresso social - IPS Os indicadores gerados pelo IPS servem para avaliação dos programas sociais desenvolvidos pela Klabin nos territórios do Paraná e de Santa Catarina. A Companhia possui programas sociais nas áreas de planejamento, educação, agricultura familiar e resíduos sólidos, e o IPS auxilia a mensurar o valor que cada uma dessas iniciativas entrega para as comunidades. 

A partir do IPS, pode-se configurar uma melhor organização territorial e propiciar ao poder público a aplicação programada de recursos em curto, médio e longo prazo, sempre alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O site Território 2030, onde estão disponíveis indicadores que compõem o Índice de Progresso Social (IPS) dos territórios dos Campos Gerais, no Paraná, e do Planalto Serrano, em Santa Catarina, regiões de atuação da Klabin, foi atualizado com dados até 2022. São 56 indicadores em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos de Bem-estar e Oportunidades, de 12 municípios do Paraná e 15 de Santa Catarina. Em 2024, será feita nova atualização com informações de 2023 e inserido o IPS de Goiana (PE). 

Possibilidade de mensurar resultados dos Projetos Sociais da Klabin nos territórios em que atua e observar o impacto positivo dos projetos na evolução dos indicadores do IPS. Além disso, fornece diretrizes para melhor orientação dos investimentos socioambientais da Companhia, além da projeção e retorno de imagem da Klabin perante à comunidade e investidores.
Matas sociais O Matas Sociais é a concretização do que prevê a Política de Sustentabilidade Klabin: apoiar o desenvolvimento das comunidades onde a Companhia possui operações. Realizado em 11 municípios do Paraná e cinco de Santa Catarina, o Matas Sociais auxilia pequenos e médios produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação à legislação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. 
O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis promoveu pesquisa de avaliação com produtores rurais beneficiados pela iniciativa de agricultura familiar que a Klabin desenvolve desde 2015, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Sebrae. 70% dos entrevistados percebem a melhoria na saúde como um dos benefícios da produção agroecológica ou orgânica. 
57,3% dos produtores rurais registraram aumento na renda após a parceria com o programa.
Desde o início do programa, há oito anos, até 2023, 850 propriedades rurais foram atendidos e mais de 377 mil mudas nativas foram doadas. 
O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis promoveu pesquisa de avaliação com produtores rurais beneficiados pela iniciativa de agricultura familiar que a Klabin desenvolve desde 2015, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Sebrae. 70% dos entrevistados percebem a melhoria na saúde como um dos benefícios da produção agroecológica ou orgânica. 
57,3% dos produtores rurais registraram aumento na renda após a parceria com o programa.
Programas de resíduos sólidos O Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, desenvolvido com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi desde 2012, tem promovido diversas ações de apoio à coleta seletiva em sete municípios da região dos Campos Gerais, no Paraná.  O Programa de Resíduos Sólidos tem foco na coleta seletiva com a inclusão social das cooperativas de profissionais da reciclagem e no engajamento comunitário para estimular o descarte correto e a destinação ambiental adequada dos resíduos. É conduzido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi em sete municípios do Paraná (Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Telêmaco Borba, Tibagi e Sapopema), com o apoio da Ambipar Enviroment, que atua com consultoria especializada na estruturação das cooperativas e na articulação de parcerias entre esses grupos, o poder público e a sociedade. 
Desde que foi implantado, em 2021, o programa já contribuiu para um incremento de cerca de 84% na renda dos agentes de reciclagem. Em 2023, as cooperativas de Telêmaco Borba passaram a processar o vidro, material até então não comercializado na região. A cooperativa RECICLATB se transformou em Franquia Social.

Mais de 3.180 toneladas de resíduos foram recuperadas nas instituições de reciclagem em 2023. O número é 13% maior comparado ao registrado em 2022. 
Mais de 1.700 pessoas foram envolvidas em ações de educação ambiental.

O compromisso com o desenvolvimento local faz parte da essência da Klabin e está registrado na sua Política de Sustentabilidade. Na prática, o trabalho com as comunidades é executado a partir do engajamento delas por meio de uma agenda econômica, ambiental e social, construída com a participação dos diversos públicos de interesse. 

As ações de responsabilidade social e de relações com a comunidade contemplam projetos de educação e capacitação para o mercado de trabalho, agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos regional, além de um programa de apoio ao planejamento da gestão pública. Todos os impactos operacionais de indústrias e operações florestais são identificados, mitigados ou diminuídos, permitindo a operação dentro dos mais elevados padrões de sustentabilidade. Os impactos negativos também estão mapeados e podem ser consultados em Iniciativas de Engajamento. 

  • As seguintes políticas e documentos internos orientam a Companhia nesse tema: 
  • Política de Sustentabilidade Klabin, 
  • Visão de Sustentabilidade da Klabin, 
  • Política de Engajamento com Stakeholders
  • Política de Capital Reputacional, 
  • Código de Conduta, 
  • Manual Anticorrupção, 
  • Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade, 
  • Manual e Procedimentos da área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, 
  • Propósito Florestal, 
  • Plano de Ação Socioambiental, 
  • Plano de Engajamento de Stakeholders
  • Políticas regulamentadoras como legislação ambiental, certificações e padrões de bancos investidores (Veja mais em Certificações e Meio Ambiente), 
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda Klabin 2030 (KODS). 

Investimento Social Privado

Por meio da Plataforma de Investimento Social Privado, a Klabin direciona investimentos para quatro linhas de atuação, divididas em dois eixos: Território (Klabin pelo Desenvolvimento Local e Klabin Ambiental) e Pessoas (Klabin Educação e  Klabin Cultural). 

  • Desenvolvimento, Cidadania e Cultura, Educação e Meio Ambiente.

    Os editais abertos podem ser consultados no site Prosas.


Objetivos e metas 2023

Objetivos Meta 2023 Análise do resultado 2023
Acompanhar indicador de percepção do comprometimento da Klabin com as comunidades Manter em 80% a percepção de comprometimento da Klabin nos municípios onde atuamos. (Municípios no PR - Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Curiúva, Rio Branco do Ivaí, Ventania, Sapopema, Congonhinhas, Cândido de Abreu e São Jerônimo da Serra. Paranaguá e Rio Negro. Municípios em SC - Bocaina do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino e Urupema. Angatuba SP e Goiana PE) em relação ao conjunto de indicadores que mensura questões de Percepção de Impactos, Desenvolvimento Econômico, Conservação Ambiental, Emprego, Comprometimento, Social, Estímulo aos Negócios e Imagem.

Atingimos 81,4% de média do indicador de aceitação das comunidades nos municípios onde atuamos.

O indicador contempla a média dos resultados de nossas operações no Paraná (12 municípios), Santa Catarina (9 municípios), Angatuba (5 municípios), Rio Negro, Paranaguá e Goiana. Alcançado em 2023 resultado superior a 80% de aprovação em todos as localidades, (atendendo a meta KODS).

Plano de Engajamento com Stakeholders

 

O Plano de Engajamento com Stakeholders da Klabin estabelece um procedimento interno de orientação para os processos de identificação, classificação, ações e comunicação com stakeholders aplicáveis às operações e negócios próprios e de fornecedores críticos. Até 2024, o documento foi aprovado pela Diretoria Executiva. 

De forma resumida, temos os seguintes itens abordados no procedimento:  

  1. Identificação e classificação de partes interessadas:  De acordo com a Política de Engajamento com Stakeholders, as partes interessadas da Klabin são agrupadas nas seguintes categorias: investidores, acionistas e instituições financeiras; colaboradores diretos e indiretos; clientes; fornecedores; governo; instituições de ensino e pesquisa; imprensa; sindicatos; entidades de classe; associações do setor e comunidades vizinhas (ver tabela abaixo).  
     
  2. Grupos vulneráveis identificados a partir de cada categoria:  A Klabin identifica a presença de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e faxinalenses) localizadas num raio de influência de 10 km das áreas de manejo florestal e estabelece medidas para assegurar a proteção dos seus direitos. Esse processo tem como premissas o Consentimento Livre Prévio e Informado (CLPI), que garante transparência na relação com as comunidades e respeito às suas decisões, e a recusa pela Companhia de atuar em áreas prospectadas que sejam limítrofes com as comunidades ou que gerem impactos nos seus modos de vida.  Para mais informações, acesse Direitos Humanos.  
     
  3. Matriz de Partes Interessadas:  
Públicos Estratégicos Interesse Área Responsável
Acionistas/sócios, Investidores e Instituições financeiras Lucratividade sustentada; Preservação do patrimônio; Boa governança; Boa imagem; Transparência; Práticas Sustentáveis; Confiabilidade; e Rentabilidade Relações com investidores/Financeiro
Clientes Qualidade; Confiabilidade no fornecimento (prazo e volume); Condições comerciais; Preço competitivo; Flexibilidade; Transparência; e Práticas Sustentáveis Comercial
Fornecedores Benefícios mútuos; Sustentabilidade do negócio; Bom relacionamento; e Comportamento ético Suprimentos
Colaboradores diretos e indiretos Estabilidade; Remuneração justa; Segurança; Bom ambiente de trabalho; Benefícios; Desenvolvimento de competências; Recompensa e reconhecimento; e Transparência Gente e Gestão
Suprimentos
Comunidades Transparência; Boa vizinhança; Geração de empregos e renda; Controle de impactos adversos; Investimentos nas comunidades; Práticas Sustentáveis; e Comportamento ético Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade
Comunicação
Relações Institucionais
Operações Florestais
Responsabilidade Ambiental
Sindicatos Estabilidade; Remuneração justa; Segurança; Qualificação profissional; Benefícios; Informação; Transparência; Práticas Sustentáveis; e Atendimento às legislações específicas Gente e Gestão
Entidades de classe e associações do setor Transparência; Informações; e Práticas Sustentáveis Gente e Gestão
Jurídico
Financeiro
Responsabilidade Ambiental
Governo Cumprimento dos requisitos legais e regulamentares; Geração de emprego e renda; Receita tributária; Transparência; Investimentos; e Práticas Sustentáveis Gente e Gestão
Jurídico
Financeiro
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade
Comunicação
Relações Institucionais
Imprensa Informações; Relação comercial (anúncios, projetos); e Práticas sustentáveis Comunicação
Instituições de Ensino e Pesquisa Parcerias; Informações; Estágios; e Intercâmbio científico/tecnológico Tecnologia e Inovação
Operações Florestais
Operações Industriais
Responsabilidade Ambiental
Gente e Gestão
Jurídico
Comunicação
Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade
Organizações não governamentais Transparência; Parcerias; Práticas Sustentáveis; Atendimento legislações específicas; Comportamento ético; e Controle de impactos adversos Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade
Comunicação
Relações Institucionais
Responsabilidade Ambiental
Biodiversidade Cumprimento dos requisitos legais e regulamentares; Transparência; Práticas Sustentáveis; Controle de impactos adversos; Proteção e conservação; e Restauração Operação florestal
Parque Ecológico
Responsabilidade Ambiental Florestal

 

Estratégia de engajamento com stakeholders locais 

ABORDAGEM DE MITIGAÇÃO: 

  • Diálogo e monitoramento operacional: Este canal estabelece um meio de comunicação direta e contínua com as comunidades circunvizinhas. Ele visa fornecer informações antecipadas sobre as operações planejadas pela empresa, permitindo que essas partes interessadas identifiquem, discutam e avaliem tanto os impactos benéficos quanto adversos dessas atividades. Além disso, possibilita a proposição de medidas para prevenir, reduzir ou mitigar esses impactos adversos.  
  • Comitê de monitoramento antrópico:  Composto por secretários municipais, representantes das secretarias de assistência social, saúde e educação dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, e outras instituições representativas, com o objetivo de monitorar as áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança Pública. Com periodicidade trimestral, é um canal direto e contínuo de comunicação entre a empresa e as autoridades locais. O comitê possibilita uma avaliação contínua dos temas relevantes, identificação de novos líderes e atualização sobre o progresso das obras, entre outros aspectos. 
  • Klabin na comunidade: Realizados em ambientes urbanos e rurais, os eventos permitem ampliar o conhecimento da população sobre as operações florestais e fabris, bem como da atuação social da empresa. 
  • Plano básico ambiental indígena (PBAI): O Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI) foi elaborado a partir de um processo participativo de consulta que envolveu a empresa, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades indígenas. Além de obras de infraestrutura nas comunidades indígenas, o PBAI também prevê ações relacionadas ao meio ambiente, geração de renda, valorização da cultura Kaingang e de incentivo à educação.  
  • Ações mitigatórias: A Klabin trabalha para evitar ou reduzir os impactos negativos de suas operações florestais e industriais, como poeira, comportamento inseguro de motoristas, más condições das estradas, odor e ruído das fábricas, entre outros.   

Uma das principais questões levantadas pelas comunidades é a poeira gerada pelo tráfego de caminhões nos municípios onde há operação florestal. O impacto é monitorado pelo índice de reclamações de poeira por quilômetro rodado em comunidades (total de reclamações recebidas dividido pelo total de quilômetros rodados nas comunidades durante o ano).  

Mesmo com o avanço nos resultados, a Companhia é desafiada pelo crescimento de suas operações, o que amplia também o número de municípios e de comunidades impactadas por sua atuação.  São exemplos de medidas de mitigação:  

  • umidificação das vias; 
  • revestimento com aplicações sucessivas de agregado e ligante betuminoso; 
  • análise prévia para otimização de rotas de transporte com desvio de comunidades; 
  • asfaltamentos pontuais; 
  • instalação de aspersores individuais em propriedades isoladas. 

Disponibilidade de Canais de Comunicação para comunidades locais

Os canais de comunicação são fundamentais para estabelecer e manter conexões significativas com as partes interessadas.  

1.Canais de Comunicação Interna:       

Nome do Canal Minha Klabin Newsletter Plantão Klabin Klabin Informa. Mural Klabin. Campanhas TV Klabin
Formato Eletrônico Eletrônico Eletrônico Eletrônico Impresso Sob demanda Eletrônico
Público

Colaboradores Próprios 

 

Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail Colaboradores e Contratados com acesso a e-mail* Colaboradores e Contratados   Sob demanda Colaboradores e Contratados 
Onde circula  Todas Unidades  Todas Unidades  Todas Unidades  Todas Unidades  Todas Unidades  Todas Unidades  Todas Unidades 
Tipo de Com.  Informações Institucional e Administrativa  Institucional e Administrativa Institucional e Administrativa em caráter de urgência e relevância  Institucional e Administrativa em caráter de relevância Informações Institucional e Administrativa  Sob demanda Informações Institucional e Administrativa do negócio e de diversas áreas da região 
Formas de Com. Jornalística e Publicitária  Jornalística e Publicitária  Jornalística Jornalística Jornalística e Publicitária Publicitária  Jornalística e Publicitária  
Periodicidade   Sob demanda Semanal  Sob demanda Sob demanda Sob demanda Sob demanda Sob demanda   
Responsáveis  Área de Comunicação da Unidade  Área de Comunicação da Unidade/ Corporativo  Área de Comunicação da Unidade/ Corporativo  Área de Comunicação da Unidade/ Corporativo  Área de Comunicação da Unidade  Área de Comunicação da Unidade/ Corporativo  Área de Comunicação da Unidade/ Corporativo

 

2.Canais de Comunicação Externa:       

  • Relacionamento com imprensa 
  • Redes sociais e sites institucionais Klabin 
  • Evento Klabin na comunidade: A ação ocorre nos municípios que a Companhia tem operação industrial e florestal e mostra o trabalho realizado pela Klabin – desde o plantio de florestas até o produto final – além dos programas sociais implementados na cidade. 
  • Revista e plataforma Klabin na comunidade: tem o objetivo de divulgar os programas socioambientais da Klabin conduzidos em parceria com o poder público, escolas, ONG, empresas e pessoas; 
  • Minuto Klabin: programa quinzenal nas ondas de rádio das principais emissoras dos territórios do Paraná e de Santa Catarina sobre o trabalho executado pela Companhia, as novidades/inovações, a atuação em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental da Klabin;                                                                                       

Mecanismos de Ouvidoria, queixas e reclamações disponíveis para as comunidades:  

Canal de Integridade e Ouvidoria Klabin

É um recurso exclusivo e confidencial, destinado ao registro, de forma anônima ou identificada, de denúncias ou suspeitas de condutas que violem os princípios éticos e padrões de conduta da Klabin e/ou legislações vigentes. Acesse aqui.

Fale com a Klabin - Klabin Demandas Sociais (KDS)

 o Fale com Klabin disponibiliza os seguintes canais de comunicação para o recebimento de demandas do público externo, tais como, solicitações, reclamações, sugestões, dúvidas, elogios e críticas relacionadas às atividades operacionais de Empresa: 

  • E-mail: faleklabinpr@klabin.com.br    
  • Linhas telefônicas 0800-728 0607 (Paraná e São Paulo) e 0800 721 0228 (Santa Catarina) 
  • Site Klabin - Fale conosco - https://klabin.com.br/fale-conosco   

 

 

Abordagem de Adaptação

Descrição dos aspectos associados a gestão do Relacionamento com Comunidades Locais 

Realização de avaliação de impacto das partes interessadas locais ou da comunidade: Prevista em procedimento interno, a etapa pré-operacional prevê uma visita inicial na localidade que irá receber uma operação, para levantamento das condições atuais, necessidade de adequações, possíveis impactos envolvidos e formas de mitigação, incluindo o processo de diálogo com a comunidade. 

Capacitação das partes interessadas locais para garantir que possam se comunicar com a empresa: Há diálogos pré-operacionais (porta-a-porta ou reunião comunitária) onde são apresentadas as informações operacionais da Klabin, como volume de madeira, período da operação, transporte e segurança da comunidade. Em todas as agendas são apresentados os impactos que a operação poderá gerar para a comunidade (poeira, velocidade e fluxo dos veículos pesados – principalmente transporte de madeira, etc.), além de divuklgação de canais de comunicação, informações à respeito da operação florestal e esclarecimento de dúvidas. Especificamente para comunidades tradicionais, a Companhia tem como procedimento previsto aplicar o CLPI (Consentimento Livre, Prévio e Informado) utilizando e respeitando os métodos próprios de consulta da comunidade em caso de operações em áreas de até 10km dessas comunidades. Reforçamos a recusa pela Companhia de atuar em áreas que sejam limítrofes com as comunidades ou que gerem impactos nos seus modos de vida.    

Pesquisas/revisões regulares de percepções das partes interessadas locais sobre a estratégia de engajamento: A Pesquisa de Aceitação das Comunidades, realizada anualmente, corresponde à média de oito dimensões: percepção de impactos, desenvolvimento econômico, preservação ambiental, geração de emprego, comprometimento, imagem, estímulo social e aos negócios. O Índice de aceitação  é uma meta compartilhada por todos os colaboradores e executivos da Klabin. Para mais informações, acesse Desenvolvimento Local e Impacto nas Comunidades.  

Há dois anos consecutivos, a Klabin supera o indicador meta da pesquisa (80%), tendo alcançado, em 2023, 81,4% de aceitação nas comunidades onde atua. O indicador contempla a média dos resultados das operações no Paraná (12 municípios), em Santa Catarina (9 municípios), na região de Angatuba, interior de São Paulo (5 municípios), em Rio Negro (PR), em Paranaguá (PR) e em Goiana (PE).  

Reunião com partes interessadas locais para identificar preocupações emergentes: Além dos Comitês de Monitoramento Antrópico, a Companhia também conduz Reuniões pré-operacionais Florestal: são apresentadas as informações operacionais da Klabin, como volume de madeira, período da operação, transporte e segurança da comunidade. Em todas as agendas é apresentado os impactos que a operação poderá gerar para a comunidade (poeira, velocidade e fluxo dos veículos pesados – principalmente transporte de madeira, etc.) 

Rastreamento e tratamento de reclamações: Todas as demandas recebidas pelos meios de comunicação disponibilizados pela Companhia são registrados na plataforma KDS (klabin Demandas Sociais) e/ou Canal de Ouvidoria, de acordo com a natureza da manifestação, seguindo o fluxo de tratativa para cada demanda.  

Programas de envolvimento das partes interessadas são aplicados em todas as operações locais: Todas as operações seguem o protocolo mínimo de mapeamento de impactos locais, disponibilização de canais de comunicação para a comunidade, além de registros organizados das demandas recebidas por esses canais e públicos de interesse. Além disso, para as localidades com operações prioritárias, há uma meta vinculada de gestão participativa incentivada dentro dos KODS 2030.  

Atualizado e verificado em: 04/07/2024